Na imagem, um homem conversa com a médica, que escreve em seu laptop.
|

Descubra o que é e quais os sintomas de intolerância a lactose

Uma doença cada vez mais comum na população mundial é a intolerância à lactose, definida como a incapacidade de digerir o açúcar que está presente no leite e seus derivados.

A causa desse problema é a deficiência da enzima lactase, produzida pelo intestino delgado e responsável por quebrar o dissacarídeo em glicose e galactose, para que possam, então, serem absorvidos pelo organismo.

Se você está desconfiado de que possa estar sofrendo com esse problema, continue a leitura! Neste post, separamos os 5 principais sinais da doença para que você saiba identificá-la e para que possa buscar o tratamento correto na próxima consulta médica.

Principais sintomas da intolerância à lactose

1. Diarreia

Um dos sintomas mais comuns em caso de intolerância à lactose é a diarreia. Isso acontece porque quando a lactose não é digerida, ela permanece no intestino, onde passa a ser fermentada pelas bactérias do trato gastrointestinal em ácido lático.

Esse ácido é muito irritante para o órgão, o qual estimula a eliminação das fezes em forma de diarreia para expulsar a substância agressora o mais rapidamente possível. Ademais, a lactose não fermentada exerce uma ação osmótica, que atrai ainda mais água para o bolo fecal e estimula a formação de fezes líquidas ou pastosas.

Se você é acometido por diarreia dentro de 30 minutos até 2 horas após consumir alimentos lácteos, provavelmente esse é um caso de intolerância à lactose.

2. Náuseas e vômitos

É comum que algumas pessoas intolerantes à lactose apresentem náuseas e vômitos como sintomas, especialmente em graus mais elevados da doença. Nesses casos, o organismo rejeita o dissacarídeo a ponto de eliminá-lo logo na primeira etapa da digestão. Como consequência, essas manifestações podem causar ou agravar um quadro de refluxo gastroesofágico, o que mostra como a restrição alimentar deve ser severa para evitar agravos na saúde.

3. Dores abdominais

Ter cólica e dor de barriga são sinais muito comuns nessa doença e eles costumam aparecer momentos antes da ocorrência de uma diarreia. A explicação desses sintomas também está na fermentação da lactose, processo que produz muitos gases que promovem a movimentação intestinal e, como consequência, a dor.

A intensidade do incômodo varia de pessoa para pessoa e pode ser:

  • leve — podendo ser controlada sem o uso de medicamentos;
  • média — quando é necessário utilizar analgésico e antiespasmódico;
  • intensa — situação na qual pode ser preciso, até mesmo, recorrer ao hospital para receber a medicação por via endovenosa.

4. Inchaço

Além de causarem dor, os gases produzidos no intestino durante a fermentação também são responsáveis por gerar inchaço abdominal. Portanto, um paciente que apresenta barriga inchada, sensação de estufamento e excesso de flatulência tem chances de ter intolerância à lactose.

5. Prisão de ventre

Em alguns casos, em vez de o paciente intolerante manifestar diarreia após consumir um produto lácteo, que é o sintoma mais comum da doença, ele apresenta dificuldade de evacuar quando se alimenta com os alimentos restritos. Isso ocorre porque a peristalse intestinal pode ser prejudicada, o que resulta em prisão de ventre.

Agora que você já tem mais informações sobre saúde e sabe quais são os sintomas da intolerância à lactose, caso desconfie do problema em você ou alguém próximo, não deixe de ir a uma consulta com um gastroenterologista solicitar testes confirmatórios dessa doença.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos saibam como identificar os sintomas da intolerância à lactose!


Histórias recentes

Postagens similares

26 Comments

  1. Ana Paula Evangelista disse:

    Me ajudou muito tirou todas as minhas duvidas

  2. Eu tenho diarréia constante quando consimo leite ou derivados do leite chego a ficar com pânico a lingua adormece por algum tempo é estranho as reações do meu corpo.isso é normal?

  3. Meu filho nao si dar com td tipo de leite ele fica sem fazer coco no momento ele ta tomando leite ninho fazes 3 mais mesmo assim ele tem dificuldade pra fazer ai eu do danone de ameixa pra ele ?

  4. Iracema Vilas Boas disse:

    Muito esclarecedor!

  5. Tenho intolerância à lactose e de todos os sintomas citados no texto, apenas vômito e náuseas não tenho, mas sinto todos os outros. Sofri bastante por anos a fio até descobrir a intolerância. Após a descoberta, passei a ter tenho qualidade de vida, apesar de ficar bastante triste em descobrir que muito alimento e medicamento tem lactose na sua composição. Parabéns pelas informações citadas no texto.

  6. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Midian? Esperemos que bem.
    Realmente muitos alimentos possuem lactose, mas com alguns cuidados é possível ter uma boa qualidade de vida, principalmente se profissionais como os Nutrólogos ou o Gastroenterologista forem consultados.

  7. Minha barriga ta inchada parece que tô grávida pode ser intolerância à lactose

  8. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Iracema, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  9. Boa noite meu filho tem 4 meses já tentei 4 tipos de leite de fórmula com ele sempre q da na segunda lata começa às cólicas dele pode ser problema de lactose ??

  10. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Maria!

    Sim, inchaço abdominal pode ser um indicativo de intolerância a lactose, porem para obter um diagnóstico o ideal é ir a um Médico Gastroenterologista, este profissional é capacitado a identificar e tratar a intolerância a lactose.

  11. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Ana Paula, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  12. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Caroline?

    Pode ser sim, mas a recomendação é buscar auxílio de um Médico Pediatra, para obter um diagnóstico e descartar qualquer outro possível problema.

  13. Equipe Boa Consulta disse:

    Muito obrigado pelo feedback Silvio.

  14. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai María?
    Os valores de consultas online dependem do especialista que você procura.

  15. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Olimpia, como vai?
    Recomendamos que você agende uma consulta com um Nutricionista para que o profissional possa te orientar da maneira mais adequada.

  16. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Izabel.
    Estes sintomas não são normais, cabendo uma visita a um profissional de saúde.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médico Gastroenterologista, este profissional será capaz de diagnosticas a intolerância à lactose ou fazer o melhor direcionamento.

  17. Bom dia, comigo acontecem coisas estranhas. Quando como leite sinto dor muscular e nas articulações, meu intestino é como se tivesse uma ferida. Sinto muita dor quando consumo leite, mesmo tomando o lactasil.

  18. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Cibelle.
    Você já se consultou com um médico? Se ainda não, recomendamos que faça uma avaliação, assim será possível investigar o que vem acontecendo, e claro, iniciar o tratamento.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Gastroenterologistas, agende sua consulta.

  19. Daiane De Moura tives disse:

    Descobri que sou intolerante a 5 meses mais mesmo assim tirando todos derivados e lactose eu passo mal inves de dar diareia por causa da lactose quando eu cosumia lactose apos nao consir mais so tenho inchaco abdominal colica nao consigo ir ao banheiro até hj muitos gases ..isso e normal?depois de tanto tempo sem lactose e normal ainda ta acontecendo isso?

  20. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Daiane.
    A nossa recomendação é que procure o clínico geral, assim será possível descartar outros problemas, pois após cessar o consumo de leite e derivados os sintomas deveriam se amenizar.

  21. Olá Meu Nome é Meirilaine.
    Quando consume leite tenho dores parece que estou inflamada. Dói costelas estrala as articulações do torax as vezes dor de cabeça .
    Fico tipo rígida a musculatura.
    Realmente muito triste ?

  22. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Meirilaine.

    Você já foi ao médico? Este caso pode se tratar de algum tipo de alergia, mas o ideal é uma avaliação clínica.
    Inicialmente você pode procurar um Clínico Geral, mas o médico mais indicado é o Gastroenterologista.

  23. Percebi que ao ingerir leite e exagerar nós derivados da muitos gases. Dor estomacal, enjôo. Após uma meia hora da vontade de ir ao banheiro, fezes bem pastosa, dependendo da qtdade de leite até diarréia, vou aí banheiro no mínimo três vezes após a ingestão do leite.. tenho muita dor de cabeça. Porque amo leite Danones? porém sinto que conforme o tempo está passando está piorando os sintomas.

  24. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá! Janaina.
    O ideal é realizar um exame com um médico gastroenterologista, caso seja diagnosticado a intolerância a lactose, fique tranquila é possível conviver sem muito problemas.
    Existem medicamentos para controlar, mas claro que estes devem ser recomendados por médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.