Na imagem, um estetoscópio ligado a um coração.

Primeira vez no cardiologista em SP? Saiba o que perguntar!

As doenças cardiovasculares se tornaram um dos principais problemas de saúde em nossa sociedade e há várias justificativas para essa questão. Uma delas é o sedentarismo.

Por isso, procurar um cardiologista é importante para garantir seu bem-estar. Ao ir ao cardiologista, você pode verificar se seus hábitos estão saudáveis e como está o funcionamento do seu sistema cardiovascular, ou seja, do seu coração e vasos sanguíneos.  Com base nos exames e na conversa com o médico, é possível se sentir mais seguro e esclarecido em relação ao seu corpo.

Para garantir uma boa consulta é importante saber o que perguntar a esse especialista durante o check up. Ficou curioso para descobrir? Vamos lá!

Como está o meu colesterol?

Esse é um dos indicadores mais básicos da saúde do coração, pois reflete a alimentação e os hábitos do paciente com grande facilidade. Quando nossas refeições são muito gordurosas e ricas em açúcares e levamos uma vida sedentária, os níveis de gordura no sangue tende a subir. Isso desencadeia o colesterol alto e pode levar à obstrução das artérias.

Sendo assim, faça exames de sangue e os leve para que seu médico confira os níveis de colesterol ruim e bom. Não tenha receio de perguntar a ele como está essa e outras questões. Assim, ele pode orientar que você mude seus hábitos conforme for necessário para garantir a saúde do seu coração.

Como estão os meus triglicérides?

Os triglicérides, assim como o colesterol, são verificados a partir do exame de sangue.

Ambos são gorduras essenciais para o funcionamento do corpo, mas com funções diferentes. E, apesar disso, podem acabar acumuladas nas artérias quando em excesso, aumentando riscos de infarto.

No caso dos triglicérides, eles são, basicamente, toda a energia que você consumiu em sua alimentação, mas que foi transformada em gordura reserva. Por isso, é importantíssimo estar a par dos níveis desse indicador, perguntando ao cardiologista se estão adequados.

É indicado que os exames de sangue mais básicos sejam realizados anualmente desde a adolescência. Porém, quando falamos sobre consultar um cardiologista, especificamente, a idade recomendada é a partir dos 45 anos para os homens e 50, no caso das mulheres. Lembrando que essa idade por variar de acordo com seu histórico familiar, certo?

Preciso mudar minha alimentação?

Como visto, a alimentação desempenha um papel importante na saúde do sistema cardiovascular. Visto isso, caso seus exames estejam alterados, certamente, você precisará fazer algumas alterações na alimentação.

Para confirmar e saber exatamente o que mudar, pergunte ao seu médico. Não tenha receio de tirar todas suas dúvidas sobre o assunto para garantir que você aproveite ao máximo a consulta e saia do consultório esclarecido.

Quais são os efeitos da atividade física no tratamento?

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre a amplitude dos benefícios que as atividades físicas têm no seu bem-estar. Se ainda possui dúvidas em relação ao seu caso, vale perguntar ao cardiologista quais são os efeitos que a prática de esportes é capaz de proporcionar no seu tratamento, — além de esclarecer quais opções são mais viáveis para você.

Viu só como consultar esse especialista é importante para manter a sua saúde sempre em dia? Então, comece já a procurar por um bom cardiologista em SP. Vale pedir indicações de amigos e buscar em aplicativos de marcação de consulta para facilitar a sua tarefa.

Gostou de saber mais sobre consultas com um cardiologista? Aproveite para conferir como e onde fazer doação de sangue em São Paulo!

Postagens similares

2 Comments

  1. Fiz uma eco e aparesceu uma grande pedra que esta raspando minha visicula vomitei verde mas o medico disse. Que esta enflamado e tem que faser um tratamento pra depois operar sera que espero corro risco de cortar e morrer

  2. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Beatriz?

    Apesar de ser um problema sério, seguindo as orientações médicas e realizando o tratamento adequado os riscos são bem baixos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *