O que fazer para controlar a Ansiedade: 10 Dicas para diminuir as crises e controlar os pensamentos negativos

Com o estresse do dia a dia e a situação atual, é mais que natural procurar por o que fazer para controlar a ansiedade. Na verdade, os casos de crises cresceram muito nos últimos anos, em especial nos mais jovens. Ainda assim, é bom ressaltar que este é um distúrbio psicológico que pode atingir qualquer pessoa. Assim, dúvidas sobre como diminuí-lo ou controlá-lo são bastante comuns.

A boa notícia é que há formas naturais e sem remédios de melhorar sua qualidade de vida. De simples exercícios a consultas com especialistas, diversas são as maneiras de diminuir seu nervosismo e evitar os pensamentos negativos. Assim, de forma alguma você pode se acomodar a essa situação. Busque ajuda, descubra o que funciona em seu caso e veja sua vida mudar completamente.

Para te ajudar nessa jornada, abaixo você poderá conferir o que fazer para controlar a ansiedade. São 10 dicas simples, de coisas que você pode fazer diariamente, com pouco ou nenhum investimento, e muitas vezes em sua própria casa. Por isso, foco na positividade e na melhora de seu quadro!

10 Dicas do que fazer para controlar a ansiedade

Em primeiro lugar, não se preocupe, porque há formas de melhorar seus sentimentos. Para isso, é preciso foco no que fazer para controlar a ansiedade, tirando do papel  todos os passos abaixo. Essa é uma situação desconfortável, mas que pode e vai passar se você fizer algumas mudanças em sua rotina. Por isso, se você está preparado para se livrar desses pensamentos ruins, siga as dicas abaixo!

Aprenda a meditar

A técnica da meditação é uma ótima escolha para quem quer amenizar os sintomas de ansiedade, é o que confirma o próprio SUS — Sistema Único de Saúde.. Aqui, não é preciso se tornar nenhum monge budista, nem se dedicar a horas e horas ao silêncio total. O foco dessa prática é apenas se centrar no positivo, buscando um maior domínio sobre seu pensamentos e, principalmente, como eles te atingem.

mulher meditando para controlar sua ansiedade
A meditação é uma das melhores formas de focar no presente e evitar pensamentos ruins.

Para isso, você pode começar aos poucos, com 10 a 15 minutos de meditação por dia, podendo ser logo ao acordar ou antes de dormir. Durante esse período, procure esvaziar sua mente, ou se concentrar apenas em boas energias. Outro atividade legal é agradecer pelas coisas boas que passou ao longo do dia. Em pouco tempo, passará a perceber que muitos fatos benéficos acontecem, te auxiliando a substituir os pensamentos ruins pelos bons.

Pratique exercícios físicos

Quer saber o que fazer para controlar a ansiedade? Invista em exercícios físicos diariamente, já que eles te auxiliam em dois aspectos. Primeiramente, eles te distraem, fazendo com que você, obrigatoriamente, viva o presente, uma etapa importante para reverter esse quadro. Além disso, eles liberam hormônios que te ajudam nessa melhora, apresentando também um componente químico e mais palpável.

duas mulheres fazendo exercícios físicos com peso para melhorar a saúde mental
Exercícios físicos ao menos três vezes por semana trazem inúmeros benefícios à saúde física e mental.

Novamente, há diversas formas de realizar esses exercícios, não sendo preciso fazer algo que foge de seu gosto. Não gosta de academia? Pode fazer uma caminhada, de preferência em um local com natureza próxima. Não é esse seu interesse? Que tal uma aula de dança ou arte marcial? Está sem tempo para essas atividades? Sem problemas, por meio da internet é simples encontrar aulas rápidas e gratuitas para se exercitar em casa, além de ótimos aplicativos de saúde e bem-estar.

Treine sua respiração

Pode parecer simples e até bobo, mas a respiração é uma etapa vital da superação, em especial nos momentos de crise. Na prática, técnicas como essa podem ajudar muito, sendo indicadas para quem busca o que fazer para controlar a ansiedade. E não imagine que essas sejam atividades complexos ou monótonos, muito pelo contrário.

mulher controlando a respiração para lidar com crises de ansiedade
Ao controlar sua respiração, você consegue se distrair.

Em geral, você pode exercitar a forma como respira em qualquer local e como quiser. No sofá, enquanto assiste ao seu programa favorito ou na cama, antes de dormir, é fácil praticar a respiração todos os dias. Além de melhorar todo seu organismo, ela é excelente para te trazer ao momento presente, focar em algo fora do medo e conter a afobação e o desespero.

Distraia-se quando preciso

Em diversos pontos das dicas acima foi citado o tal do momento presente, o que representa esquecer do futuro e suas imprevisibilidades. Com este fim, você pode apenas tentar afastar os pensamentos ruins por meio de uma distração, a qual pode ser praticamente qualquer coisa.

pessoa relaxando e assistindo netflix na televisão para relaxar a mente
Assistir um filme, ouvir músicas ou jogar videogame são ótimas formas de se distrair.

Está em casa e os pensamentos ruins não te largam? Não seja refém destes! Vá assistir a um filme, ouvir uma música ou jogar videogame. De preferência procure por atividades que te tragam felicidade e te relaxem ao mesmo tempo. Pensando nisso, é bom evitar as redes sociais, que podem, mesmo que inconscientemente, trazer mais pressão e pensamentos negativos.

Invista na socialização

Uma grande tendência recorrente em casos de crises é a busca por um ambiente fechado e solitário. Se for o que precisa, não há problema algum em se abster um pouco do contato com outras pessoas. Ainda assim, o que se vê na prática é que a socialização é extremamente benéfica para sair dessa situação.

três amigos rindo nas ruas de uma cidade, socializando para controlar a ansiedade
Amigos e familiares são sempre uma ótima escolha para socializar.

Por isso, não tenha medo de se expor e tente se encontrar com amigos e familiares. Se quiser, pode evitar falar de seus anseios, utilizando essa reunião como outra fonte de distração. Muitas vezes, sair de sua zona de conforto pode ser positivo, sendo uma das melhore coisas a se fazer para controlar a ansiedade, nem que seja apenas para dar boas risadas.

Revise sua rotina

Embora muita gente não saiba, organizar sua rotina é uma excelente prática para lutar contra a ansiedade. A explicação disso é bastante simples, já que uma rotina bem planejada te deixa mais tranquilo. Com isso, não há muito com o que se preocupar, especialmente sobre o futuro. Se você já sabe tudo o que deve fazer, afinal, é fácil imaginar que tudo ocorrerá corretamente.

pessoa organizando sua rotina ao escrever suas atividades em um caderno
Organizar sua rotina da semana é interessante para manter o controle.

Para utilizar bem essa dica, basta fazer um cronograma de seu dia, suas tarefas e compromissos. É possível realizar a atividade tanto no meio físico quanto no digital, cabendo a você investir no que mais lhe agradar. O mais legal é que, além de te ajudar com os pensamentos negativos, essa é uma ótima maneira de conseguir cumprir tudo o que precisa sem qualquer medo ou desespero.

Controle seus pensamentos

Sem a menor dúvida, os grandes causadores da ansiedade são seus pensamentos, principalmente os negativos. Sabendo disso, não é complicado perceber que quanto mais dominá-los, menos sofrerá. Obviamente que é muito simples falar para dominar algo que você, a princípio, não tem o poder. A realidade, porém, é que sim, você tem esse poder.

mulher negra tentando controlar os pensamentos para evitar uma crise de ansiedade
Todos possuem pensamentos ruins, por isso é importante controlá-los.

Não que seja fácil, mas ao praticar a meditação e o agradecimento mencionados acima, você pode passar a ver o lado positivo da vida. Com isso, estará a um passo de visualizar que ocorrem mais coisas boas do que ruins. Logo, na hora de procurar o que fazer para controlar a ansiedade, mantenha seu foco em sua própria mente. Com esse domínio, você poderá alterar muitos de seus instintos e ter uma qualidade de vida muito maior.

