palpitações e dores no peito

Palpitações e dores no peito: 8 Prováveis causas para o sintoma

A grande maioria das pessoas se assusta ao sentir palpitações e dores no peito, já imaginando algo ruim. De fato, esses sintomas podem descrever problemas sérios, como um infarto, mas também situações pontuais mais fáceis de tratar, como a ansiedade. De qualquer forma, é sempre bom entender o que está acontecendo para procurar tratamento junto a um especialista. Afinal de contas, com o coração não se pode arriscar.

Quer saber algumas possíveis causas desses sintomas? Confira nos parágrafos abaixo alguns casos que podem motivar sua incidência e o que fazer nessa situação!

O que são palpitações e dores no peito?

Antes de mais nada, é preciso entender o que são, de fato, essas palpitações e dores no peito. Em geral, fala-se de uma pressão, um peso ou uma agonia no coração, com duração de mais de 10 minutos. Em alguns casos, este sentimento pode se irradiar para outras partes do corpo e trazer formigamento nas mãos e nas costas.

mulher com a mão no peito

Como há inúmeras variáveis para este evento, é interessante sempre analisar outros sintomas que podem acompanhá-lo. Em especial, quando for seguido de suor frio, problemas para respirar, dor de cabeça ou mesmo tontura, o mais indicado é buscar auxílio médico.

O que causa palpitações e dores no peito?

Já foi estabelecido, ainda na introdução deste texto, que diversas são as situações que podem acarretar tais sintomas. Dito isso, é importante ter uma noção das mais prováveis para saber o que fazer em cada um dos casos. Para te auxiliar nessa tarefa, abaixo você poderá conferir 8 das principais justificativas para o aparecimento dessas sensações.

1. Ataque cardíaco ou infarto

Obviamente, a primeira coisa que se pensa quando alguém reclama de palpitações e dores no peito é em um infarto. O temido ataque cardíaco é um evento perigoso, em que o tecido que reveste o coração morre. As causas para isso podem ser o fluxo de sangue baixo ou o entupimento de artérias. Em geral, apresenta uma sensação de aperto, queimação ou pontada no coração.

sintomas do infarto: palpitações e dores no peito

Mesmo com mais de 70 mil mortes no Brasil em 2021, a doença tem, normalmente, um público específico. Indivíduos acima dos 45 anos de idade são mais propensos, bem como fumantes ou pacientes com pressão ou colesterol altos. Vale saber, porém, que os casos em jovens estão crescendo nos últimos anos.

2. Arritmia cardíaca

Outra possível causa para os sintomas já descritos é a arritmia cardíaca, também bem conhecida pela sociedade. Aqui, a frequência dos batimentos do coração se apresenta irregular, podendo ser mais lenta ou mais rápida que o ideal. Em ambos os casos, porém, é preciso tomar cuidado com o quadro.

arritmia cardiaca equipamento medico

Para avaliar se é de fato uma arritmia, vale verificar outros sintomas, como mal-estar, tontura e palidez. A diferença para o tópico anterior é que esta pode ocorrer em pessoas saudáveis. Ainda assim, em geral ela é vista em pacientes com outras doenças cardíacas, pressão alta, problemas na tireoide, anemia ou o próprio envelhecimento.

3. Doenças cardíacas

Além dos dois pontos levantados acima, há outras doenças cardíacas que podem trazer consigo as palpitações e dores no peito. Essas podem ser enfermidades pontuais ou doenças hereditárias, sendo preciso uma análise mais profunda para verificar a qual se refere. Exemplos disso são a costocondrite, a pericardite e a isquemia cardíaca.

doenças cardíacas que causam palpitações e dores no peito

Em todos esses casos, o mais indicado é verificar o tratamento junto a um especialista o mais rápido possível. Cada uma das situações requer um tratamento diferente, o qual depende do diagnóstico. Para evitar problemas como esses, o ideal é visitar regularmente seu médico cardiologista.

4. Insuficiência cardíaca

Para finalizar as causas desses sintomas ligadas diretamente ao sistema cardiovascular, tem-se a insuficiência cardíaca. Esta é uma situação em que o coração bombeia o sangue em quantidade insuficiente para o corpo. Com isso, acaba por não atender as necessidades do organismo, acumulando fluidos em diversos tecidos.

o que insuficiência cardíaca

O grande vilão deste caso, entretanto, está justamente nos sintomas, que vão além dos já citados. Em alguns exemplos, é possível verificar sinais mais leves, como cansaço e perda de memória. Enquanto isso, outros trazem evidências mais concretas, tais como o inchaço nas pernas, o abdômen inchado e uma confusão momentânea.

5. Transtorno de ansiedade

Saindo então das causas mais óbvias, se faz necessário mencionar algumas muitas vezes desconsideradas para o diagnóstico. Em geral, elas dizem respeito a transtornos ou situações que afetam o organismo, mas não são facilmente compreendidas. Um bom exemplo disso é o transtorno de ansiedade, que também pode causar palpitações e dores no peito.

pessoa com ansiedade com palpitações e dores no peito

Esse tipo de sensação ocorre, principalmente, durante as crises, as quais podem durar de minutos a horas. Por ser um distúrbio psicológico, é preciso acompanhamento especializado para definir o melhor tratamento. Momentaneamente, o mais indicado é acalmar o indivíduo e fazê-lo respirar calma e corretamente.

6. Ataques de pânico

A ansiedade não é, entretanto, o único distúrbio mental com interferência direta no coração. Os ataques de pânico podem desenvolver os mesmos sintomas, porém de maneira mais evidente. A motivação por trás da crise, neste caso, deixa de ser o pensamento futuro, podendo ser uma situação ou um medo em específico.

jovem com as mãos na cabeça e ataque de pânico

Novamente, o tratamento deve ser feito por um psiquiatra ou psicólogo, junto ou não a remédios. Na hora do ataque de pânico, o mais indicado é realizar um trabalho semelhante ao já citado. Assim, tente acalmar o indivíduo, fazê-lo pensar em outras coisas e se esquecer do momento atual. Regular a respiração também auxilia muito no processo.

7. Uso de drogas

Não somente os problemas cardíacos ou psicológicos podem causar palpitações e dores no peito. Na verdade, há fatores externos que podem afetar diretamente a respiração do indivíduo, dentre os quais as drogas se destacam. Aqui, pode-se considerar tanto as ilícitas como as lícitas, exemplo da cafeína, nicotina e o próprio álcool.

palpitações e dores no peito como sintoma de uso de drogas

O diagnóstico neste caso é mais simples, bastando associar as situações em que os sintomas ocorreram e o que acontecia no momento. Ainda assim, o tratamento não é tão fácil, visto que depende da predisposição do paciente em se livrar de tais drogas. Por vezes, é preciso tratar também o processo de abstinência para resolver a situação.

8. Excesso de gases

Para finalizar os 8 principais causadores dos sintomas destacados, é preciso mencionar um esquecido na grande maioria das vezes. Mais do que isso, é algo extremamente comum, rotineiro e que em nada está relacionado ao sistema cardiovascular. Aqui, fala-se em específico do excesso de gases.

mulher com mão na barriga pelo excesso de gases

Ainda que assuste muitas pessoas, essa é a razão mais comum para as dores no peito, afetando indivíduos dos mais diversos perfis. A explicação para isso é simples, visto que depende da alimentação, de exercícios físicos e de condições pré-existentes. Com isso, os gases acabam por empurrar os órgãos abdominais, causando dores e desconforto no peito. Felizmente, a hidratação e alguns remédios podem solucionar o problema.

Como tratar palpitações e falta de ar?

Sem dúvida alguma, é alarmante sentir palpitações, dores no peito e falta de ar. Ainda assim, inúmeras são as causas para esses sintomas, sendo preciso calma para analisar a situação e buscar um médico. Somente o especialista poderá garantir, após exames e conversas, o que está acontecendo e como deve ser feito o tratamento. Para isso, é preciso buscar pelos profissionais corretos.

O BoaConsulta é uma plataforma para agendamento de consultas e exames que apresenta uma experiência 100% online. Por meio de um processo simples, você entra em contato com o médico que deseja, a qualquer momento e com a segurança necessária.

Precisa agendar com um médico ou deseja ser atendido por teleconsulta? No BoaConsulta encontra as mais diversas especialidades médicas, agende sua conta e seja atendido presencialmente ou por teleconsulta.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *