A Medicina e a Ciência não param de avançar com o passar do tempo e, por isso mesmo, temos um grande número de especialistas, de forma que possam ser mais efetivos na aplicação dos conhecimentos em prol da saúde do paciente. Pensando nisso, preparamos este conteúdo mostrando quando procurar um clínico geral é a melhor opção.

Esse é um tema que ainda causa muitas dúvidas, mas vale frisar que esse é o médico que pode atuar em uma quantidade grande de situações ou mesmo prestar o atendimento necessário para que você consiga manter o seu organismo em boas condições. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, qual é a função do clínico geral?

O clínico geral, como o próprio nome já diz, é um médico que atua de forma abrangente no cuidado à saúde. Ele é um profissional capacitado para a realização de diagnósticos e de tratamentos de uma série de doenças, desde as mais simples até algumas mais complexas, dado o seu amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano como um todo.

A sua formação é a tradicional da faculdade de Medicina, cujo termo mais adequado é o de generalista. Ele pode atuar em clínicas, hospitais, consultórios, empresas e unidades básicas de saúde. No caso de haver algum sintoma mais específico ou um problema mais sério, ele pode encaminhar o paciente para o especialista, como um cardiologista. 

Quando procurar um clínico geral?

Agora que você já entendeu um pouco melhor qual é a função do clínico geral e de que maneiras ele atua na promoção da saúde do seu paciente, vamos especificar algumas situações nas quais você pode (e deve) procurar esse profissional. Confira, abaixo, algumas delas.

Realização de checkup

Fazer um checkup de tempos em tempos é um dos bons hábitos que você deve ter e, para isso, o clínico geral pode ser de grande valia. Ele não apenas está habilitado para solicitar os exames que são necessários, mas também poderá interpretá-los e, no caso de haver alguma doença ou um problema leve, oferecer o devido tratamento.

Aparecimento de alergias

Você pode até não ter pensado nisso, mas, quando estiver com alguma alergia mais intensa ou diferente, é bastante recomendável procurar um clínico geral. Como esse é um quadro com causas diferentes e sintomas parecidos, o profissional pode solicitar os exames iniciais ou indicar o especialista que deve ser procurado.

Surgimento de sintomas

Se você notar o surgimento de qualquer sintoma novo no seu corpo, é ao clínico geral que você deve se destinar, sobretudo se for algo inespecífico ou que você não correlacione com alguma especialidade médica. Ele estará apto a diagnosticar e prescrever tratamentos, bem como a orientá-lo sobre qual a melhor conduta a ser seguida.

Essas são algumas das atribuições do clínico geral. Caso você tenha algum problema, mas não saiba ao certo qual especialista procurar, deixe de lado a ansiedade e marque o seu atendimento com esse valioso profissional.

Gostou de descobrir quando procurar um clínico geral é a melhor opção? Quer agendar a sua consulta? Então, acesse e agende sua consulta online.

Escreva um comentário