Como devem ser usados os protetores solares infantis? Qual a melhor opção? O que considerar na hora da compra? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo.

Fotoproteção na infância

Independente da faixa etária, a fotoproteção é essencial para o cuidado com a pele e a prevenção das neoplasias cutâneas. Contudo, durante a infância, usar filtro solar se torna ainda mais importante.

Existem muitos motivos para isso, a começar pelo fato de que os principais mecanismos naturais de proteção contra a radiação solar possuem características distintas nesse período.

O estrato córneo encontrasse ainda pouco desenvolvido, apresentando-se particularmente fino e imaturo no primeiro ano de vida. Além disso, o recém-nascido é particularmente vulnerável à radiação UV devido à baixa produção de melanina na faixa etária.

Diante disso, como você pode imaginar, a resposta da pele da criança à radiação é bastante inferior se comparada ao adulto, tornando-a mais vulnerável a danos agudos e crônicos.

Ainda sobre a importância dos protetores solares infantis, é preciso ressaltar a presença de uma maior exposição ao sol, já que as crianças passam mais tempo realizando atividades externas, o que produz uma dose anual de exposição 3 vezes maior que a de uma pessoa de meia idade.

Por causa de todos esses fatores, estima-se que cerca de 50% da radiação recebida durante toda a vida do indivíduo aconteça até os seus 18 anos de idade.

Dessa forma, fica fácil entendermos porque a proteção solar na infância é essencial para prevenção do câncer de pele, como apontam alguns estudos.

Será que os protetores solares infantis contribuem de alguma forma para reverter esse cenário?

Fotoprotetores tópicos

O filtro solar é uma das principais estratégias de fotoproteção a nossa disposição, embora bonés, óculos de sol e sombrinhas também tenham o seu lugar. Os fotoprotetores tópicos se tornam cada vez mais eficientes e devem ser usados por pessoas de todas as idades.

Com qual idade a criança pode começar a usar protetor solar?

Os protetores solares infantis são indicados para crianças acima dos 6 meses de idade. Abaixo dessa faixa etária seu uso não é recomendado pelas autoridades sanitárias, já que ainda não existem dados toxicológicos suficientes para atestar sua segurança.

Em todo caso, deve-se sempre optar por produtos próprios para crianças, com fragrâncias suaves, não alergênicos e com a presença de filtros inorgânicos em sua fórmula.

Compartilharemos mais algumas dicas para escolha ideal mais adiante.

Aplicação

Aplique o protetor solar cerca de 15 minutos antes da exposição. Caso haja contato com a água, faça a aplicação com 30 minutos de antecedência.

Se possível, prefira passar o filtro solar na criança antes de vestir a roupa, tendo o cuidado para não esquecer nenhuma área do corpo.

E lembre-se, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após longas

imersões na água.

Qual a quantidade ideal?

Não negligencie a importância dos protetores solares infantis, pode usar uma quantidade generosa de fotoprotetor. Muitas pessoas acabam não utilizando o mínimo necessário, e por isso não obtém os efeitos prometidos pelo produto.

Como escolher o melhor protetor solar infantil

Atualmente temos a disposição no mercado uma grande variedade de protetores solares infantis, listamos alguns aspectos importantes para você analisar antes de escolher qual produto comprar. Confira!

Fator de proteção solar

O FPS – Fator de proteção solar – indica a intensidade e o tempo que a pele estará protegida da ação nociva dos raios solares. Normalmente, é recomendado um FPS 30 como mínimo para os pequenos, contudo, o FPS 50 tende a valer mais a pena, em especial para crianças de pele clara.

Fórmulas hipoalergênicas

A pele da criança é mais delicada, e assim, também mais sensível que a do adulto. Para evitar qualquer tipo de irritação, prefira fórmulas hipoalergênicas, que são dermatologicamente testadas, e além de protegerem a pele do sol, previnem alergias, já que não contém ingredientes nocivos, como conservantes e fragrâncias.

É importante ressaltar ainda que a absorção frequente de produtos nocivos pela pele aumenta o risco para câncer, doença cada vez mais comum no país.

Opte por produtos que hidrate a pele

Como vimos, a pele das crianças é menos resistente às agressões externas se comparada a de pessoas mais velhas, até por isso, todo cuidado é pouco.

Sendo assim, recomendamos que procure por formulações com agentes hidratantes, que fortalecem a barreira natural da pele, prevenindo os mais diversos tipos de danos.

Dentre os melhores compostos nesse sentido, podemos citar como exemplos os ativos de abacate, glicerina ou Vitamina E.

Grau de resistência à água

Embora todos os protetores tenham certa resistência à água, a intensidade desse fator varia de um produto para outro. Conhecer essa informação irá te ajudar a definir quando reaplicar o produto, por exemplo.

Os filtros menos resistentes tendem a suportar bem até 40 minutos de água, por outro lado, os de alta resistência mantêm a proteção por até 80 minutos mesmo em contato com a água.

Tipo da embalagem

Cada pessoa tem a sua preferência quando se trata de embalagens na hora de escolher entre os protetores solares infantis. Dentre as opções mais buscadas, merecem destaque as embalagens em spray e bisnaga, que oferecem praticidade.

Os protetores em spray já vem com textura fluida e são mais fáceis e rápidos de espalhar. Contudo, não são indicados para crianças com menos de 2 anos de idade devido ao risco de atingir olhos e a boca.

Já as embalagens em bisnaga, facilitam o aproveitamento do produto por serem feitas de materiais menos rígidos. Essas podem ser utilizadas em qualquer faixa etária.

As melhores opções de protetores solares infantis do mercado

Depois dessas dicas sobre como escolher o protetor solar ideal para o seu filho, vamos a algumas sugestões.

Protetor Solar Infantil Sundown Praia e Piscina Kids

Sem dúvidas, um dos mais populares do mercado, o Protetor Solar Infantil Sundown Praia e Piscina Kids é 9 vezes mais resistente à água e promete 6 horas de proteção sem necessidade de reaplicação. Além disso, pode ser usado no rosto e em todo o corpo, já que é dermatologicamente testado.

Todas essas características explicam o fato de ser essa a principal opção para dias de praia e piscina.

Outra vantagem do produto é que ele espalha com facilidade sobre a pele, sendo rapidamente absorvido, sem deixar sensação de oleosidade, o que muitas vezes incomoda a criança.

Protetor Solar Infantil Natura Fotoequilibrio Criança

A Natura não fica para trás quando se fala em protetores solares infantis. O Protetor Solar Infantil Natura Fotoequilibrio Criança mistura compostos capazes de absorver e refletir os raios solares, tornando-se mais potente.

Sua formulação é leve, fácil de espalhar, possui rápida absorção e é livre de fragrâncias, características essenciais para o público infantil.

Se trata de um produto dermatologicamente testado, resistente à água por até 6 horas, que protege contra raios UVA e UVB.

Protetor Solar Infantil Nivea Sun Kids Sensitive Pure

Livre de corantes, fragrâncias e conservantes, o Protetor Solar Infantil Nivea Sun Kids Sensitive Pure possui fórmula suave e é recomendado para crianças de pele sensíveis. Além de fotoprotetor, o produto ajuda a preservar a saúde da pele dos pequenos, possui pH neutro, uma textura que desliza na pele e rápida absorção.

Embora possa ser utilizado no corpo e no rosto, deve-se ter cuidado, pois a fórmula não é livre de lágrimas.

Protetor Solar Infantil Episol

Com um amplo de espectro contra raios UVA e UVB, o protetor solar infantil Episol tem uma composição suave, adequada para peles sensíveis. Clinicamente testado, absorve, dispersa e reflete os raios solares.

Além disso, não arde os olhos, é livre de fragrâncias, corantes e parabenos, podendo ser utilizado diariamente.

Protetor Solar Infantil Wet Skin Kids

O Protetor Solar Infantil Wet Skin Kids é vendido em formato spray e pode ser aplicado inclusive sobre a pele molhada, já que oferece grande resistência a água. O seu tempo de proteção quando em contato com a água é de 80 minutos.

O produto é antipatogênico, e pode ser usado por praticamente todas as crianças. Quanto a sua formulação, é suave, com alta proteção contra os raios UVA e UVB.

Protetor Solar Infantil Avène Spray

O grande diferencial do Protetor Solar Infantil Avène Spray é a presença de água termal e vitamina E em sua composição, possuindo assim propriedades anti-inflamatórias, anti-irritantes e calmantes. Por ser em spray, é fácil de aplicar e espalhar.

Além de proteger do sol, o filtro hidrata e suaviza a pele da criança, mantendo-a saudável. É ainda livre de fragrâncias e parabenos.

Não deixe de consultar o dermatologista ou pediatra antes de qualquer coisa, o médico é a pessoa certa para te ajudar a fazer a escolha adequada e proteger a saúde do seu filho. Clique aqui e encontre um especialista em sua região!

Escreva um comentário