Mulher com dúvidas do que fazer ao suspeitar que esta com coronavírus.
|

O que Fazer Diante da Suspeita de Coronavírus?

A orientação do Ministério da Saúde é que, em caso de suspeita de coronavírus, você e seus familiares fiquem em casa em isolamento por 14 dias. Caso os sintomas apresentem alguma piora, deve-se procurar ajuda médica. 

É muito comum o surgimento de dúvidas sobre o Coronavírus, ainda mais em relação a um vírus capaz de acometer gravemente pacientes de todas as idades. Sendo assim, este post tem a função de orientar, como você deve proceder caso esteja com suspeita de Coronavírus.

O vírus COVID-19 é altamente transmissível, sendo capaz de infectar as pessoas através do ar, toque e compartilhamento de objetos. Sendo muito importante evitar aglomerações para que diminua a taxa contaminação.

Principalmente pela capacidade que o coronavírus tem de levar pacientes a óbito, torno seu contágio altamente perigoso.

Quais são os sintomas do Coronavírus

Os sintomas do (COVID-19) são:

Sintomas mais comuns:

  • Febre
  • tosse seca
  • cansaço

Sintomas menos comuns:

  • dores e desconfortos
  • dor de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves:

  • dificuldade de respirar ou falta de ar
  • dor ou pressão no peito
  • perda de fala ou movimento

Os sintomas a cima costumam aparecer cerca de 5 ou 6 dias após a contaminação, mas segundo os especialistas, o período de incubação do vírus pode chegar a 14 dias. Ressaltamos que neste período, mesmo sem o surgimento dos sintomas, o infectado também pode contaminar outros indivíduos.

O que fazer diante de sintomas leves

Os sintomas leves da doença lembram os de um simples resfriado. Sendo assim, seus cuidados também são similares: 

  • Fique de repouso 
  • Hidrate-se bem
  • Alimente-se de forma saudável 
  • Recorra a antitérmicos em caso de febre

De qualquer forma, mantenha-se em isolamento, use máscara e faça a higienização adequada das mãos e dos objetos em que tocar, não contribua para a transmissão viral. 
Se houver alguma dificuldade, utilize o disque saúde, 136, para entrar em contato com profissionais da área e receber as devidas orientações.

Acho que estou com Coronavírus, e agora? 

A suspeita de coronavírus se torna mais evidente quando, além dos sintomas da gripe, surgem febre alta, tosse seca e dificuldades para respirar. 

Diante disso, a primeira coisa a se fazer é ligar no número 136 e buscar orientações do Ministério da Saúde.  Ao ir até hospitais e pronto-socorros em um momento como este você estará se expondo e colocando outros doentes em risco. 

Mulher ligando para o atendimento de saúde.
Mulher ligando para o atendimento de saúde para receber orientações e atendimentos médicos.

Entrando em contato com as autoridades de saúde você receberá o atendimento necessário. Se houver necessidade, esses profissionais te orientarão a procurar um hospital e te instruirão sobre como resguardar a sua saúde e evitar a transmissão viral neste momento. 

A Telemedicina avançou rápido e se tornou uma outra maneira para avaliação dos sintomas, através da Teleconsulta é possível receber atendimento a distância para avaliação do sintomas e triagem.

Quando devo fazer o teste? 

Antes de tudo, para fazer o teste você precisará de um encaminhamento médico para tal. Ninguém pode simplesmente chegar no hospital, seja ele da rede pública ou privada, e pedir pelo exame. 

Não há um tratamento ideal para o coronavírus, por isso, individualmente falando, a testagem não faz tanta diferença. Todos que estiverem com suspeitas de coronavírus devem ficar em isolamento e a evolução da doença deve ser acompanhada de perto. 

O exame para comprovação da infecção contribui, no entanto, para um controle epidemiológico da doença. 

O teste utiliza uma técnica conhecida como RT-PCR, que estuda uma sequência genética viral. É utilizado um coquetel de reagentes em temperatura controlada para replicação de novas cópias desta sequência. Quando a amplificação acontece, o exame é tido como positivo. 

Enfermeiro realizando teste de coronavírus.
Enfermeiro realizando o teste RT-PCR para detectar o Coronavírus.

A Abbott Laboratories está lançando uma nova modalidade de teste que tenta otimizar o tempo do resultado. A ideia é que em cinco minutos possamos dizer se uma pessoa está ou não infectada. 

O teste é feito através de um cotonete, que após entrar em contato com o nariz ou garganta do paciente, mistura-se a uma solução capaz de quebrar o vírus, liberando o seu RNA. Essa solução é inserida a um sistema ID Now, que possui tecnologia para ampliar sequências do coronavírus, bem como no teste anterior.

A ideia é facilitar o processo diagnóstico da doença e, desta forma, cooperar para seu controle. 

Se você está com suspeita de coronavírus, permaneça em casa em isolamento, fique atento aos sintomas da doença, e se preciso, entre em contato com as autoridades de saúde através do número 136.

Você esta com suspeita de coronavírus? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos para consultas online!

Postagens similares

10 Comments

  1. Informações claras e precisas.
    Gostei

  2. Daiane lima da silva disse:

    Meu marido esta com penemonia e fez o texte de corona hoje.ta em casa em isolamento oq me preucupada é que ele ta escarrando sangue com a boca amarga em fim so deram pra ele tomar dipirona e um antibiotico.como eu sei que ele ta Pior

  3. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai nívia?

    Não recomendamos a automedicação em hipótese alguma. Isso devido aos riscos de você ser alérgica à algum medicamento, resultando em um possível choque anafilático.
    Aqui no BoaConsulta, você pode falar um médico online e tirar as suas dúvidas, descobrindo qual remédio tomar para febre.

  4. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Sandra.
    Ficamos felizes em ajudar e agradecemos o seu feedback.

  5. Perdi o olfato e estou com a garganta coçando pode ser corona?

  6. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Daiane.
    Recomendamos que procure auxílio médico, inicialmente um Médico Clínico Geral poderá analisar e realizar o melhor direcionamento.

  7. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Thais.
    A perda de ofato é um possível sintomas do COVID-19, fique atenda a sintomas como: febre, tosse seca e cansaço.

  8. Mesmo com sintomas leves as pessoas procuram fazer testes porque possuem compromissos como o trabalho.
    Bom seria, mas não dá pra optar por ficar em isolamento sem um atestado médico comprovando a doença.

  9. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Rita.
    O ideal é sempre buscar orientações médicas, este entendera a necessidade de isolamento e dará um atestado diante das circunstâncias.
    Através do telefone (136) é possível encontrar mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *