Homem colocando placa de bruxismo.

Placa de bruxismo: o que é, como funciona, quando deve ser usada e quais os cuidados?

Dor no pescoço e de cabeça, dificuldade para abrir a boca ao acordar e desgaste dentário que afeta a estética do sorriso. Esses são apenas alguns dos sintomas mais comuns do bruxismo, uma situação caracterizada pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, principalmente à noite.

Apesar de não ter cura, existem diversas maneiras de aliviar os efeitos do problema. Uma das mais comuns, que é recomendada pelo dentista, é a placa de bruxismo. Esse acessório é feito de acrílico e é ideal para quem sofre com o distúrbio, pois alivia os principais sinais da doença.

Ficou interessado? Quer saber quando a placa de bruxismo deve ser utilizada e como ela funciona? Então, continue a leitura!

O que é o bruxismo e quais são os seus sintomas?

O bruxismo é caracterizado pelo ato inconsciente e involuntário de apertar os dentes, principalmente no período noturno. Essa disfunção pode ser causada pelo fechamento incorreto da boca, por problemas psicológicos e por fatores congênitos.

Mulher dormindo com sintomas de bruxismo.
Bruxismo é o ato de bater, ranger e esfregar os dentes enquanto dorme ou acordado involuntariamente.

Quem sofre com o problema pode ter a qualidade de vida prejudicada, já que o bruxismo manifesta vários sinais que são percebidos no dia seguinte. Os principais deles são:

  • dificuldade ou dor para mastigar;
  • dificuldade para movimentar a boca;
  • dor na mandíbula;
  • dor nos ombros, no pescoço ou na cabeça.

Esses sintomas também causam alterações no humor e dificuldade de concentração. Em casos mais graves, quando a pessoa exerce uma força muito grande nos dentes, também é possível perceber sangramentos na gengiva. Isso acontece porque os tecidos que sustentam a arcada dentária recebem essa carga de esforço, sendo danificados.

Caso o paciente não trate o bruxismo corretamente com o uso da placa, o problema resulta em dentes desgastados e soltos, além do comprometimento da parte estética do sorriso.

Como funciona a placa de bruxismo?

A placa de bruxismo é um instrumento confeccionado sob medida para cada paciente. O objetivo principal é promover uma proteção na arcada dentária, evitando o contato entre os dentes. Esse dispositivo rígido e móvel é feito de acrílico, e o dentista consegue encaixá-lo na boca.

Existem também algumas opções que são macias: as placas confeccionadas de silicone. No entanto, são indicadas para apenas alguns casos, pois o material pode ser perfurado caso a pessoa faça uma força maior no momento de apertar ou ranger os dentes.

Mulher com placa de bruxismo na mão.
A placa de bruxismo é utilizada para proteger os dentes do desgaste e inibir os sintomas.

O uso dessa placa pode ser diurno ou noturno, dependendo do caso do paciente e das características do bruxismo. Isso porque algumas pessoas sofrem com o problema durante o dia, enquanto outras apresentam movimentos involuntários à noite.

Com o uso constante desse instrumento, não ocorre o contato entre as arcadas dentárias e, com isso, os dentes não sofrem atrito e não se desgastam. Além disso, o dispositivo inibe os movimentos involuntários, o que ajuda a evitar os sintomas e também previne problemas na articulação temporomandibular.

Quando a placa de bruxismo deve ser usada?

A placa de bruxismo é confeccionada de acordo com a orientação do dentista, pois ela serve exclusivamente para as pessoas diagnosticadas com o problema.

Ainda que o bruxismo seja leve ou se manifeste apenas alguns dias, é essencial que o paciente utilize essa placa. Em alguns casos, a disfunção não provoca danos na superfície da arcada dentária e, por isso, é difícil diagnosticá-la. Em outros, ela se manifesta durante um tempo e, depois, ameniza.

Se você se enquadra na segunda opção, saiba que isso ocorre porque o apertar ou o ranger dos dentes está relacionado com a saúde emocional. Logo, quando o indivíduo vive uma situação estressante, sobrecarregada, preocupada ou com muita ansiedade, o bruxismo pode se manifestar e, quando volta a ficar tranquilo, o problema vai embora.

Por isso é tão importante consultar um dentista para que ele defina a melhor opção de tratamento e o tipo de placa ideal para o seu caso.

Como higienizar a placa de bruxismo?

Quem tem bruxismo e precisa usar a placa deve ter um muito cuidado com a higiene bucal, mantendo o uso do fio dental e da escova de dente diariamente.

Além disso, é essencial higienizar o dispositivo de modo correto, escovando o item com creme dental e uma escova macia, para eliminar os resíduos e proteger o material da ação da saliva.

Ilustração limpeza de placa de bruxismo e higiene bucal.
Quem utiliza a placa precisa redobrar os cuidados de higiene bucal e com o dispositivo.

Depois de lavar e secar, é importante guardar a placa em um estojo específico, que a armazenará enquanto ela não estiver sendo usada. Isso evita que o item fique em contato com sujeiras, que deixam o material manchado ou amarelado, o que reduz a eficiência e a durabilidade na arcada dentária.

Qual é a duração da placa de bruxismo?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que usam a placa de bruxismo, mas é difícil afirmar exatamente qual é a durabilidade do acessório, já que o tempo útil depende de vários fatores, como:

  • gravidade da disfunção;
  • número de dentes em contato com a placa;
  • tipo de material usado na confecção;
  • espessura do material.

No entanto, de modo geral, a duração média é de 6 meses. Caso a pessoa seja bem cuidadosa, o tempo de durabilidade pode chegar a um ano.

Quais são os prós e contras da placa de bruxismo?

O uso da placa de bruxismo é parte fundamental do tratamento. No entanto, a remoção incorreta do dispositivo, o incômodo causado pelo ranger dos dentes ou o tamanho inadequado do equipamento podem dificultar a sua utilização.

Confira, a seguir, os prós de utilizar a placa de bruxismo:

  • Melhora a qualidade do sono;
  • Diminui a atividade muscular de apertamento;
  • Previne fraturas e desgastes dentários;
  • Diminui os sintomas dolorosos, como dor no torcicolo, no pescoço e na cabeça.

A placa de bruxismo oferece muitas vantagens e alívio para o paciente. Por isso, é muito recomendada para quem sofre com o problema. Ainda assim, é preciso conhecer alguns dos problemas que podem ser encontrados com o seu uso:

  • desajuste oclusal (mordida);
  • apneia obstrutiva do sono;
  • design inapropriado da placa de bruxismo.

Agora que já sabe quando a placa de bruxismo deve ser utilizada, lembre-se de que é fundamental consultar um dentista especializado quando há suspeita do problema. O profissional poderá analisar o seu caso e as características do distúrbio, indicando o melhor tratamento para você.

Procurando por um dentista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos dentistas, agende sua consulta online, pelo site ou aplicativo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *