Descubra o que é outubro rosa 2021 e por que você deve acompanhar a programação!

O Outubro Rosa 2021 é o evento ou campanha que acontece anualmente e é caracterizada pelo uso de um laço de conscientização cor de rosa. Seu público alvo são as mulheres, mas a causa é abraçada por todos tanto no Brasil, como no resto do mundo.

Criada em meados de 1990 nos Estados Unidos, a campanha do Outubro Rosa se tornou popular nos anos 2000, época em que chegou ao Brasil. Com o passar dos anos, o outubro Rosa começou a ser difundido pelo mundo todo e hoje em dia é usado especialmente para a conscientização da saúde da mulher.

Para explicar melhor como esse evento acontece, separamos um post completo sobre o assunto. Confira!

O que é Outubro Rosa 2021?

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos de 1 a 31 de outubro, visando conscientizar todas as mulheres a respeito do câncer de mama. Algumas instituições também usam o outubro rosa para conscientizar a população feminina de outros tipos de cânceres como o de ovário e de útero, por exemplo.

Laço rosa símbolo da campanha de conscientização do câncer de mama.
Outubro rosa é uma campanha de prevenção e combate ao câncer de mama.

O principal objetivo é incentivar as mulheres a realizar os exames que ajudam a diagnosticar precocemente essa doença, como a mamografia e o autoexame, que deve ser feito mensalmente por mulheres de todas as idades.

Tudo isso porque o câncer de mama é uma doença gradativa, que tende a piorar com o passar do tempo sem tratamento, e quanto mais cedo a mulher descobrir que é portadora do câncer de mama, mais rápido pode iniciar o tratamento tendo até mesmo chance de cura em alguns casos.

O Outubro Rosa ainda promove dicas sobre prevenção do câncer de mama e diagnóstico da doença, que hoje em dia é a segunda maior causa de morte das mulheres do mundo todo. Durante a campanha, algumas instituições ainda oferecem mamografias gratuitas ou com descontos para que todas as mulheres brasileiras possam realizar o exame e cuidar da saúde.

Qual a programação para o Outubro Rosa 2021?

Neste ano, a programação do Outubro Rosa varia de estado para estado e de cidade para cidade. Em cada município, tanto a prefeitura quanto às instituições privadas promovem eventos e formas de divulgação para alcançar cada vez mais mulheres, e em alguns casos ainda oferecem brindes, cartões e panfletos que são entregues nas ruas.

Em alguns locais são feitas palestras e eventos explicando mais a fundo sobre os sintomas do câncer de mama e os perigos da doença quando ela não é tratada.

Quando a mamografia é necessária?

O exame de mamografia é necessário a partir dos 50 anos de idade e deve ser feito até os 69 anos. Porém, em alguns casos o médico pode solicitar que a paciente comece a fazer os exames anualmente a partir dos 40 anos para verificar a existência de nódulos em estágios iniciais.

Apesar de não ser muito comum que o câncer de mama surja em mulheres mais jovens, ainda assim é necessário tomar todos os cuidados, já que a doença também pode atingir esse público.

Como a campanha é voltada especialmente para as mulheres, pouco se sabe que os homens também podem ter câncer de mama.

Você desconfia de algum problema nos seios? No BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Mastologistas e Ginecologistas! Agende sua consulta pelo site ou aplicativo de foma fácil, rápida e segura.

Como o câncer de mama atinge os homens?

Diferente do que se acredita, o câncer de mama também pode atingir os homens, já que eles também têm glândulas mamárias e hormônios femininos, mesmo que em poucas quantidades. Hoje em dia, sabe-se que pelo menos 1% dos casos de câncer de mama no mundo são de homens.

Os sintomas do câncer de mama no sexo masculino costumam ser:

  • pequenos nódulos próximos ao mamilo;
  • secreção no mamilo;
  • dor unilateral na mama;
  • retração de um dos mamilos.

Por que fazer o exame como forma de prevenção?

O diagnóstico do câncer de mama precoce pode curar até 95% dos casos ainda em estágio inicial, já que o tratamento se inicia assim que a doença é descoberta. Além disso, diminui-se também significativamente as chances de progressão da doença e morte, levando em conta que esse tipo de câncer é um dos mais agressivos e que mais atinge as mulheres.

Mulher com a mão no seios alertando para a importância do autoexame.
O autoexame ajuda na hora de identificar nódulos ou aparência estranha nas mamas

Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, a SBM, das 11 milhões de mamografias aproximadamente que deveriam ser feitas anualmente, apenas 3 milhões são feitas. Ou seja, menos de 30% das mulheres acima de 40-50 anos fazem os exames anuais para a prevenção do câncer de mama.

Isso significa que a campanha do Outubro Rosa continua sendo importante como forma de conscientização da população a respeito dos perigos do câncer de mama não diagnosticado.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

O principal sintoma do câncer de mama são pequenos nódulos em uma das mamas, que podem ser sentidos ou observados em frente ao espelho. A portadora da doença também pode perceber manchas e texturas diferentes na pele do seio, que pode indicar o surgimento de um nódulo ainda pequeno, que só pode ser identificado no exame da mamografia.

Isso porque os nódulos que são sentidos com o toque normalmente são maiores de 2 cm, o que significa um estágio bastante avançado que quase nunca é possível obter a cura. A mamografia, porém, consegue identificar os nódulos antes de 1 cm, estágio inicial no qual ainda é possível reverter o quadro.

Além de manchas e texturas na pele, outros sintomas que podem surgir antes do nódulo são:

  • dores unilaterais;
  • inchaços;
  • secreções ou sangue saindo do mamilo;
  • mamilos invertidos;
  • mamas de tamanhos diferentes;
  • vermelhidão na mama;
  • sensação de queimação e ardor;
  • coceira constante na região.

Viu como o Outubro Rosa 2021 é importante para a saúde da mulher? Não deixe de visitar o seu médico periodicamente, e faça sempre os exames anualmente para se certificar que sua saúde está em dia. Além disso, aproveite o mês de outubro para conscientizar outras mulheres a respeito da necessidade e importância de realizar a mamografia e o autoexame para diagnósticos precoces.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima