Passar por uma cirurgia plástica envolve diversos cuidados, especialmente porque esse procedimento interfere de forma direta na aparência e autoestima de uma pessoa.

Seja para fazer uma abdominoplastia, um lifting facial, implantar próteses de silicone ou qualquer outra intervenção, é muito importante que, na primeira consulta com cirurgião plástico, todas as suas dúvidas sejam explanadas.

O pré-operatório é a fase em que o médico avalia seu caso e responde as suas perguntas. Assim, você passa a compreender todas as etapas que irão ocorrer a partir da primeira fase até o momento da cirurgia. Tudo isso com base em uma relação de confiança, respeito e sinceridade com o cirurgião.

O recomendado é que antes de chegar ao consultório, você elabore uma lista com suas principais questões sobre a cirurgia plástica, para que não se esqueça de nada, por causa do nervosismo ou ansiedade.

Para ajudar, preparamos uma lista com as dúvidas mais frequentes e relevantes. Vamos conferir?

Em que local o médico atenderá para realizar a cirurgia plástica?

Saber o local onde a sua cirurgia plástica será realizada é uma das perguntas mais importantes a serem feitas ao seu cirurgião. Isso porque o procedimento estético é como qualquer outra cirurgia e pode apresentar complicações durante a operação. Por isso, uma cirurgia plástica sempre deve ser feita em hospitais estruturados, que contam com UTI, tecnologias e equipes multiprofissionais disponíveis para seu atendimento, caso ocorra alguma emergência.

Informe-se sobre os hospitais que o seu médico é credenciado e faça pesquisas para ver qual deles é o mais adequado para a sua internação, comparando as vantagens e preços. Você pode, inclusive, fazer visitas ao estabelecimento para visualizar como é a rotina de atendimentos na prática. Assim, você terá a garantia que o local apresenta a qualidade necessária.

Caso o cirurgião diga que a melhor opção é realizar o procedimento em sua clínica, você deve ter certeza que a clínica tem todos os equipamentos e profissionais necessários para garantir a sua segurança. Caso você não se sinta seguro após apurar tudo isso, o melhor é procurar uma segunda opinião médica.

Quais são os riscos da cirurgia plástica?

Toda cirurgia apresenta riscos e, na primeira consulta com o cirurgião plástico, é importante que todos eles sejam expostos para que uma análise completa dos prós e contras do procedimento possa ser feita. Nesse momento, o paciente também vai poder perceber o quão preparado o médico e sua equipe profissional está para realizar a parte técnica com toda segurança e cuidados necessários. Entre as medidas que podem ser aplicadas para minimizar os riscos, estão:

  • seguir à risca as recomendações do profissional para o pré e o pós-operatório;
  • realizar exames clínicos completos para averiguar se existem condições adequadas de saúde para a operação.

O hemograma é um dos exames que devem ser feitos. Por meio dele, é possível verificar a presença de anemias, infecções, disfunções plaquetárias e outras condições anormais. Exames de imagem da região em que será feita a cirurgia também são fundamentais. Se estiver tudo certo, dificilmente alguma ocorrência afetará a sua cirurgia plástica.

Que cuidados eu devo tomar antes de fazer a cirurgia plástica?

O preparo para a cirurgia é ponto de destaque para obtenção de sucesso no procedimento. Por isso, siga todas as orientações do seu médico. Nesse período, a alimentação deve ser equilibrada e saudável, para fornecer ao corpo os nutrientes necessários para encarar a mesa de cirurgia e a fase de recuperação.

A prática de atividades físicas também é muito importante na preparação para a plástica. Assim, é possível melhorar as suas condições físicas e deixar o seu corpo mais forte para a cirurgia.

Outro cuidado necessário inclui o uso de medicamentos. Comprimidos com ácido acetilsalicílico, gingko biloba e vitamina E não podem ser utilizados no período preparatório para a cirurgia. As pílulas anticoncepcionais também devem ser interrompidas, preferencialmente, um mês antes da operação.

Para os fumantes, esse hábito deve ser suspenso de um a dois meses antes de realizar o procedimento. O consumo de bebidas alcoólicas também é desaconselhado durante o pré-operatório.

Como será a fase após a cirurgia?

A fase de recuperação também é crucial para conquistar resultados positivos. Verifique com o seu médico quais serão as necessidades do pós-operatório. Entre elas, estão:

  • quantos serão os dias de repouso;
  • uso de compressas quentes ou frias;
  • drenagem linfática;
  • medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos;
  • cuidados na higienização da região da cirurgia;
  • alimentação diferenciada.

Outro detalhe muito importante que deve ser explicado é sobre quais são os sintomas normais após a cirurgia plástica. Sentir dores e apresentar inchaços ou hematomas é algo bem comum. No entanto, quando muito intensos ou diferentes do que foi elencado como normal, como falta de ar ou batimentos cardíacos acelerados, o paciente deve procurar o médico ou uma emergência imediatamente.

Quando eu preciso voltar ao consultório depois da cirurgia?

Logo após a cirurgia, algumas visitas ao consultório serão indispensáveis. Nelas, o profissional observará a evolução das cicatrizes e também fará a retirada dos pontos. Com o passar do tempo, o resultado definitivo é estabelecido e as consultas passam a ficar mais espaçadas. Contudo, é importante que o profissional destaque que o contato entre médico e paciente não pode ser perdido, pois todas as fases do processo de recuperação devem ter o acompanhamento do cirurgião responsável.

As cicatrizes da cirurgia plástica ficam muito aparentes?

Toda cirurgia plástica deixa alguma cicatriz, devido ao trauma dos tecidos. Todavia, dependendo do procedimento ou da técnica utilizada pelo cirurgião, ela pode ficar mais aparente ou não.

Muitos profissionais utilizam métodos de camuflagem de cicatrizes. Em plásticas na face, por exemplo, elas podem ficar escondidas nos cabelos ou em regiões de sombra, quase imperceptíveis aos olhos dos outros. Portanto, não deixe de verificar a possibilidade com o seu cirurgião de tornar essa cicatriz o menos evidente possível.

Uma cirurgia plástica tem o poder de transformar a autoestima de uma pessoa por completo. Para que todas as etapas ocorram da melhor maneira possível, os cuidados com esse procedimento devem iniciar desde a primeira consulta com cirurgião plástico. Assim, não deixe de sanar todas as suas dúvidas para garantir sua segurança antes, durante e após o procedimento!

Quer procurar o seu cirurgião plástico agora mesmo? Encontre os melhores profissionais por meio do BoaConsulta! Vamos lá?

 


Escreva um comentário

Share This