Homem limpando caspa da roupa.

Descubra quais são as principais causas da caspa e como prevenir e tratar o problema!

Nossos hábitos e costumes influenciam na nossa vida muito mais do que pensamos. Inclusive, por incrível que pareça, existem ações específicas que podem contribuir para o surgimento ou a prevenção de diversos quadros e doenças. Pensando nisso, preparamos este conteúdo mostrando quais as principais causas da caspa.

Muita gente sofre com o problema e, pior ainda, não sabe ao certo quais são as maneiras mais eficientes de acabar com os temidos e desagradáveis flocos de descamação, que insistem em ficar nos cabelos ou em cair sobre nossos ombros. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Quais as principais causas da caspa?

Para começarmos o conteúdo, vamos mostrar quais são as principais causas da caspa e como cada uma delas influencia no surgimento do problema, que pode ser ocasionado, inclusive, pela combinação desses fatores. Confira. 

Higienização incorreta do couro cabeludo

Sem dúvidas, uma das principais causas da caspa é a higienização incorreta do couro cabeludo. Muitas pessoas acham que basta comprar um shampoo de marca e limpar diariamente, mas o fato é que cada fio tem suas próprias demandas, necessidades e características. A limpeza inadequada, portanto, contribui para que ocorra a descamação.

Ilustração caspa no couro cabeludo.
A falta de higiene ou a má higiene pode ser a causa da caspa.

Quando o couro cabeludo fica sujo ou ressecado, o resultado é a proliferação de micro-organismos que contribuem para o surgimento da caspa. Por isso, é essencial prestar atenção quanto ao tipo de produto utilizado, se ele está de acordo com o seu tipo de cabelo e minimizar, tanto quanto possível, o uso de água quente. 

Desregulação nos níveis hormonais

Os hormônios desregulados podem estar entre as principais causas da caspa, tendo em vista que alguns deles são responsáveis pela regulação da atividade das glândulas sebáceas. Quando estão muito ativas, elas produzem mais sebo, sobretudo em regiões como o couro cabeludo, o que favorece a proliferação de fungos e a descamação.

Ilustração de hormonios.
A desregulação hormonal pode ser a causa da caspa, devido ao aumento da atividade das glândulas sebáceas.

Usualmente, isso ocorre com o excesso dos hormônios masculinos, em especial a testosterona. Mulheres, por exemplo, podem sofrer com o problema quando têm algumas doenças, como a síndrome do ovário policístico. Também é possível que ocorra por causas externas, como o uso de anabolizantes ou suplementos, como a maca peruana.

Presença de dermatite seborreica

Muita gente considera a dermatite seborreica como um sinônimo de caspa. No entanto, embora isso não esteja completamente errado, visto que são quadros que guardam extrema semelhança e sintomas, a dermatite tem um componente mais inflamatório, assemelhando-se um pouco mais com um processo alérgico. 

Ilustração dermatite seborreica.
A dermatite seborreica é um quadro mais infeccioso e provoca muita coceira.

Ela ocorre quando o couro cabeludo fica avermelhado, mais irritado e com coceira. Dependendo do caso, o problema pode se alastrar para sobrancelhas, rosto e até o colo. Quando isso ocorre, vale a pena pesquisar a presença de algumas patologias, especialmente aquelas que cursam com baixa imunidade.

Má alimentação e problemas emocionais

A ciência e a medicina vêm mostrando, cada vez mais, que os alimentos têm um papel preponderante em praticamente tudo o que envolve nosso organismo. Com o surgimento de caspa, a coisa não muda muito de figura. A dieta e a oleosidade da pele têm íntima ligação, sobretudo na ingestão excessiva de açúcar refinado e derivados de leite.

Fast food e pessoa estressada.
Uma má alimentação e estresse também pode provocar desequilíbrios no organismo, resultando em surgimento de caspas.

Também não dá para menosprezar o lado emocional, pois o estresse e a ansiedade crônica podem elevar a produção de cortisol, um hormônio que pode aumentar a atividade das nossas glândulas sebáceas, deixando o couro cabeludo mais oleoso e favorecendo a proliferação de fungos e a descamação constante da região.

Como tratar a caspa corretamente?

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre as principais causas da caspa, vamos mostrar como você pode evitar o problema ou minimizar o quadro depois que ele se manifestar. Felizmente, não são ações complexas, e você pode adotar várias delas hoje mesmo. Veja abaixo alguns exemplos.

Sempre seque os cabelos

Como dissemos, a lavagem correta dos cabelos é muito importante para evitar a descamação, e você deve fazer isso do jeito certo. Você deve limpar os fios, no máximo, a cada dois dias, apostando em produtos específicos para o seu tipo de cabelo e evitando fazer atrito, massageando de forma suave.

Mulher e homem secando o cabelo.
Secar bem o cabelo evita o acumulo de umidade, inibindo o surgimento da caspa.

Depois, é hora de secar, pois a umidade favorece a proliferação dos fungos. No entanto, você deve fugir de temperaturas muito altas, e o secador deve ser usado no modo frio, para reduzir qualquer estímulo à produção de óleo na região. Terminado o processo, evite o uso de bonés, chapéus ou qualquer acessório que abafe a cabeça.

Utilize produtos anticaspa

Utilizar produtos anticaspa também ajuda a tratar a caspa corretamente. Felizmente, hoje temos muitas opções disponíveis no mercado. Eles têm um efeito benéfico, mas o ideal é buscar por ajuda médica para saber qual a melhor alternativa para você. É possível que contenham substâncias como o cetaconazol, que elimina os fungos.

Produtos anticaspa.
Utilizar produtos anticaspa ajuda a prevenir e tratar o incomodo.

Existem outros artigos semelhantes que contêm zinco, que contribui para reduzir a descamação. Para os mais naturais, temos os com óleo de melaleuca e de rícino, que conseguem acalmar uma eventual inflamação presente em seu couro cabeludo, colaborando para a redução ou a eliminação do problema.

Visite o dermatologista

Se você tem caspa ou qualquer problema que afete seus cabelos ou couro cabeludo, não tem jeito: o ideal é marcar uma consulta e conversar com um bom dermatologista. Isso é muito importante, pois, além de saber identificar qual é a causa do seu problema, esse especialista pode avaliar se existem outros sintomas associados.

Mulher dermatologista com os braços cruzados.
O dermatologista é o profissional capacitado para tratar a caspa.

Pessoas com psoríase, tensões emocionais, diabetes ou desregulação hormonal, por exemplo, precisam manter esses quadros regulados para evitar a descamação. Além disso, ele pode realizar alguns procedimentos no consultório ou indicar quais são os melhores produtos ou medicamentos para o seu caso.

Depois de ler este conteúdo, você já entendeu a importância de compreender as causas da caspa para realizar o tratamento correto e, dessa maneira, reaver a saúde do seu couro cabeludo. Mais uma vez, é importante contar com a opinião de um especialista, pois somente um bom dermatologista pode fazer um diagnóstico preciso e traçar a melhor conduta.

Você está procurando um dermatologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos dermatologistas! Seja para consultas presenciais ou online.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *