O agendamento de atendimento médico online em hospitais e clínicas tem facilitado cada vez mais a vida dos pacientes. Afinal, não é preciso esperar muito tempo até ser atendido. O método online permite ao paciente mais praticidade, visto que não há intermediários.

Além disso, ele é eficiente para todos os perfis de pacientes, pois funciona 24 horas por dia e sete dias na semana. Outro ponto positivo é que o sistema mostra todos os horários livres, o que aumenta o poder de decisão do usuário e torna o atendimento mais rápido.

No entanto, para agendar é preciso primeiramente escolher um médico online de confiança. Aliás, foi pensando exatamente nisso que montamos este post. Aqui você vai entender o que levar em conta para escolher um bom profissional para o seu problema de saúde!

Busque informações

Primeiramente, é interessante saber qual é o médico especialista adequado para resolver seu problema de saúde. Algumas patologias, como acnes, deixam claro qual é o profissional indicado para tratar o problema — nesse caso, o dermatologista. No entanto, alguns sintomas são pouco específicos, tornando mais difícil saber qual é o profissional adequado para o tratamento. Nesse caso é preciso marcar uma consulta com um clínico geral, que encaminhará o paciente para a especialidade correta.

O segundo passo consiste em levantar possíveis médicos para a consulta. Esse pode ser um trabalho difícil, já que há diversos profissionais no mercado. Para diminuir a sua lista de possibilidades, peça indicação a amigos, parentes e profissionais da saúde sobre médicos que atuem na área desejada.

Outra possibilidade é procurar opiniões online sobre o médico em sites, como o BoaConsulta. É possível que o paciente deixe informações sobre pontos positivos e negativos, informando outras pessoas sobre como foi o seu atendimento com aquele profissional. Essa pesquisa é importante para saber se o médico escolhido tem as características que você procura. Contar com uma recomendação positiva de alguém é sempre uma forma eficaz de minimizar os riscos e tomar uma decisão mais acertada.

Dê preferência a profissionais com credibilidade

O ideal, na hora de escolher o médico que acompanhará você durante um tratamento, é optar por profissionais que tenham credibilidade. Vale lembrar que não há nada de errado em dar aquela conferida no currículo do profissional com que você deseja se consultar.

Essa, aliás, é uma prática muito válida, já que, além de aumentar as chances de conseguir um atendimento de qualidade, traz bastante segurança ao paciente. Também, como mencionado no tópico anterior, é interessante levar em conta as experiências de outras pessoas com aquele profissional. A maneira como os pacientes descrevem o médico soma pontos à sua credibilidade e tem ligação direta com a satisfação que você terá durante o atendimento.

Avalie a relação médico-paciente

Extremamente importante para o sucesso do tratamento, a relação entre médico e paciente determina um elo de confiança, entrega e empatia. Afinal, a pessoa que tem uma doença ou um problema de saúde está fragilizada e preocupada, precisando de alguém que seja gentil, atencioso e que ajude a resolver as adversidades.

É por esse motivo que a boa relação entre um profissional e seu paciente é tão importante. O médico deve oferecer segurança, demonstrando domínio sobre o conhecimento necessário, mas também empatia e gentileza para explicar, em termos leigos, o que está acontecendo e quais serão os procedimentos feitos durante a consulta.

A pessoa deve enxergar seu médico como alguém que tem sua total confiança. Do contrário, os tratamentos e exames poderão ser comprometidos. Se a relação médico-paciente não for boa, é necessário procurar outro profissional que conduza o caso de forma que agrade ao paciente e o convença a mudar seus hábitos ou aderir a um tratamento, sempre levando em consideração a opinião individual e suas preferências.

Verifique se o profissional possui disponibilidade

Existem profissionais excelentes, muito bem recomendados e que criam uma ótima relação com o seu paciente, mas que são tão requisitados que sequer dispõem de vagas na agenda. É por esse motivo que se deve avaliar se o profissional tem disponibilidade para atender às demandas do problema de saúde.

Além disso, talvez uma agenda lotada não seja sinônimo de que o médico em questão é um ótimo profissional. É possível que se trate apenas de um efeito decorrente da má gestão da clínica. Outro ponto negativo pode estar refletido na ideia de que o profissional deseja atender o máximo de pacientes possível, não dando a devida atenção à qualidade do atendimento. Por isso, a disponibilidade é um ponto-chave na hora de decidir com quem se tratar.

Pense, por exemplo, no caso de uma paciente que está passando por sua primeira gravidez. Mães de primeira viagem, normalmente, são sempre carregadas pelas dúvidas e anseios que envolvem a maternidade. Nesse caso, é ideal optar por um obstetra fácil de contatar, já que a presença profissional é imprescindível nessa jornada.

O mesmo conceito vale para pessoas que precisam de um acompanhamento recorrente — por exemplo, quem apresenta quadros de diabetes, hipertensão, depressão etc. —, já que possíveis crises podem ocorrer nos momentos mais inoportunos. Ter facilidade de entrar em contato com seu médico pode fazer a diferença, caso surja algum problema.

Tenha um plano de saúde

Uma tarefa que facilita a busca por bons profissionais é aderir a um plano de saúde. Isso acontece porque todos os profissionais passam por uma avaliação antes de se tornarem filiados, o que implica em uma análise minuciosa de currículo, cursos, especializações e seus títulos.

Assim, um bom plano contará somente com profissionais capacitados, aptos e atualizados para atender a demanda do paciente. O processo de escolher um médico ocorre mais rápido porque a análise será feita somente com profissionais que atendem pelo plano de saúde do usuário.

Considere o custo-benefício da consulta

A parte mais crítica de escolher um atendimento médico online é, muitas vezes, o preço que as consultas podem ter. Por isso é fundamental entender a relação entre a sua real necessidade e o que você deseja.

Por exemplo, se você está com um resfriado, não é muito perspicaz optar por um médico com várias especializações diferentes, uma agenda lotada e um valor de consulta oneroso. Do mesmo modo, se sua perna está quebrada, buscar tratamento apenas com um clínico geral — que tem um valor de consulta mais baixo — não é exatamente o ideal. Portanto analise do que você realmente precisa, quanto deseja pagar e se realmente vale a pena gastar a quantia estipulada.

Analise a estrutura da clínica

Algo que se relaciona diretamente com a credibilidade do profissional é a estrutura do lugar onde ele presta seus serviços. No caso de um médico, o ideal é que a clínica proporcione o máximo de conforto para os pacientes.

Não se trata de luxo. A qualidade e educação com que funcionários da clínica interagem com você, a possibilidade de esperar em um local climatizado e, até mesmo, o livre acesso à internet para passar o tempo, entre outros fatores, são apenas alguns quesitos que têm a função de aumentar a sensação de acolhimento para pessoas que, provavelmente, estão com a saúde fragilizada.

Use plataformas específicas

Existem algumas plataformas especializadas em marcar atendimento médico online. Basta pesquisar pelo profissional para que elas agendem a consulta de maneira fácil e prática. Nessas plataformas, é possível verificar a opinião de outros pacientes que foram atendidos pelo mesmo médico. Além disso, algumas oferecem o serviço gratuito de lembrar o dia e o horário da consulta, o que é muito válido para não esquecer de comparecer ao atendimento que foi tão aguardado.

Como vimos, conseguir marcar um atendimento médico online pode ser de grande ajuda para quem leva um dia a dia corrido. Aliás, para que seus amigos também entendam como isso pode fazer a diferença, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!

Escreva um comentário

Share This