Você com certeza tem ouvido muita coisa sobre o assunto, mas será que realmente sabe o que é o Coronavírus?

Continue a leitura para saber mais sobre este vírus, sua história e suas principais características. 

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é, na verdade, uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O primeiro componente desta família foi isolado ainda em 1937, e descrito bem mais tarde, em 1965. 

Você talvez não saiba, mas é bem provável que já tenha tido contato com um vírus desta família antes. Infecções com Coronavírus são comuns, especialmente durante a infância. 

Quando infectam humanos, esses vírus causam desde resfriados comuns a doenças mais severas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é o caso do mais novo vírus desta família, o COVID-19. 

Quais são os tipos de Coronavírus?

A evolução da doença dependerá justamente de qual vírus é o responsável por ela. Veja abaixo os principais tipos de corona vírus já descritos. 

  • Alpha coronavírus 229E e NL63
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV: causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS
  • MERS-CoV: causa a Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS
  • SARS-CoV-2: novo tipo de vírus da família Coronavírus, popularmente conhecido como COVID-19, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019

O que é o Novo Coronavírus?

Agora que você já sabe o que é o Coronavírus, vamos falar sobre o último agente descoberto desta família. O COVID-19 foi descoberto pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, em dezembro de 2019. 

COVID-19 foi o nome atribuído pela Organização Mundial da Saúde a doença provocada pelo vírus SARS-COV-2. 

O quadro, que lembra muito um simples resfriado, pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Grave, tornando-se perigoso para pessoas com idade avançada.

Período de incubação

Período de incubação é o tempo que decorre entre a infecção viral e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. No caso do coronavírus, este período varia entre 2 e 14 dias. 

Período de Transmissibilidade

Geralmente o período de transmissibilidade se restringe ao tempo de manifestação sintomática. No entanto, no caso dos vírus desta família, este tempo ainda é pouco compreendido. Ao que tudo indica, a transmissão ocorre mesmo durante o período de incubação viral. 

Modo de Transmissão

Uma das maiores preocupações em relação ao Coronavírus, em especial ao COVID-19, é a respeito de sua alta transmissibilidade. 

O vírus é muito contagioso e pode ser transmitido por contato próximo de pessoa para pessoa. Um aperto de mão e um abraço, por exemplo, já são suficientes. Tocar superfícies contaminadas também oferece risco.  

COVID-19 é uma doença grave?

Muitas pessoas infectadas sequer apresentam sintomas, enquanto outras acabam falecendo por causa da doença. 

A verdade é que cerca de 80% dos infectados, com ou sem sintomas, tendem a desenvolver quadros brandos e se recuperam mesmo na ausência de tratamento. Geralmente, para esses casos, o tempo de recuperação é similar ao de uma gripe comum. 

Alguns pacientes evoluem para pneumonia, o que pode complicar um pouco a recuperação, mas mediante tratamento adequado, também não gera grandes problemas. 

O grupo de maior risco são pessoas acima dos 60 anos de idade e indivíduos portadores de doenças crônicas, que tendem a evoluir para Doença Respiratória Grave. 

A doença permanece em estudo e por isso é ainda misteriosa para comunidade científica, gerando grande temor e preocupação. 

Evitar o contágio é ainda a melhor forma de conter o problema. Siga as orientações do Ministério da Saúde e cuide de sua saúde e da saúde de sua família. 

Clique aqui e receba novidades sobre Telemedicina e Teleatendimento

Escreva um comentário

Share This