Sintomas da Dengue.
|

Quais são os sintomas da dengue? Descubra como identificar e diferenciar a doença!

Os sintomas da dengue costumam surgir 3 dias após uma pessoa ser picada pelo mosquito Aedes aegypti infectado, no entanto, nem sempre os sintomas são fáceis de entender e dependendo da variante do vírus, podem ser confundidos com uma gripe ou doenças diferentes, como a Covid-19.

Diante dessa dificuldade para interpretar os sinais da dengue, é de suma importância compreender as características de cada sintomas, bem como entender a evolução  da doença, para ajudar no diagnóstico e procurar ajuda médica no tempo adequado.

Pensando nisso, nós do BoaConsulta preparamos esse post, com os principais sintomas da dengue clássica e sua forma mais grave, continue lendo.

Sintomas da dengue clássica

A dengue clássica é a variação mais comum do vírus, muito semelhante ao Zika Vírus, no entanto, seus sintomas costumam ser mais intensos, com tempo médio de duração (entre 7 a 15 dias) enquanto os da Zika possuem a tendência a desaparecerem dentro de uma semana.

Mas apesar de a Dengue clássica ser facilmente tratável, conhecer os sintomas é fundamental, visto que ha necessidade de procurar ajuda é inquestionável, principalmente para gestantes, crianças e idosos.

A seguir, confira os principais sintomas da dengue clássica.

Febre alta

A febre é um dos sintomas da dengue mais conhecidos, talvez um dos primeiros a se manifestar. De início súbito e intensamente, surge a febre entorno dos 39ºc a 40ºc debilitando bastante o paciente.

Homem com febre e dor.
A febre alta é um dos primeiros sinais da dengue.

A febre decorrente da dengue é um sintoma, mas principalmente um alerta que seu sistema imunológico está produzindo anticorpos para combater o vírus da dengue. Neste momento,  procure o atendimento médico, comece a ingerir bastante líquido e mantenha repouso para ajudar o seu corpo a combater o vírus.

Como aliviar a febre gerada pela dengue: sob recomendação médica, normalmente o paciente deve fazer o uso de medicações  para regular a temperatura corporal, como paracetamol ou dipirona.

Caso ainda não tenha ido ao médico, colocar panos úmidos na nuca, testa e axilas pode ajudar com o mal-estar.

Náuseas e vômitos

Com o mal-estar  generalizado proporcionado pela dengue, um dos sintomas e consequências são as náuseas e vômitos.  Como reflexo direto, a pessoa pode apresentar a perda de apetite, principalmente diante de alimentos com cheiros fortes.

sintomas da ansiedade
O paciente com dengue pode sentir náuseas e vomitar.

Como amenizar as náuseas e vômitos: optar por alimentos leves consumidos em pequenas porções e de preferência mornos ajuda bastante a aliviar o mal-estar. Outra dica para amenizar esses sintomas da dengue, é optar por alimentos cozidos, fáceis de mastigar e brandos em temperos.

Dor de cabeça e, no fundo dos olhos

Sentir dor de cabeça sempre é horrível, imagina em comunhão com os demais sintomas da dengue, pois bem! Dor de cabeça e dor no fundo dos olhos é muito comum, em paciente que se encontram nesse quadro clínico.

A dor de cabeça e olhos tendem a aumentar com o movimento e esforços das vistas, sintoma agravado diante do mal-estar.

Mulher jovem com enxaqueca.
Dores de cabeça intensas são comuns no quadro de dengue.

Como aliviar: sob recomendação médica, fazer o uso das medicações paracetamol e dipirona, ajudam a aliviar os sintomas. Outra dica é fazer compressas de água morna e colocar na testa, assim como tomar chás de gengibre, erva-doce, alfazema ou camomila.

Mas lembre-se o ideal é sempre seguir a recomendação médica, para evitar a progressão da doença.

Manchas vermelhas no corpo

As manchas na pele geradas pelo vírus da dengue costumam aparecer na região do tórax e braços, bastante aparentes, são similares as do sarampo. Este sintoma, as manchas vermelhas, é uma das maneiras de diagnosticar a doença, usando a prova do laço, onde um fio é amarrado no dedo do paciente e se observa o surgimento de manchas vermelhas após isso.

Pacientes com manchas vermelhas no corpo.
As manchas vermelhas são um dos principais sintomas da dengue.

Normalmente essa prova do laço é utilizada para fazer a diferenciação dos sintomas da dengue e do Zika vírus, visto que na presença da dengue, o teste faz com que surjam manchas vermelhas na região avaliada.

As manchas costumam sumir com o passar do tratamento, mas é recomendável evitar pancadas, pois pode ocasionar sangramentos.

Mal-estar e cansaço extremo

O mal-estar é um reflexo dos sintomas já citados, mas é decorrente principalmente do esforço realizado pelo organismo para combater o vírus, gastando muita energia e resultando em cansaço demasiado. Outro fator que contribui para esse mal-estar é a má alimentação, visto que é comum o paciente não conseguir comer, debilitando seu organismo.

Mulher com mal-estar.
A dengue em seus diferentes quadros provocam intenso mal-estar.

Como aliviar o mal-estar:  realize repouso da melhor forma possível, consuma bastante líquidos, como água e água de coco, se possível se esforce para se alimentar, optando sempre por algo leve e fácil de mastigar.

Dores abdominais, ossos e articulações

A dor abdominal pode ser um sinal de alerta, mas nem sempre é grave, ocorrendo principalmente em crianças, já a dor nos ossos e articulações ocorrem em todos os pacientes infectados com a dengue.

A dor é um sinal incômodo, podendo levar a região a ficar inchada e vermelha, diante desses sintomas, procure o atendimento médico para receber orientações e iniciar o tratamento adequado.

Mulher com dor abdominal.
Dor abdominal podem ser intensas no quadro de dengue.

Como aliviar o incômodo: a recomendação é sempre a mesma, fazer o uso de dipirona ou paracetamol é a principal forma de aliviar, mas sempre após a recomendação do médico, jamais realize a automedicação.

Compressas frias na região afetada, podem ajudar a aliviar a dor e o incômodo nas articulações.

Sintomas da dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica é a variação mais grave da doença, podendo levar a pessoa a óbito rapidamente, caso não recebe o devido tratamento.

Inicialmente os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica, mas com o cessar da febre, o quadro clínico pode se agravar de forma bem acelerada, levando a quadros de insuficiência circulatória e choque. Tais complicações podem ceifar a vida do paciente em menos de 24h.

Os sintomas de dengue hemorrágica são:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acumulação de líquidos;
  • Sangramento de mucosa ou outra hemorragia;
  • Aumento progressivo do hematócrito;
  • Queda abrupta das plaquetas;
  • Pele pálida, fria e úmida;
  • Sonolência, agitação e confusão mental;
  • Sede excessiva e boca seca;
  • Pulso rápido e fraco;
  • Dificuldade respiratória;
  • Perda de consciência.

Diante dos sintomas de dengue hemorrágica o que fazer: ao observar quaisquer sintomas da dengue hemorrágica o paciente deve ir de imediato para o atendimento médico. Pois, se tratando da variação mais grave da dengue, pode levar o paciente a óbito, devendo ser tratada o mais precoce possível.

Sintomas de dengue em bebês

Os sintomas da dengue nos bebês e nas crianças pequenas são um pouco mais difíceis de identificar, principalmente quando comparado a outras infecções comuns a esse grupo de pacientes.

Mãe aferindo temperatura do bebê.
Os sintomas de dengue em bebês são mais difíceis de interpretar.

No entanto, caso o seu bebê apresente febre alta que inicio súbito, vá ao pediatra ou siga para o posto de saúde mais próximo da sua residência.  O profissional poderá avaliar e realizar exames para identificar o problema, indicando a melhor atuação.

Os sintomas da dengue em bebês são:

  • Febre alta, de 39 ou 40ºC;
  • Prostração ou irritabilidade;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia e vômito.

De modo geral, o tratamento correra em casa, sob recomendação médica, oferecer líquidos ao bebê ou criança para manter a hidratação. 

Vale ressaltar que existe a dengue assintomática, nestes casos o bebê ou criança pode não apresenta sintoma algum.

Precisa agendar um pediatra para seu filho? No BoaConsulta você encontra os melhores médicos pediatras, agende sua consulta online e receba atendimento médico presencialmente ou teleconsulta.

O que fazer ao apresentar os sintomas de dengue?

Diante os sintomas da dengue, sendo eles brandos ou graves, é fundamental procurar o atendimento médico, afinal estamos falando de uma doença perigosa, capaz de levar uma pessoa a morte, portante, assim que os sinais se apresentarem, corra para o médico.

Procure seguir a orientação do médico, realize repouso conforme for possível e procure ingerir muito líquido e se alimentar, para fortalecer seu organismo para combater o vírus.

Os sintomas agudos devem desaparecer dentro de 7 a 15 dias, mas apos esse tempo, alguns incômodos podem perdurarem por algumas semanas. Siga recebendo orientações do médico.

Se você estivar sentindo algo diferente em seu corpo, lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.