Mulher isolada em casa.

O que significa quando a pessoa se isola? Saiba como ajudar!

Os acontecimentos recentes que o mundo vem experimentando — principalmente com o advento do novo Coronavírus e das imposições de distanciamento — mudaram o dia a dia de pessoas de todos os lugares. Assim, foram alterados os hábitos e as relações sociais, permitindo o surgimento de uma série de problemas de alta complexidade.

Por isso, você sabe o que significa quando a pessoa se isola? Esse é um sinal que se tornou muito comum nos últimos tempos, mas que pode estar escondendo condições preocupantes, que poderão se agravar ainda mais se não soubermos como ajudar.

Você já passou por isso e está se sentindo impotente? Então, continue a leitura deste post e descubra como ajudar e quais as possíveis causas para a situação.

Isolamento por depressão

A depressão já vinha sendo chamada de mal do século e, com as questões oriundas da pandemia, o quadro ficou ainda pior.

Definitivamente, trata-se de uma das grandes causas que pode fazer com que alguém opte por se isolar, tendo em vista que altera a química cerebral, reduzindo a produção de neurotransmissores relacionados com a socialização e o bem-estar.

Ilustração cérebro humano.
Desequilíbrios químicos ligados aos neurotransmissores relacionados ao bem-estar e estresse podem provocar a depressão.

É como se a pessoa perdesse a vontade de viver e buscasse mais segurança ao se isolar, o que acaba gerando um círculo vicioso, que só piora o transtorno.

Ter amigos e familiares presentes é sempre uma boa ideia, mas o diagnóstico de um médico é fundamental, até para que ele trace uma conduta assertiva e que costuma incluir o uso de medicamentos específicos.

Você reconhece os sintomas da depressão em você ou em alguém? No BoaConsulta você encontra os melhores Psicólogos e Médicos psiquiatras especialistas em depressão, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é outra das patologias que se tornou bem mais popular nos últimos tempos. Trata-se de uma condição na qual a pessoa pode sofrer crises de medo, desespero e insegurança, chegando a perder totalmente o controle.

Vale lembrar que isso nada tem a ver com ser desequilibrado ou algo do tipo, pois qualquer um pode ter o problema. Os sintomas incluem palpitações, sudorese e tremores, tornando a ajuda médica imprescindível.

Pessoas durante crises de pânico e ansiosas.
A síndrome do pânico provoca sintomas físicos e psicológicos, podendo fazer a pessoa se isolar para evitar o quadro.

Ela está fortemente relacionada com os hábitos de vida modernos, nos quais há uma grande pressão por resultados na escola, no trabalho e, até mesmo, na vida pessoal. Porém, é notório que a pandemia aumentou bastante a sua incidência.

Procurando um profissional para diagnosticar e tratar a Síndrome do Pânico? No BoaConsulta, você encontra os melhores Psicólogos e Psiquiatras especialistas em síndrome do pânico, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.

Baixa autoestima

Embora não seja uma tarefa das mais simples, quando tentamos descobrir o que significa quando a pessoa se isola, é comum vir à mente possibilidades como as que citamos acima, que envolvem distúrbios em relação à própria imagem e percepção de valor, que são tão comuns nos tempos modernos.

Em uma época na qual a exposição é uma constante e quase todo mundo se exibe por meio das redes sociais, isso é algo que pode afetar a saúde mental da pessoa, que passa a fazer reflexões sobre si e comparações com os outros, o que pode culminar no isolamento voluntário, com o intuito de não sofrer julgamentos ou avaliações externas.

Mulheres olhando no espelho constantemente.
Baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se isole, principalmente por se sentir desconfortável com sigo mesma.

Agora, você já sabe o que significa quando a pessoa se isola. Algumas das melhores formas de superar o isolamento social envolve desenvolver a autoconfiança, procurar por grupos de autoajuda, criar uma rotina para sair de casa ou procurar ajuda de um profissional.

Você procura auxilio de um profissional para compreender e solucionar questões emocionais e psicológicas? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Psicólogos, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *