Médico examinando homem com infecção urinária.

Quanto tempo dura uma infecção urinária? Descubra como é o tratamento para cada caso!

Você já se perguntou quanto tempo dura uma infecção urinária? Mesmo sendo uma doença tão comum, ainda gera diversas dúvidas na população, mas para responder essa pergunta, primeiro teremos que entender alguns conceitos sobre a infecção urinária, continue lendo.

A infecção urinária em adultos e crianças pode ser provocada por inúmeros fatores, mas o mais recorrente é a infecção pela bactéria Escherichia coli, naturalmente presente na microbiota intestinal e responsável por cerca de 70% dos casos.

Quando essa bactéria consegue entrara no trato urinário, é comum que se observe o quadro de infecção, mais comum em mulheres.

A infecção urinária é uma doença que afeta o trato urinário (uretra, rins, ureteres e bexiga), costumando ser prevalecente em mulheres, com 81% dos casos, enquanto no sexo masculino o montante representa 19% dos casos no Brasil.

O quadro costuma provocar sintomas como:

  • Disúria (ardor na uretra durante a micção);
  • Aumento da frequência urinária (mais de sete vezes por dia);
  • Noctúria (mais de uma micção noturna);
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Dor suprapúbica;
  • Sangue na urina;
  • Alteração do aspecto físico da urina (coloração escura, aparência turva e odor forte).

Como citamos, existem diversas causas para o problema, nas mulheres o simples fato de a uretra ser menor e mais próxima ao ânus, pode facilitar que as bactérias se instalem na uretra. Já nos homens, apesar de ser mais raro, problemas fisiológicos prostáticos, higiene pessoal, fisiologia genital e hábitos ruins podem levar ao quadro.

Mas o ponto central é que estamos falando de uma infecção, potencialmente perigosa e que se não tratada da forma correta, pode levar a complicações sérias, precisando ser combatida pelo tempo correto.

E para entender quanto tempo dura uma infecção urinária, a forma mais fácil é compreender o tempo de duração do seu tratamento, confira abaixo.

Quanto tempo dura o tratamento de uma infecção urinária?

O tempo de duração do tratamento, assim como a abordagem utilizada dependerá de uma série de situações, como a causa, idade do paciente e a região afetada pela infecção no trato urinário.

O tratamento dependerá principalmente de acordo ao tipo, sendo basicamente três. Infecção de uretra (uretrite), infecção na região da bexiga (cistite) ou a infecção no rim (pielonefrite).

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções.

Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

No caso dos homens, por ser raro os casos de infecção urinária, é preciso descartar doenças prostáticas, após essa avaliação, não constatado nada, o tratamento é realizado com antibióticos durante 7 dias em média.

Pielonefrite – A pielonefrite é o quadro onde a infecção urinária atinge os rins, podendo ocorrer quadros graves, necessitando a internação hospitalar. Nesse quadro, o tempo de tratamento dependerá exclusivamente da gravidade.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica. Mas em certos casos esse tratamento pode ser iniciado no hospital, com a utilização de antibióticos mais fortes através de administração na veia, por 1 a 2 dias, até que amenize os sintomas. Somente após esse período o tratamento poderá ser continuado em casa.

Nos casos graves: em quadros onde a infecção é grave, é necessária a internação hospitalar, para observação, administração de antibióticos mais potentes e a reposição de fluidos. O tempo de tratamento dependera da evolução do quadro.

Vale lembrar, que você jamais deve se automedicar, o antibiótico e dosagem errada, pode fortalecer a bactéria, podendo provocar ainda mais danos a sua saúde e dificultando e tornando mais doloroso o tratamento.

Se você estivar sentindo algo diferente em seu corpo, lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!

Como prevenir a infecção urinária?

Como podemos observar, quadros de infecção urinária podem ser facilmente tratados, mas é um grande incômodo para adultos e crianças, portanto, prevenir o problema é a melhor opção sempre.

A boa notícia é que a prevenção pode ser fácil, na maioria dos casos, sendo necessário apenas adotar novos hábitos e corrigir alguns que não fazem bem a saúde.

Algumas formas de prevenir a infecção urinária são:

  • Higienizar a região genital externa com água e são após toda relação sexual;
  • Sempre ao urinar e defecar, limpe a região íntima de frente para trás, evitando a infecção com bactérias;
  • Esvazie completamente a bexiga toda vez que urinar, além disso, seque a região com papel higiênico;
  • Beba bastante água, ingerir 1,5l  de água ao menos durante o dia reduz muito a chance de desenvolver infecção de urina;
  • Apenas utilize produtos na região íntima quando for recomendado por seu ginecologista ou urologista;
  • Realize a higiene íntima com frequência e eficiência diariamente.

Estas são dicas simples de mudanças comportamentais, fáceis de se aplicar em seu dia a dia, mas que podem evitar o problema e impedir reincidências de infecção urinária.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.