Ir ao ginecologista regularmente é um dos cuidados essenciais para a saúde de mulheres de praticamente todas as idades, pois ajuda a detectar doenças e evitar problemas futuros. Mas você sabe com que idade uma menina deve ir na primeira consulta ao ginecologista? Continue lendo para conferir essa e outras questões importantes!

Com qual idade deve ocorrer a primeira consulta ao  ginecologista?

A primeira avaliação ginecológica deve acontecer um pouco antes da primeira menstruação ou logo após ela. O ideal é que a menina passe por um exame ginecológico antes de sua primeira relação sexual, pois dessa forma é possível ter uma boa orientação.

Esse momento é ideal para tirar dúvidas que são bastante frequentes durante a puberdade, mas que as pré-adolescentes têm vergonha de perguntar aos pais ou, até mesmo, que os próprios pais não se sentem totalmente capacitados para responder da melhor forma. Sendo assim, um ginecologista pode ser a melhor pessoa para sanar dúvidas e auxiliar para que a menina tenha maior maturidade quanto a essas questões.

Além disso, é essencial que a jovem passe por uma nova consulta após ter sua primeira relação sexual, a fim de realizar uma avaliação mais completa, e que a partir desse momento faça um acompanhamento regular.

No entanto, apesar de a ida ao ginecologista ser bastante importante, ela não deve ser forçada. Afinal, muitas meninas podem não se sentir muito seguras para fazer esse tipo exame. Então, para não fazer disso uma situação desagradável, os familiares devem também respeitar esse tipo de sentimento e orientar no que puderem.

O que é avaliado nas consultas antes da primeira relação sexual?

Nos casos em que a menina ainda não menstruou, ou seja, por volta dos 10 a 13 anos, são avaliados apenas o abdômen, os seios, a parte externa da região pélvica e o útero por meio do toque vaginal, para conferir se não há caroços ou anomalias nas regiões.

Caso a primeira menstruação demore a ocorrer, também é indicado falar com um ginecologista para avaliar a situação. Após a primeira menstruação, se houver cólica, o problema deve ser discutido com o médico que avaliará a paciente. No entanto, no começo, esse sintoma geralmente é normal, devido ao útero ainda prematuro.

Além disso, nessa idade as garotas e garotos devem ser vacinados contra o HPV, para que não venham a correr o risco de contrair a doença no futuro, após a iniciação da vida sexual.

O que é avaliado após a primeira relação sexual?

Após a primeira relação sexual as avaliações mudam. A partir desse momento, é essencial realizar frequentemente exames como o preventivo e outros para identificar doenças sexualmente transmissíveis, corrimento, entre outros problemas. Nesse momento, também é importante conversar sobre métodos contraceptivos, como o uso de anticoncepcionais, e tirar dúvidas a esse respeito caso isso ainda não tenha sido feito.

Portanto, não existe uma idade certa para acontecer a primeira consulta ao ginecologista. Isso dependerá de menina para menina, de quando ela estiver confortável e tiver maturidade para isso. No entanto, o ideal é que ela faça sua primeira consulta antes da primeira relação sexual, para tirar dúvidas, e é essencial que vá regularmente quando já for sexualmente ativa.

Gostou de entender um pouco mais sobre quando ir ao ginecologista pela primeira vez? Entre em contato conosco para tirar dúvidas e conferir os serviços que nós do BoaConsulta temos para você!

 


Escreva um comentário

Share This