Qual a diferença entre TOC e mania? Descubra a similaridade e quando realmente se torna um problema!

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) já afeta 2,5% da população mundial, é também considerado uma das 10 doenças psicológicas mais incapacitantes do mundo, mas ainda sim, exite quem o confunda com simples manias.

O TOC é caracterizado principalmente por pensamentos obsessivos que tendem a refletir-se em ações compulsivas, repetitivas e muitas vezes consideradas irracionais ou muito incomuns.

Essas ações visam, aliviar a angústia, ansiedade e agonia gerada por pensamentos intrusivos, isto é, dos quais o paciente não possui nenhum controle, mas acabam gerando muito sofrimento e debilitação da qualidade de vida da pessoa.

Dessa forma, entender a diferença entre manias e o TOC é fundamental, principalmente se considerarmos o sofrimento gerado pelo transtorno.

A seguir você vai entender qual a diferença entre TOC e Mania, mas para isso, vamos entender o que é um ou outro separadamente, continue lendo.

O que é TOC

O TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno psicológico crônico, do grupo dos transtornos ansiosos, com características obsessivo-compulsivo.

Afetando cerca de 4 milhões de pessoas somente no Brasil, o transtorno é altamente incapacitante, visto que, tende a debilitar gradativamente a qualidade de vida do endivido.

Além disso, o transtorno tende a ter seu diagnóstico tardio, levando cerca de 8 a 10 anos, para ser diagnosticado após os primeiros sintomas, contribuindo para o surgimento de outras psicopatologias, como a ansiedade e depressão.

O paciente com TOC normalmente possui pensamentos obsessivos ou intrusivos, que podemos exemplificar da seguinte forma, caso a pessoa, não abrir e fechar a porta 5 ou 10x este individuo acredita que algo catastrófico vai acontecer, seja com ele, familiares ou terceiros.

Temos também pessoas com pensamentos obsessivos com relação contaminação, do qual a pessoa acredita que vai se infectar com uma doença grave, caso não lavar a mão varias vezes, passar álcool nas mãos ao pegar em maçanetas ou corrimão, ou higienizar frequentemente todos os seus objetivos.

Menino com Higienizando seus lápis.
Paciente com TOC, podem acabar higienizando varias vezes objetivos com medo de contaminação.

Como consequência desses pensamentos obsessivos, surgem os comportamentos ritualísticos e exagerados, como o caso já citado, pessoas que lavam a mãos tantas vezes a ponto de machuca-las ou sentem a necessidade de tomar banhos exagerados e múltiplas vezes.

Esses exemplos citado são apenas alguns, no TOC a uma infinidade de comportamentos e pensamentos, mas que são caracterizados como TOC, apenas quando estas situações interferem na vida da pessoa, isto é, a pessoa passa mais de 02h por dia em rituais, deixa de fazer suas atividades ou está sobe muita angústia.

O transtorno é normalmente associado a outras psicopatologias, levando o paciente em muitos casos, a não conseguir trabalhar, incapacitar ou prejudicar sua vida acadêmica e principalmente suas relações pessoais.

Entendido de forma resumida o que é e como o TOC é um assunto sério, vamos agora entender o que é uma mania e como elas se diferem do Transtorno Obsessivo Compulsivo

O que é mania?

As manias são mais simples de se explicar, trata-se de ações, hábitos e gostos repetitivos, sem caráter patológico, pois não geram nenhum prejuízo a vida da pessoa, ao contrário do TOC.

Estes hábitos e gostos podem ser incomuns, extravagantes e até excêntricos, mas normalmente trata-se de um gosto da pessoa, uma forma como a pessoa gosta que as coisas estejam. Mas que em momento algum geram angústia, sofrimento ou prejudica as relações pessoais e profissionais da pessoa.

Uma mania comum e muito associada ao TOC, são as pessoas que gostam de manter a casa limpa e organizada, limpando com muita frequência, mas isso de forma alguma significa que a pessoa tem TOC.

Mulher limpando sua mesa.
Pessoas que limpam coisas com frequência são comumente associadas a pessoas com TOC.

Só seria considerado um quadro do transtorno, se estivesse prejudicando a pessoa, pois neste caso, estaria limpando por medo, para evitar que algo aconteça e não simplesmente para manter o ambiente limpo.

Em resumos, podemos classificar as manias como comportamentos e hábitos que se repetem com uma certa frequência, mas bem diferente do TOC, este hábito não é resultado, de pensamentos obsessivos, mas sim por crenças, superstições e costume.

Ter uma mania não significa que você ou terceiro tenha TOC, muitas coisas são motivadas apenas por comportamentos habituados, visto que, gosta de padrões e gosta de seguir hábitos.

Como diferenciar mania e TOC?

Diferenciar o TOC de simples manias no princípio não é fácil, afinal ambos começam da mesma forma, com a realização de ações\rituais que ocorrem com uma certa frequência.

Nesse caso a melhor forma de compreender a diferença é ver como esse comportamento se mantêm ao passar o tempo. O TOC tem a tendência de piorar, normalmente tomando boa parte do dia da pessoa com a realização do seu ritual, além de provocar desconforto, angústia e tristeza na pessoa, principalmente pela necessidade de realizar aquela ação, para aliviar a ansiedade gerada por algum pensamento obsessivo.

Vale lembrar, que as ações realizadas por quem tem TOC podem ser quase qualquer coisa, como a checagem, limpeza, contagem, organização, evitação entre outras coisas, mas sempre motivadas por desconfortos, gerado por pensamentos intrusivos.

Estas ações são formas que a pessoa encontra de aliviar a tensão gerada por pensamentos obsessivos, mas que pode prejudicar as mais diversas esferas da vida de uma pessoa, como a profissional, acadêmica e pessoal.

Ilustração diferença entre toc e mania.
Existe uma grande diferença entre TOC e Mania.

Já as manias, não geram nenhum tipo de prejuízo a vida da pessoa, normalmente também não tomam muito tempo do dia, muito menos causam angústia, medo ou qualquer sentimento ruim.

Ou seja, apesar de a pessoa gostar de realizar determinada ação, consegue seguir com sua rotina normalmente, não impedindo de cumprir com seus compromissos.

Quando a mania se torna preocupante?

Existem casos em que a mania de uma pessoa, pode se transformar em Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas estes são casos muito específicos.

Temos também os casos onde o paciente, além de possuir o TOC, também possui manias em paralelo. Como, por exemplo, pessoas com mania de limpar a casa, mas também possuem TOC e simetria.

No entanto, não precisa ficar alarmado, somente por gostar de realizar certa coisa com frequência, desde que esse ritual não esteja atrapalhando sua vida, não tome muito tempo ou gere angústia, provavelmente se trata apenas de uma simples mania.

Precisa realizar o diagnóstico ou tratamento de TOC? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores psicólogos e médicos psiquiatras e especialistas em TOC, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima