Duas pessoas com as mãos dados com o símbolo da prevenção do câncer de mama ao lado.

Como prevenir o câncer de mama e quais cuidados ter no dia a dia?

Embora seja uma das doenças que mais atingem as mulheres atualmente, o câncer de mama não somente tem cura como também pode ser evitado em grande parte dos casos. Por ser estimulado por agentes cancerígenos, mudar alguns hábitos e comportamentos pode ajudar a prevenir o câncer de mama em até 30% dos casos.

O câncer de mama é causado por fatores genéticos, comportamentais, hereditários ou hormonais. Isso significa que nem sempre há maneiras de se prevenir da doença, já que em algumas pacientes a própria genética acaba alterando os genes das células para virem cancerosos, causando então o câncer.

Leia também: Como se desenvolve o câncer de mama

Porém, em alguns casos ainda assim é possível mudar hábitos para evitar o surgimento do câncer de mama e qualquer outro tipo de tumor. Confira a seguir!

Como prevenir o câncer de mama?

Vejamos então algumas recomendações médicas, quando o assunto é prevenção do câncer de mama e também de outras doenças que ocorrem principalmente em função de hábitos ruins.

Mantenha uma alimentação saudável

O Ministério da Saúde afirma que mulheres e homens que mantêm uma alimentação saudável e praticam atividades físicas regularmente, podem reduzir os riscos do desenvolvimento de câncer de mama em até 28%.

Ilustração de hábitos saudáveis para evitar câncer de mama.
Pessoas com hábitos saudáveis possuem menos chances de desenvolver câncer de mama.

Pensando nisso, é recomendado o consumo de alimentos naturais como verduras, frutas e legumes, e evitar ao máximo alimentos industrializados e processados, incluindo carnes como presunto e mortadela.

Também deve-se evitar a gordura hidrogenada e alimentos ricos em açúcares como bolos, sobremesas, sorvetes e iogurtes adoçados.

Não fumar

A estimativa atual é que pelo menos 30% dos casos de câncer estejam ligados ao tabagismo e tenha como causa principal o cigarro. Isso porque ele contém mais de 4.500 substâncias tóxicas que podem causar diversas doenças, incluindo o câncer de mama.

Praticar atividades físicas

Movimentar-se durante o dia, seja com dança, caminhada, subir e descer escadas, andar de bicicleta, cuidar da casa e jardim e até levar o cachorro para passear ajuda o corpo a se manter no peso ideal, além de evitar também o acúmulo de gordura nas células. Tudo isso ajuda a evitar o desenvolvimento de quadros de câncer de mama.

Não ingerir bebidas alcoólicas

O álcool também pode ser um grande agente cancerígeno e de mais de 200 tipos de doenças. Apesar de diminuir a quantidade de álcool ingerida é uma medida que já ajuda na prevenção do câncer de mama, de acordo com a Fundação Nacional do Câncer, o mais indicado é que você evite completamente ou o máximo possível a ingestão de álcool.

Evite os hormônios sintéticos

Embora a reposição hormonal seja recomendada e benéfica em alguns casos específicos, é necessário que seja acompanhada por um médico e que seja feita por um tempo limitado.

Isso porque a reposição hormonal sintética pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de mama se for feita por muito tempo seguido.

Realize o autoexame mensalmente

Muitas mulheres podem acabar descobrindo um câncer de mama precocemente por meio do autoexame feito em casa e sendo diagnosticada a tempo de curar a doença.

A recomendação é que todas as mulheres acima de 18 anos faça o autoexame mensalmente, 5 dias depois do primeiro dia da menstruação, para se conhecer e ser capaz de reconhecer qualquer anomalia na mama, no que diz respeito à coloração, manchas, textura, vermelhidão, coceira, dor e nódulos.

Realizar o autoexame ou palpação da mama pode ajudar no diagnóstico de nódulos cancerígenos.
Mulher realizando o autoexame de mama.

Mulheres na menopausa devem realizar o exame uma vez por mês em um dia pré-determinado. Como por exemplo, todo dia 15.

Faça a mamografia

A mamografia deve ser feita todos os anos a partir dos 40 anos, e é importante para conseguir identificar nódulos menores. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar a 95% em alguns casos, e muitas vezes os nódulos são tão pequenos que só podem ser vistos nos exames, já que na palpação normalmente eles só são sentidos quando estão mais avançados.

Evite exposição a agentes cancerígenos

Alguns agentes químicos, biológicos e físicos ou até mesmo suas combinações podem resultar em agentes cancerígenos. Com isso, a exposição frequente do organismo a eles pode acabar resultando no câncer de mama e outros tipos de câncer.

Evitar a exposição a esses tipos de substâncias pode evitar o processo de mutação das células e sua proliferação, evitando muitas vezes os tumores.

Amamente

A amamentação, além de ser benéfica para o bebê, também beneficia muito a saúde da mãe.

Mulher amamentando bebê.
a amamentação pode ajudar na prevenção contra o câncer de mama

Isso porque durante o aleitamento ocorre uma baixa nos hormônios que podem contribuir para o câncer de mama, além do ato promover a renovação celular, fazendo com que as células que não estão “tão saudáveis” sejam substituídas por outras mais novas.

Mantenha o peso ideal

Manter o peso ideal é importante especialmente para mulheres que já estão na menopausa. A estimativa atual é que mulheres obesas tenham pelo menos 20% de chances a mais em comparação a mulheres no peso normal de desenvolver câncer de mama depois da menopausa.

Mulher com obesidade possui maior risco de desenvolver câncer de mama.
O sobrepeso pode aumentar as chances do desenvolvimento de câncer de mama.

Um estudo feito com 350 mil mulheres mostrou que quanto maior o IMC, mais altos os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Em uma outra pesquisa, feita na Dinamarca, acompanhando 18.967 mulheres, descobriu-se que o câncer de mama era mais frequente em mulheres com IMC maior que 30 em mulheres na menopausa, além de serem mais agressivos.

Tome sol diariamente

É importante que você tome sol, sem protetor solar, por pelo menos 10 minutos antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde. Depois disso, você deve usar o filtro solar para evitar o câncer de pele.

O banho de sol é muito importante para aumentar a produção de vitamina D, nutriente essencial para reduzir 50% os riscos de desenvolver câncer de mama e outros tipos de câncer, desde que você não fique por muito tempo no sol.

Viu como é possível prevenir o câncer de mama? Tomando todos os cuidados necessários e mudando seus hábitos e comportamentos, você consegue reduzir em até 30% os riscos de desenvolver câncer de mama. Lembre-se, também, de manter os exames preventivos em dia, além de fazer mensalmente o autoexame em casa.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *