Ilustração de homem durante crise de alucinações.

O que pode causar alucinações? Entenda como reconhecer as suas principais causas!

Quando pensamos em alucinação, a maioria de nós imagina cenas de filmes e séries de TV em que os personagens sofrem com alucinações terríveis. No entanto, felizmente, não é sempre assim que acontece.

Algumas formas de visões alucinatórias são bastante sutis e não significam que a pessoa esteja enlouquecendo. Um estudo publicado pelo British Psychiatry Journal demonstrou que um em cada 20 indivíduos já teve alucinação ao menos uma vez na vida — ou seja, ela é mais comum do que parece.

Pensando em ajudar você — que tem dúvidas ou curiosidades sobre o tema, ou que acredita enxergar além do que de fato existe —, fizemos este post sobre o que pode causar alucinações. Não perca!

O que são alucinações?

Uma definição científica merece destaque imediato: alucinações são manifestações psicopatológicas no âmbito da sensopercepção. São delineadas de forma nítida e objetiva, por um ou mais sentidos (visual, auditivo, tátil, olfativo e gustativo), em um espaço fora da percepção real — mas que, para quem vê ou sente, são muito reais.

Mulher com alucinações.
As alucinações podem ocorrer sensorialmente, proporcionando a sensação de ser real.

Ou seja, a pessoa enxerga, ouve ou sente — como uma impressão subjetiva, sem estímulo externo — algo que não existe, mas que, para ela, é tão ou mais real comparado àquilo que está a sua volta.

Vale destacar que a alucinação é um fenômeno que ocorre internamente, a partir de distorções que acontecem na própria mente.

O que pode causar alucinações?

São várias as situações ou enfermidades que podem causar as alucinações, como doenças psiquiátricas, questões orgânicas ou, ainda, abstinência de drogas.

Entre os fatores que podem causar alucinações, estão:

  • transtornos psiquiátricos (esquizofrenia, distúrbios psicóticos e depressão, entre outros);
  • doenças (AIDS, Mal de Parkinson, demências como o Alzheimer, deficiência dos rins, tumores no cérebro, epilepsia, narcolepsia etc.);
  • drogas, álcool ou medicamentos muito fortes ou em doses altas;
  • abstinência de medicamentos (anfetaminas, antidepressivos como a cetamina etc.)
  • abstinência de drogas (álcool, maconha, LSD, ecstasy, cocaína, crack, heroína);
  • problemas sensoriais (surdez ou cegueira);
  • distúrbios do metabolismo;
  • febre muito alta.

Quais são os tipos de alucinações?

Como já mencionamos, são muitas as formas de alucinação. Abaixo, separamos os delírios em tipos distintos. Confira!

Alucinação visual

Existem dois tipos de alucinação visual: uma em que a pessoa pode ver algo que não existe, e outra em que a visão é distorcida da realidade. Ela pode enxergar, por exemplo:

  • alguém em pé à sua frente ou ao seu lado;
  • imagens desenhadas na parede;
  • objetos se mexendo;
  • vultos.

Podem causar alucinações visuais a esquizofrenia, a demência, as drogas, o álcool e a enxaqueca — nesse caso, é conhecida como aura e costuma preceder a dor de cabeça.

A aura da enxaqueca talvez seja o único tipo “benéfico” de alucinação, já que, ao começar a ver pontos brilhantes, rostos com uma aura ou palavras desfocadas, a pessoa pode tomar a medicação prescrita pelo médico antes mesmo de a dor aparecer.

Alucinação auditiva

Essa é a forma mais comum de alucinação de quem tem esquizofrenia, pois esses pacientes ouvem vozes que falam com eles — podendo fazer elogios ou criticas, ou mandar que a pessoa faça alguma coisa, entre outras coisas.

No transtorno afetivo bipolar e na demência, também pode ocorrer alucinação auditiva, mas com menos frequência.

Alucinação olfativa

Nesse caso, a pessoa sente cheiros que não estão presentes no local no momento. Em geral, são odores desagradáveis, como urina, fezes, vômito, carne podre, cigarro etc.

Essa condição pode ser chamada de fantosmia, e pode ser decorrente de dano neurológico no sistema olfativo, devido a fatores como:

  • exposição a substâncias tóxicas;
  • traumatismo craniano;
  • tumor cerebral;
  • epilepsia;
  • vírus.

Alucinação tátil

Na alucinação tátil, o indivíduo acredita que está sendo tocado, quando não está. Uma das sensações mais relatadas é a de que bichos peçonhentos andam sobre a sua pele.

Em geral, ocorre em casos de abuso de drogas fortes, como cocaína e crack, além de anfetaminas.

Alucinação gustativa

Neste tipo de alucinação, a pessoa sente gosto de alimentos que não está comendo. Além disso, ela pode sentir gosto de sangue e de urina, ou um sabor ácido na boca. Muitas vezes, ocorre concomitantemente às alucinações olfativas.

Alucinação somática geral

É quando alguém experimenta a sensação de sofrer uma mutilação ou ser seriamente ferido, por exemplo. Além disso, há relatos de que animais invadem seus corpos, como cobras rastejando em seu estômago.

Além das alucinações citadas, também pode ocorrer a sensação de ser perseguido ou de que tem alguém atrás da pessoa, além de ter ideias desconexas da realidade.

Como é o diagnóstico das alucinações?

Primeiramente, é preciso eliminar qualquer tipo de preconceito e de vergonha que podem existir em procurar ajuda médica, sobretudo quanto a psiquiatras.

Isso porque esses profissionais estão muito acostumados com relatos de alucinações por parte dos pacientes. Além disso, quem estiver na sala de espera não saberá qual razão levou você até aquele médico — poderia ser um caso de ansiedade extrema, por exemplo.

Dito isso, as alucinações causadas por esquizofrenia ocorrem, em geral, devido a altos níveis do neurotransmissor dopamina em certas áreas do cérebro (entre os neurônios).

Mulher com alucinações;
As alucinações, em geral, são provocadas por desarranjos de substâncias no cérebro.

Até o presente momento, não é possível fazer um exame de sangue que detecte essas alterações. Porém, devido à experiência do médico, ele poderá, se for o caso, prescrever um medicamento que faça com que essas substâncias entrem em equilíbrio.

O psiquiatra também poderá ajudar as pessoas que alucinam devido ao abuso ou à abstinência de drogas, álcool e medicamentos. Já para os casos de origem metabólica, ele deverá solicitar exames para descobrir se alguma doença está causando as alucinações.

Quais são os tratamentos para as alucinações?

O tratamento da alucinação pode ter o objetivo de eliminar a causa, como no caso dos distúrbios orgânicos, ou focar na eliminação da alucinação em si, como nos distúrbios psiquiátricos.

Além disso, é importante conscientizar o paciente de que os maus hábitos — como abuso de álcool, anfetaminas ou drogas alucinógenas — fazem muito mal à saúde, causando, inclusive, a alteração da percepção da realidade.

Assim, o tratamento pode incluir medicações prescritas pelo psiquiatra, psicoterapia com um psicólogo ou psicanalista, e tratamentos com outros médicos (quando a causa for orgânica) — como endocrinologista, neurologista ou oncologista, entre outros.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre o que pode causar alucinações, que mostrou tudo o que é importante sobre o tema. Se estiver sentindo ou vendo coisas que não existem, é fundamental procurar um médico para enfrentar o problema e, assim, melhorar a sua qualidade de vida.

Reconheceu algum dos sinais? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores especialistas em esquizofrênica. Agende uma consulta com um de nossos médicos psiquiatras.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *