Probióticos são bactérias benéficas que exercem efeito positivo à nossa saúde. Normalmente as bactérias estão associadas a situações negativas, como doenças e infecções, porém elas também exercem funções fundamentais para a nossa saúde.

Podemos destacar algumas das suas funções dos probióticos no nosso organismo:

Prevenção de doenças intestinais:

Eles ajudam a diminuir processos inflamatórios no intestino, essas inflamações podem resultar em doenças como câncer.

Promover o equilíbrio da microbiota intestinal:

A microbiota intestinal comumente chamada de flora intestinal é nome do grupo de bactérias, boas e ruins, que vivem no nosso intestino. Os probióticos são fundamentais para manter o equilíbrio desta relação. Um exemplo de como essa falta de equilíbrio pode se manifestar é a prisão de ventre, um problema muito comum, principalmente em bebês.

Diminuição na incidência de alergias 

Várias alergias e intolerâncias alimentares podem ter menor impacto no organismo devido ação dos probióticos.

Atua na síntese das vitaminas do complexo B

Este tipo de vitamina dentre outras funções tem como responsabilidade a digestão das gorduras e absorção dos nutrientes, dessa forma, aumentam a eficácia das dietas.

Colabora na desintoxicação hepática

Os probióticos ajudam na metabolização das toxinas, que afetam o sistema imunológico, desta forma melhorando e prevenindo infecções.

Apesar de todos esses benefícios é muito importante procurar um nutricionista para individualizar o seu tratamento, já que cada organismo requer um tipo de atuação diferente. Na minha clínica costumo adotar regularmente o uso de probióticos para os meus pacientes e tenho conseguido excelentes resultados.

Escreva um comentário

Share This