Mulher jovem triste sentada no chão chorando.
|

O que pode ser quando a tristeza não passa? Entenda como lidar com isso e buscar ajuda!

Tristeza, sentimento de abandono e falta de ânimo Algumas situações como estas podem tirar qualquer pessoa do sério, ou mesmo de seu eixo natural. São coisas que podem acontecer com qualquer um e pelos mais variados motivos.

Passar por situações estressantes, que nos deixam irritados ou mesmo tristes é um fato natural da vida e todas as pessoas passam por situações conflitantes. 

A vida é feita de momentos, que variam de acordo com a situação em que se vivencia, alegria, euforia, raiva, paixão e tristeza, somos seres construídos por tudo o que sentimos.

O problema é que a maioria das pessoas despreza essas sensações e coloca aquilo que se passa dentro de si escondido em qualquer lugar onde outros não possam ver ou perceber. 

A sociedade tem estado doente devido esse costume de achar que os sentimentos não importam. Mais doente ainda quando pessoas tentam expor aquilo que elas querem ser, mas na verdade não são.

Existem muitas motivações para uma pessoa estar triste, mas quando essa sensação custa para ir embora, pode ser sinal de algo mais grave do que um simples quadro de tristeza.

Se o episódio de tristeza durar mais do que duas semanas, pode ser um forte indício de que o que realmente está ocorrendo é o início de um quadro depressivo

A depressão tem sido uma das doenças que mais afetam pessoas em todo o mundo. Cerca de mais de trezentos milhões de pessoas em todo o mundo já foram diagnosticadas com um quadro depressivo. 

Ilustração de sentimentos e depressão.
A depressão tem se tornado uma das doenças mais comuns e incapacitantes do mundo.

O Brasil é o país latino americano com mais pessoas depressivas, onde cerca de mais de onze milhões de pessoas já foram diagnosticadas com depressão.

É importante saber a diferença entre estar triste ou depressivo, os sintomas de depressão são muti diferentes, pois uma simples tristeza não pode acarretar em sintomas perigosos para a sua saúde, ela apenas mostra como o está o seu estado de espírito em determinado momento da sua vida

Enquanto que a depressão é uma condição que afeta muito mais do que o estado de espírito de uma pessoa, ela é uma doença mental que requer cuidados médicos. 

Essa é uma condição perigosa que merece atenção e cuidados, pois é responsável por incapacitar e gerar mortes por sucidio quando não for realizado o devido tratamento. 

O que é a tristeza? 

Esse é um dos sentimentos que moldam a nossa personalidade e é fundamental para cada um dos seres humanos existentes. Como qualquer outro sentimento, a tristeza funciona como resposta a estímulos decorrentes de nosso ambiente.

De acordo com especialistas, a tristeza é um dos sentimentos que mais pode durar, justamente porque somos habituados a reservar dentro de nós aquilo que sentimos, como, por exemplo, os sentimentos de culpa.

As pessoas têm medo de expor o que sentem, principalmente a tristeza, pois muitos a associam a momentos de fraqueza. O problema da ocultação desse sentimento é que ele pode ocasionar em outros quadros mais graves como crises de ansiedade e depressão

Homem com feição triste com a mão no rosto.
Ignorar os próprios sentimentos pode agravar o quadro, levando ate mesmo a um estado de depressão.

As causas da tristeza podem ser experiências relacionadas à perda, como a de um ente querido, um emprego, um divórcio, entre outros. Situações que causam tristeza podem ser diferentes de uma pessoa para outra.

Gatilhos podem ser únicos e depender da personalidade e sensibilidade de cada um. 

É importante que certos cuidados sejam tomados mesmo quando se encontra em um quadro de tristeza. Cuidar do bem estar, realizar tarefas prazerosas, praticar atividades físicas, alimentar-se bem e com alimentos saudáveis, entre outros fatores.

Entender os próprios sentimentos pode não ser algo simples de se fazer, e pensar que pode ser algo mais grave como uma depressão pode ser ainda mais complicado. 

Você procura auxilio de um profissional para compreender e solucionar questões emocionais e psicológicas? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Psicólogos, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.

No entanto, quanto mais rápido procurar solucionar o problema, melhor será o efeito do tratamento, assim como a melhora de seu bem estar. 

A tristeza é um sentimento normal e saudável, desde que não ultrapasse mais do que duas semanas. Outro sintoma a ser observado é que quando se está triste, esse sentimento não pode atrapalhar suas tarefas cotidianas. 

Diferente da tristeza, a depressão pode ter causas além de um gatilho que envolve uma situação. Suas causas podem também ser genéticas, falhas no funcionamento de certos neurotransmissores, doenças persistentes e abuso de substâncias ilícitas, assim como o excesso de álcool. 

A tristeza é um sentimento comum, já a depressão é uma doença incapacitante e extremamente perigosa. Para que seja mais prática a identificação do que pode estar ocorrendo, existem alguns fatores que podem ser avaliados. Fatores como: 

Os tipos de reações diante das situações 

Quando estamos tristes, reagimos às situações estressantes de acordo com a sua gravidade. Podemos chorar quando brigamos com alguém, podemos ficar submersos quando perdemos algo importante.

No entanto, a depressão ocasiona em uma reação exagerada para qualquer situação estressante, independente de ser grave ou não. Ocorre a impressão de que é ruim demais e nunca irá passar. 

Tristeza: Não há luz no fim do túnel

Pessoas tristes podem não querer fazer algo prazeroso, mas essa falta de coragem não dura por muito tempo. Alguém que esteja triste pode inclusive melhorar se procurar fazer algo que goste.  

Já a depressão acarreta em total desânimo, nenhuma atividade antes prazerosa pode retirar essa pessoa do quadro depressivo, perde-se o desejo por qualquer ação que antes a deixaria feliz ou relaxada. 

Acabou o pique

Quando uma pessoa está triste, ela pode facilmente ser capaz de realizar suas tarefas cotidianas. Já pessoas depressivas perdem essa vitalidade. A doença as incapacita de realizar seus afazeres diários, por mais simples que sejam. 

Tipos de pensamentos

Pessoas tristes podem sim passar por pensamentos negativos, e isso é normal. Estar triste nos faz pensar em tudo o que nos mantém nesse estado. É uma revisão da situação, o que pode ser útil para repensar os problemas e chegar a uma solução para eles. 

Já pessoas com depressão, mantém pensamentos negativos que podem, inclusive, fugir da realidade. Nem todo o pensamento ruim que passa pela cabeça de uma pessoa diagnosticada com depressão é real, mas isso pode realmente piorar a sua situação. 

Depressivos podem achar que são feios por não serem aceitos socialmente, o que perturba a sua autoestima, podem achar que não existe solução para os seus problemas quando na verdade tudo o que necessita é de um tratamento. 

Os pensamentos negativos de uma pessoa depressiva distorcem a sua realidade e são mais imaginativos do que reais. 

Mulher jovem deitada e terapeuta sentado.
A depressão precisa ser tratada desde o início para não evoluir para tipos mais graves de depressão.

Quando consulta a opinião de um especialista em saúde mental, ele pode realizar testes necessários para diferenciar entre um quadro e outro. O teste de depressão tem a função de realizar essa descoberta. 

Embora esse teste não tenha uma grande precisão, pode ajudar a responder perguntas e tirar as suas dúvidas sobre uma possível doença, assim como promover autoconhecimento. O tratamento para a depressão consiste em acompanhamento psicoterápico e intervenção medicamentosa. 

Já a tristeza, pode ser mais simples. Por um fim nessa sensação significa a tão aclamada busca pela sensação de felicidade, e a princípio pode ser mais fácil do que parece. Entender os próprios sentimentos é a melhor forma de entender como o seu corpo e sua psique funcionam. 

Conhecer-se a si próprio é uma maneira eficiente de espantar a tristeza quando ela não tiver mais nenhuma utilidade para você, é assim que deve ser. 

Quando precisamos ficar tristes, repensamos nossas atitudes e podemos até resolver problemas incômodos.

Mas quando chegamos ao fim do túnel e encontramos a luz, não precisamos fechar os olhos e buscar mais problemas imaginários, não precisamos permitir que a tristeza nos assombre mais do que o necessário e então podemos voltar a sorrir. 

Você reconhece os sintomas da depressão em você ou em alguém? No BoaConsulta você encontra os melhores Psicólogos e Médicos psiquiatras especialistas em depressão, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.