Psoriase capilar.

Psoríase no couro cabeludo: O que é? Sintomas e tratamentos

A Psoríase é uma doença inflamatória, autoimune, crônica e muito comum. Caracterizada por apresentar lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, sendo encontrado também nas orelhas, nuca e testa. Essas lesões podem provocar coceira, descamação e dor no local, onde pode ocorrer sangramento devido ao descamação da pele.

Mesmo não sendo contagiosa, a psoríase pode afetar a autoestima dos pacientes e sua qualidade de vida, por isso é necessário cuidado aos primeiros sinais dela. É uma doença que se manifesta normalmente entre os 20 e 40 anos, porém há casos do surgimento desde a infância.

Psoríase no couro cabeludo
Psoríase no couro cabeludo

Ainda não se chegou à uma causa única para essa enfermidade, sendo necessário um diagnóstico feito por um profissional qualificado para a comprovação da doença. Algumas outras doenças possuem sintomas parecidos com os da psoríase, por isso é importante conhecer e diferenciá-los.

Sintomas da psoríase no couro cabeludo

Psoríase no couro cabeludo pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão na área afetada.
  • Presença de placas esbranquiçadas, que podem ser confundidas com a caspa.
  • Coceira, que pode ser moderada à intensa.
  • Dor local, geralmente acompanhada de um estado de queimação.
  • Queda de cabelo, por conta da descamação do local.
  • Sangramento, ao coçar o couro cabeludo, por conta do ressecamento e descamação.

É importante que você evite ficar cutucando e durante o período de irritação, evite passar qualquer química no cabelo que poderá agravar ainda mais a situação do seu couro cabeludo, desencadeando uma reação em cadeia e o piorando o quadro.

Possíveis causas da Psoríase

As causas são multifatoriais, ou seja, é necessário um conjunto de fatores para que haja o surgimento da doença, sendo alguns deles:

  • Componente genético: a doença pode ser herdada geneticamente, pois filhos com pais que possuem a doença possuem uma chance maior de também desenvolver psoríase.
  • Alterações autoimunes: onde as células do sistema imunológico atacam o próprio organismo , provocando a inflamação da pele.
  • Maus hábitos: altos níveis de estresse por um longo período de tempo, baixa vitamina D no organismo, uso de cigarros, por exemplo.
  • Algum problema ou doença que cause baixa imunidade.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por um dermatologista, através de exame clínico, porém em alguns casos pode ser solicitado exames mais detalhados para realizar uma avaliação mais precisa, como por exemplo a biópsia, para ter certeza de que se trata de psoríase e não dermatite seborreica (caspa).

Diferença entre Psoríase e Dermatite Seborreica

Os sintomas de ambas as doenças são semelhantes, daí a necessidade de um especialista na área para a diferenciação entre as patologias. As duas são causadas por inflamação em células do couro cabeludo, ocasionando a descamação na pele, podendo também afetar as áreas do rosto, nuca e orelhas. São doenças crônicas, não possuindo cura até o momento.

Diferença entre Psoríase e Dermatite Seborreica
Diferença entre Psoríase e Dermatite Seborreica

Porém existem algumas diferenciações importantes, na dermatite seborreica há um aumento na produção de óleo pela glândulas sebáceas, tornando a caspa (descamação da área afetada) amarelada e oleosa.

Já na psoríase, a área afetada leva uma coloração avermelhada e coberta por escamas ou plaquetas espessas e esbranquiçadas, por conta do aumento da produção de células de pele naquela região.

Tipo de tratamentos de psoríase

Não existe uma cura definitiva para a Psoríase, porém com o tratamento adequado é possível reduzir seus sintomas, melhorando a autoestima e qualidade de vida dos pacientes. Os tipos de tratamentos variam conforme a gravidade da doença, idade, sexo, local das lesões, entre outros fatores que necessitam ser avaliados pelo médico responsável.

Confira os tipos de tratamentos da doença
Confira os tipos de tratamentos da doença

Na psoríase no couro cabeludo há a descamação da pele, que juntamente com o ressecamento da área afetada provoca coceira, dor e queimação. Ao coçar o paciente pode provocar feridas, que sangram e podem acabar infeccionando, causando mais dor.

Com o tratamento correto esses sintomas podem ser suavizados, promovendo uma melhora na qualidade de vida e autoestima.

1 – Tratamento tópico

Consiste na aplicação de shampoos, cremes ou pomadas, aplicadas diretamente nas áreas afetadas do couro cabeludo, comumente para psoríase leve. A quantidade do produto, bem como o tempo de uso, deve ser seguido segundo orientação do profissional responsável

O tratamento tópico é um dos mais indicados na psoríase
O tratamento tópico é um dos mais indicados

Ao lavar os cabelos é recomendado não retirar as casquinhas formadas na cabeça, para evitar sangramento na região lesionada e inflamação no local. Uma boa maneira de lavar os cabelos, é aplicar o produto, deixar agir por algum tempo e depois enxaguar sem coçar ou forçar com os dedos, deixando a água morna correr livre pelo couro cabeludo. Secando bem os cabelos após isso.

O tratamento com corticóides, pode trazer alívio dos sintomas, diminuindo a inflamação, coceira, inchaço e descamação dos locais afetados. O tipo de medicamento usado é definido pelo dermatologista, onde pode variar de acordo com a região afetada, couro cabeludo, testa ou rosto.

2 – Tratamento medicamentoso na psoríase

Nem sempre o tratamento tópico vai resolver todo o problema sozinho. As vezes é necessário fazer uso conjunto com medicamentos, que podem ser através de comprimidos, geralmente recomendado para pacientes de grau moderado à grave.

Tratamento medicamentoso na psoríase
Tratamento medicamentoso na psoríase

O metotrexato, por exemplo, age diretamente nas células da pele, diminuindo a inflamação da mesma e a proliferação. E todo medicamento deve ser usado com acompanhamento e supervisão médica.

3 – Tratamento biológico

Existem várias injeções de classe biológica aprovadas para uso em pacientes com psoríase, como por exemplo: adalimumabe e secuquinumabe, que são aplicadas diretamente na veia ou sob a pele.

Tratamento biológico
Tratamento biológico

Estudos recentes mostram resultados positivos em pacientes com psoríase do couro cabeludo, quando tratados com agentes biológicos

4 – Tratamento de fototerapia

Um tratamento de baixo custo e com enfeites positivos é a fototerapia, que consiste na exposição da área afetada por luz ultravioleta, de forma consistente e controlada. Um dos efeitos positivos desse tratamento é a diminuição das placas descamativas, causada pela doença. 

Tratamento de fototerapia
Tratamento de fototerapia

Existem equipamentos específicos para realizar esse procedimento, com irradiação localizada no couro cabeludo. Lembrando que esse procedimento deve ser feito sob supervisão médica e em ambiente controlado.

5 – Tratamento natural contra psoríase

A psoríase manifesta-se através de crises sintomáticas, onde mesmo após o tratamento pode haver o surgimento de uma nova crise desencadeando o aparecimento da doença novamente. Sendo assim é necessário que, seja qual for o tipo de tratamento escolhido, o paciente precisa rever seus hábitos diários.

Começando pela higienização correta do couro cabeludo e cabelos, lavar regularmente de acordo com a orientação do dermatologista, evitando a aplicação de produtos que possam causar irritação ao couro cabeludo. Lembrando sempre de realizar a limpeza de maneira adequada, evitando coçar as áreas afetadas.

Tratamento natural contra psoríase
Tratamento natural contra psoríase

Utilizar somente shampoos recomendados para o tratamento da psoríase, enxaguando de maneira calma, permitindo que a água passe pelos fios e escorra pela cabeça de maneira completa. E após esse procedimento, realizar a secagem dos fios e do couro cabeludo, evitando assim a umidade da região afetada.

As crises de psoríase são frequentes em épocas que o paciente passa por muito estresse emocional. Tanto o estresse quanto à ansiedade crônica, promovem um aumento na produção do cortisol, que de maneira desregulada aumenta a atividade das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade no couro cabeludo.

O que culmina no surgimento de fungos e inflamações. Por isso é importante procurar ajuda de um psiquiatra e/ou psicólogo, para ajudá-lo com suas questões emocionais.  

Exercícios físicos são muito importantes, pois promovem equilíbrio hormonal, reduz a taxa de gordura no sangue e consequentemente evita riscos à saúde, libera endorfina responsável pela sensação de bem-estar e serotonina, conhecido como o “hormônio da felicidade”, que promove a estabilidade emocional. Após a prática de exercícios é bom realizar a limpeza do couro cabeludo o quanto antes, evitando assim o acúmulo de suor nas regiões afetadas. 

Tratamento natural contra psoríase
Tratamento natural contra psoríase

A alimentação é outro ponto importante, é recomendado manter uma dieta saudável e equilibrada, seguindo as orientações de profissional especializado na área. Toda nossa alimentação afeta nosso organismo, da mesma forma, alguns tipos de alimentos podem prejudicar o tratamento e até agravar o quadro da psoríase.

Como por exemplo o consumo excessivo de açúcar, por conta do aumento repentino de glicose, nosso corpo produz mais insulina, o que pode causar um desequilíbrio hormonal, afetando diretamente as glândulas sebáceas (que produzem óleo) do couro cabeludo.

É preciso evitar o consumo excessivo de carnes gordas, refrigerantes e sal, sendo esse último inclusive, um dos grandes fatores responsáveis pela queda do cabelo, por conta do alto nível de sódio no sangue, segundo alguns estudos.

Em alguns casos tomar Sol ajuda no controle de sintomas da psoríase e eleva o nível de Vitamina D no organismo, lembrando que deve ser feito em horários de menor calor e fazendo uso de protetor solar. 

Consulte um dermatologista

Caso apresente algum desses sintomas, ou tenha parentes próximos que possuem psoríase, consulte um dermatologista de confiança.

Nada como um profissional capacitado para realizar o diagnóstico e seu acompanhamento durante essa etapa de sua vida. Além de ter o conhecimento e recursos necessários para identificar a doença, esse profissional irá verificar se existem outras doenças associadas ou sintomas. 

Consulte um dermatologista
Consulte um dermatologista

Pessoas com psoríase no couro cabeludo, que apresentam estresse, sobrepeso, hormônios desregulados ou diabetes, necessitam procurar regular esses quadros, para evitar uma nova crise ou descamação.

Com mudanças de comportamentos, hábitos positivos, inclusão de atividades físicas e alimentação balanceada é possível controlar os sintomas e evitar novas crises da doença.

Este conteúdo foi planejado e construído para você, que apresenta algum sintoma de psoríase e quer saber um pouco mais sobre essa doença. Assim, a recomendação é procurar ajuda de um profissional qualificado, para uma avaliação mais precisa sobre seus sintomas e qual o melhor tratamento a ser seguido.

Você está procurando um dermatologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos dermatologistas! Seja para consultas presenciais ou online.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *