Sinais de gripe, sinusite, dor de ouvido: será que você está precisando de um otorrino? Esse profissional é indicado quando sofremos de algum mal-estar envolvendo ouvido, nariz ou garganta. Afinal, seus plenos conhecimentos sobre essas áreas colaboram para que o paciente tenha um tratamento mais efetivo.

Quer entender um pouco mais sobre o trabalho desse especialista? Acompanhe a leitura e saiba como encontrar um otorrino em São Paulo!

O que é um otorrino?

Também chamado de otorrinolaringologista, esse médico tem capacidade para cuidar de ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). Mas por que esses 3 órgãos? O motivo se deve ao fato de eles serem interligados e a mucosa que os reveste ser bem parecida. Dessa forma, é comum que um paciente comece com dor na garganta e depois ela passe para o ouvido

O profissional dessa área precisa se formar em medicina, curso que dura 6 anos, e depois fazer residência nesse campo, que dura por volta de 3 anos. Além disso, o médico otorrino pode obter mais especializações voltadas a condições específicas como: otologia/otoneurologia (distúrbios no ouvido e no equilíbrio), medicina do sono (distúrbios do sono, como ronco e apneia) etc.

Como ele pode ajudar?

Esse profissional pode ajudar sempre que a pessoa tiver alguma condição ou doença nas 3 partes já mencionadas. Assim, ele avalia algumas funções humanas como: voz e saúde das cordas vocais, audição, deglutição, respiração.

Por ter uma visão mais especializada, ele é capaz de fazer diagnósticos mais certeiros e saber qual caminho tomar para tratar cada paciente. Confira a seguir alguns exames que podem ser solicitados pelo otorrino.

Audiometria tonal e vocal

Esse exame diagnostica problemas de audição. É realizada uma avaliação da função auditiva, por meio de limiares, com intensidade baixa de estímulos. Desse modo, é possível identificar o grau de perda auditiva do paciente.

Audiometria infantil

Tem a mesma função do exame anterior, no entanto, é focado no público infantil. É feito por meio de técnicas lúdicas, o que permite melhor adaptação da criança.

Vídeo-endoscopia nasal e laríngea

É introduzida uma minúscula câmera pelo nariz do paciente. Assim, o especialista pode avaliar problemas relacionados à laringe, refluxo, deglutição, alteração de voz, adenoide, ronco etc.

Quais doenças e sintomas ele trata?

Como já foi explicado, o otorrino trata de diversas doenças envolvendo ouvido, nariz e garganta. Algumas delas são:

  • sinusite;
  • rinite;
  • estomatite;
  • nariz entupido;
  • coriza intensa;
  • perda auditiva;
  • dor e infecção de garganta;
  • dor e infecção de ouvido;
  • apneia do sono;
  • paralisia facial;
  • tontura;
  • zumbido no ouvido;
  • rouquidão;
  • roncos.

Por isso, se você tiver alguma das condições apresentadas, é preferível consultar um otorrino, ao invés de procurar um clínico geral. Desse modo, terá uma resolução mais rápida e precisa do problema.

Como encontrar um otorrino em São Paulo?

Você pode encontrar esse profissional por meio de clínicas médicas que tenham sites de marcação, como o BoaConsulta. Nele, você tem a vantagem de não precisar fazer longas pesquisas e vários telefonemas para encontrar um médico que possa atendê-lo no dia e horário que tem disponível. Isso tudo é feito, de forma prática, pela página da clínica. Além disso, também é possível conferir nosso aplicativo, para realizar esse processo pelo próprio celular.

Se você estiver com alguma indisposição, não deixe que ela se transforme em doença. Comece logo o seu tratamento e marque um otorrino em São Paulo.

Acesse nosso site e conheça, também, as outras especialidades médicas que temos disponíveis.

Escreva um comentário

Share This