Porque o mês de outubro é o mês do câncer de mama e como surgiu o Outubro Rosa?

Embora o Outubro Rosa seja uma das campanhas mais conhecidas no Brasil e no mundo, pouco se sabe sobre sua história e do porquê o mês de Outubro ter sido escolhido como forma de difundir a importância de cuidar da saúde feminina. Afinal, é durante essa campanha que as mulheres acima de 40 anos são incentivadas a realizar os exames para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer. Mas você sabe porque o mês de outubro é o mês do câncer de mama? No post a seguir, entenderemos melhor a importância desse período, continue lendo.

Apesar do movimento ter se propagado no Brasil em 2002, ele já existia nos Estados Unidos desde os anos 90, quando surgiu com os laços cor de rosa como forma de conscientização para a população feminina e também masculina. 

Confira a seguir por que o mês de outubro foi escolhido para a conscientização do câncer de mama!

O que é a campanha do Outubro Rosa?

Embora as pessoas saibam que o movimento outubro rosa seja uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama que acontece em outubro, pouco se fala sobre os eventos que acontecem durante a programação deste mês.

Para contemplar o movimento rosa, várias clínicas especializadas em mamografias oferecem exames com descontos ou até gratuitos para que todas as mulheres tenham acesso ao diagnóstico precoce.

Mulher segurando laço cor de rosa símbolo do outubro rosa e do combate ao câncer de mama.
Durante o mês de outubro as instituições incentivam as mulheres a realizar os exames para diagnóstico precoce do câncer de mama.

É também durante esse mês que algumas instituições aproveitam para abordar outras categorias de câncer que atingem as mulheres, como é o caso do câncer de ovário e de útero.

Por que o mês de outubro é o mês do câncer de mama?

O mês de outubro na verdade foi escolhido por coincidência nas datas. Isso porque, quem teve a iniciativa de celebrar o Outubro Rosa foi a Fundação Susan G. Komen for the Cure, situada nos Estados Unidos e considerada a maior instituição de prevenção e cuidado ao câncer de mama do país.

Essa fundação foi criada para homenagear Susan G. Komen, mulher diagnosticada com câncer de mama aos 33 anos que morreu de forma precoce aos 36. Sua irmã Nancy Brinker, em sua memória, criou a fundação para conscientizar as pessoas de como a prevenção da doença é importante, além de deixar as mulheres cientes dos riscos e complicações que a doença pode causar.

A empresa decidiu dar um laço cor de rosa para as participantes da primeira Corrida pela Cura, feita em Nova York no ano de 1990.

Foi nessa época que Charlotte Haley, uma mulher que também era portadora da doença, começou a distribuir cartões com laços laranjas para incentivá-las a doar valores para instituições voltadas para os cuidados com o câncer de mama.

A partir disso, deu-se início ao Outubro Rosa em 1997, quando criou-se em Lodi e Yuba, duas cidades dos Estados Unidos, atividades que tinham como objetivo promover o diagnóstico precoce do câncer de mama no mês de Outubro.

Por que o Outubro Rosa é importante?

De acordo com uma pesquisa publicada pela UOL, as mamografias aumentaram aproximadamente 37% desde que a campanha do Outubro Rosa surgiu, mostrando a importância de conscientizar as mulheres a respeito do diagnóstico precoce.

Além do mais, é importante ressaltar que o câncer de mama é o segundo câncer que mais afeta as mulheres no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele.

Mulher segurando laço símbolo do combate ao câncer de mama.
O diagnóstico precoce de câncer de mama aumenta em 95% a taxa de cura.

E embora esse tipo de câncer seja bastante agressivo e possa progredir para a morte da paciente, quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais da doença e o tratamento já começa a ser aplicado na paciente, as chances de cura podem chegar a 95%, não trazendo grandes riscos de morte para a saúde da mulher.

Existe alguma forma de prevenção do câncer de mama?

Na verdade, não existe um único motivo que leva ao desenvolvimento do câncer de mama, já que ele depende de vários fatores e nem sempre a causa pode ser algo que a portadora possa controlar.

Ilustração de práticas preventivas do câncer de mama.
Realizar exames de rotina, alimentar-se e exercitar-se são ótimas formas de prevenir o câncer de mama.

Mas, sabe-se que manter hábitos saudáveis pode ajudar no aumento das atividades de proteção que acontecem dentro das células, como:

  • praticar atividades físicas regularmente;
  • alimentar-se de forma saudável consumindo menos açúcares e mais fibras;
  • evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • manter o peso adequada;
  • evitar o uso de hormônios sintéticos.

Leia mais sobre a prevenção do câncer de mama clicando aqui!

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Os sintomas do câncer de mama variam de acordo com o estágio e organismo de cada paciente. Embora saiba-se que o mais comum são os nódulos que podem surgir nas mamas e nas axilas, alguns sinais que podem passar despercebidos em estágios iniciais do tumor são coceiras nas mamas e aspecto enrugado na pele do seio.

Em alguns casos, as pacientes também podem desenvolver sangramentos e excreção de líquidos pelos mamilos, além de apresentar manchas e pequenas dores em toda a região do seio, podendo ser tanto na mama como no mamilo, ou apenas em uma das regiões.

Quem deve fazer a mamografia?

A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos de idade anualmente, principalmente por mulheres que contam com histórico familiar de câncer na família.

Enquanto isso, alguns especialistas podem pedir o exame anual apenas a partir dos 50 anos de idade, ficando a critério do profissional de acordo com o histórico clínico da paciente.

Porém, é sempre importante que mulheres jovens também realizem o autoexame mensalmente em casa, 5 dias depois do primeiro dia da menstruação, a fim de verificar qualquer tipo de mudança nas mamas. Apesar de ser menos frequente em mulheres mais jovens, o câncer de mama também pode atingir mulheres a partir dos 18 anos.

Agora que você viu porque o mês de outubro é o mês do câncer de mama e aprendeu a importância da campanha, não deixe de realizar o autoexame mensalmente e a mamografia todos os anos se for solicitado pelo especialista. Vale lembrar que mulheres na menopausa também devem fazer o autoexame, escolhendo um dia para repeti-lo mensalmente a avaliar as condições e anomalias das mamas.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima