Coronavírus: De onde veio e o que é COVID-19?
Você com certeza tem ouvido muita coisa sobre o assunto, mas será que realmente sabe o que é o Coronavírus?
Continue a leitura para saber mais sobre este vírus, sua história e suas principais características.
O que é o Coronavírus?
O Coronavírus é, na verdade, uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O primeiro componente desta família foi isolado ainda em 1937, e descrito bem mais tarde, em 1965.
Você talvez não saiba, mas é bem provável que já tenha tido contato com um vírus desta família antes. Infecções com Coronavírus são comuns, especialmente durante a infância.
Quando infectam humanos, esses vírus causam desde resfriados comuns a doenças mais severas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é o caso do mais novo vírus desta família, o COVID-19.
Quais são os tipos de Coronavírus?
A evolução da doença dependerá justamente de qual vírus é o responsável por ela. Veja abaixo os principais tipos de corona vírus já descritos.
- Alpha coronavírus 229E e NL63
- Beta coronavírus OC43 e HKU1
- SARS-CoV: causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS
- MERS-CoV: causa a Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS
- SARS-CoV-2: novo tipo de vírus da família Coronavírus, popularmente conhecido como COVID-19, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019
O que é o Novo Coronavírus?
Agora que você já sabe o que é o Coronavírus, vamos falar sobre o último agente descoberto desta família. O COVID-19 foi descoberto pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, em dezembro de 2019.
COVID-19 foi o nome atribuído pela Organização Mundial da Saúde a doença provocada pelo vírus SARS-COV-2.
O quadro, que lembra muito um simples resfriado, pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Grave, tornando-se perigoso para pessoas com idade avançada.
Período de incubação
Período de incubação é o tempo que decorre entre a infecção viral e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. No caso do coronavírus, este período varia entre 2 e 14 dias.
Período de Transmissibilidade
Geralmente o período de transmissibilidade se restringe ao tempo de manifestação sintomática. No entanto, no caso dos vírus desta família, este tempo ainda é pouco compreendido. Ao que tudo indica, a transmissão ocorre mesmo durante o período de incubação viral.
Modo de Transmissão
Uma das maiores preocupações em relação ao Coronavírus, em especial ao COVID-19, é a respeito de sua alta transmissibilidade.
O vírus é muito contagioso e pode ser transmitido por contato próximo de pessoa para pessoa. Um aperto de mão e um abraço, por exemplo, já são suficientes. Tocar superfícies contaminadas também oferece risco.
COVID-19 é uma doença grave?
Muitas pessoas infectadas sequer apresentam sintomas, enquanto outras acabam falecendo por causa da doença.
A verdade é que cerca de 80% dos infectados, com ou sem sintomas, tendem a desenvolver quadros brandos e se recuperam mesmo na ausência de tratamento. Geralmente, para esses casos, o tempo de recuperação é similar ao de uma gripe comum.
Alguns pacientes evoluem para pneumonia, o que pode complicar um pouco a recuperação, mas mediante tratamento adequado, também não gera grandes problemas.
O grupo de maior risco são pessoas acima dos 60 anos de idade e indivíduos portadores de doenças crônicas, que tendem a evoluir para Doença Respiratória Grave.
A doença permanece em estudo e por isso é ainda misteriosa para comunidade científica, gerando grande temor e preocupação.
Evitar o contágio é ainda a melhor forma de conter o problema. Siga as orientações do Ministério da Saúde e cuide de sua saúde e da saúde de sua família.
Clique aqui e agende uma Teleconsulta agora!
Gostei do esclarecimentos sobre este vírus maldito Covid-19
Boa tarde obrigado.prla explicação ????
Ótima matéria, abordando um assunto sério com uma vocabulário simples fácil de entender
Claudecir, muito obrigado pelo comentário, caso precise de uma orientação ou atendimento medico, procure um no BoaConsulta.
Alberto, ficamos muito felizes em ajudar.
Simiao, ficamos muito felizes em ajuda-lo.
Caso o Sr. tenha mais dúvidas, também pode conferir a nossa central de dúvida sobre o COVID-19.