Priorize seu sono

Pode até ser que algumas das sugestões acima possam parecer complicadas para se colocar em prática. Por isso, uma que funciona perfeitamente e é muito boa de se fazer é priorizar seu sono. Para isso, basta relaxar, deitar-se na cama e dormir ao menos 8 horas por dia. Além de trazer ótimos benefícios ao corpo, o sono também auxilia muito sua mente. Este ponto está diretamente relacionado ao seu estresse, como você pode conferir em matéria do site do hospital Hcor, referência no país.

homem e mulher deitados abraçados na cama
Dormir com qualidade e pelo tempo certo ajuda muito no tratamento da ansiedade.

Assim, ao acordar você terá disposição e bom humor, dois dos principais ingredientes para alcançar pensamentos positivos. Para comprovar a teoria, é só pensar: como você se sente quando dorme mal? Pois é, dedicar um período correto para seu sono pode te ajudar muito mais do que apenas descansar.

Não se esqueça da autocompaixão

Se procurar em um dicionário, verá que autocompaixão se refere a tratar-se de maneira semelhante à que você trata os outros. Isso significa dar a você mesmo apoio, preocupação e gentileza, como se fosse com um amigo ou familiar. Por isso, não se cobre mais do que o necessário, não seja obsessivo com sua própria mente e seus pensamentos.

jardim com as palavras self love, ou autocompaixão, escritas na parede
Praticar a autocompaixão traz somente benefícios a quem o faz.

Todos têm dias ruins, todos têm dúvidas, todos têm pensamentos negativos. Dessa forma, não adianta se cobrar, tente se entender e se amar. E isso é imprescindível não somente para lidar com essa situação, mas para a vida em geral. Aliás, muitos dos pontos descritos aqui vão muito além do que fazer para controlar a ansiedade. São formas de compreender a si mesmo e se valorizar.

Busque por especialistas

Uma coisa que precisa ficar bem clara em sua mente é que você não precisa — e nem deve — passar por isso sozinho. Se não se sentir confortável ao se abrir com amigos e familiares, busque por especialistas no assunto. A terapia é uma ótima maneira de colocar esses sentimentos para fora e, ao mesmo tempo, se conhecer melhor. Para isso, basta procurar por um bom psicólogo que te auxilie nesse processo.

psicóloga ou psiquiatra mulher médica
Tanto psicólogos quanto psiquiatras são aconselhados para quem busca um tratamento profissional.

Se não for o suficiente, não há problema algum, as vezes é complicado iniciar essa recuperação mesmo. Nesse caso, pode ser necessário o auxílio de um médico psiquiatra, o qual poderá oferecer outros métodos de tratamento. Nesse momento, porém, busque por bons profissionais, que te ouçam, entendam sua situação e, somente então — e se necessário — indiquem algum remédio.

O que fazer para controlar a ansiedade e melhorar sua qualidade de vida?

Infelizmente, o transtorno de ansiedade é um distúrbio que afeta milhões de pessoas, não somente no Brasil, mas em todo mundo. Ainda assim, é válido saber que há sim o que fazer para controlar a ansiedade e ter uma melhor qualidade da vida. As dicas acima são uma prova disso, podendo ser utilizadas em conjunto e da maneira que melhor se encaixem em sua necessidade. Mas, se elas não te auxiliarem como o esperado, o mais indicado é buscar por um especialista.

Esse profissional é quem mais estará apto a de ajudar, independentemente dos sintomas que esteja sentindo. Mais do que isso, ele poderá trazer um novo olhar ao que está ocorrendo, com uma visão de fora e mais embasada. Nesse momento, portanto, não tente resolver todos seus problemas sozinho. Recorrer a outras pessoas faz parte do processo, e você sentirá em pouco meses os benefícios disso.

Precisa de ajuda para diagnosticar e tratar o transtorno de ansiedade? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores psicólogos especialistas em ansiedade, agende sua consulta online ou presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima