Pessoas que levam uma vida corrida, repleta de compromissos e obrigações, sabem o quanto pode ser difícil conciliar essa rotina com um bom check up médico. Porém, a verdade nua e crua é que as visitas regulares aos médicos podem fazer a diferença na vida.

Fazer exames médicos anualmente é super importante para quem quer viver uma vida longa e saudável. Afinal, esses procedimentos são capazes de detectar problemas desde o início, além de oferecer conselhos práticos sobre manter uma vida saudável.

Apesar de haver algumas idades específicas para começar a se submeter a alguns procedimentos (como exame de próstata ou mamografia), é importante que as pessoas, de todas as faixas etárias, realizem pelo menos um check up por ano. Para isso, basta consultar um clínico geral.

Ainda não está convencido? Continue conosco para obter informações sobre alguns dos principais motivos para fazer uma visita ao médico regularmente.

O que um check up médico anual pode fazer por você?

Prevenir

Check ups regulares ajudam o médico a detectar quaisquer problemas de saúde que seu corpo apresentar — desde o princípio. Para se ter ideia, um procedimento de check up médico completo inclui diversos exames preventivos e físicos para verificar a saúde do paciente e os riscos que ele corre.

Logo, se algum problema for encontrado, seu médico fornecerá informações sobre planos de tratamento e melhores maneiras de evitar problemas de saúde como esse no futuro e você, consequentemente, terá mais tempo e preparo para se curar. Lembre-se: é sempre melhor se prevenir do que se remediar!

Criar laços de confiança entre doutor e paciente

Embora você deva procurar especialistas quando já detectou um problema médico específico, consultar um único clínico geral de confiança regularmente é de extrema importância. Afinal, ele, devido ao longo contato, é mais capaz de perceber mudanças físicas ou emocionais que possam indicar uma doença ou declínio de sua saúde.

Possuir registros médicos contínuos

O consultório do seu médico terá os registros de todas as demandas e cuidados recebidos por você ao longo do tempo. Esse tipo de informação é essencial para acompanhar seu progresso e, é claro, servir de orientações para questões simples como “a última vez que você realizou o exame tal” ou “qual vacina é preciso tomar agora”.

Cuidar melhor da própria saúde

Seu clínico geral tem uma boa referência e conhecimento de sua saúde. Ele pode considerar seus principais fatores de risco pessoais e colocá-los em perspectiva para que você saiba o que é preciso trabalhar no momento para que seu organismo permaneça bem cuidado.

Quais os exames mais solicitados?

Agora que você já entendeu por que um check up médico é tão importante para a saúde, chegou a hora de conhecer os principais exames de rotina que devem ser solicitados. São eles:

  • hemograma;
  • exame de fezes e urina;
  • verificação do nível de colesterol;
  • índice de massa corporal (IMC) e testes de obesidade;
  • verificações de diabetes;
  • testes de pressão arterial;
  • Papanicolau (para mulheres que já perderam a virgindade);
  • exame de próstata (para homens com mais de 40 anos).

Para quaisquer dúvidas sobre como esses procedimentos listados funcionam, procure o laboratório que realizará os exames para saber quais cuidados tomar (como duração de jejum, restrição de alimentos etc.).

Viu como é importante realizar um check up médico regularmente? Assim, você fica por dentro do que está acontecendo com seu corpo e não é pego de surpresa! Se você ainda não possui um contato médico de confiança, peça por sugestões e comece a planejar seus próximos exames com antecedência.

Quer saber mais sobre como cuidar da própria saúde? Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de novidades, curiosidades e informações importantes sobre o assunto! Estamos no Facebook e no Instagram!

 


Escreva um comentário

Share This