Homem tendo sintomas de Orquite

Saiba o que é orquite, a inflamação do testículo

Você sabe o que é orquite? É uma inflamação nos testículos, que pode ter como causa: vírus, bactérias, fungos, parasitas ou traumatismo no local. Geralmente, ela costuma provocar dores e inchaços.

Pode ainda se manifestar em apenas um ou nos 2 testículos, ser aguda, quando há dores e sensação de peso, ou crônica, quando é assintomática, tendo somente um pequeno desconforto.

Se não bem tratada, pode ocasionar infertilidade ou atrofia dos testículos. Quando causada por infecção, pode ainda levar à inflamação do epidídimo, pequeno canal que conduz os espermatozoides à ejaculação. Continue a leitura e entenda melhor sobre essa condição, tratamento e sintomas!

O que é orquite?

Então, como mencionado na introdução, é um tipo de inflamação que acomete os testículos. Na maioria dos casos, o primeiro sintoma é a dor, que o homem sente ao tocá-los. Porém, há casos que são assintomáticos, dificultando o diagnóstico inicial. Pode ser causada por diversos fatores, como veremos a seguir.

Orquite por vírus

O mais comum é pelo vírus da caxumba, que desce pelo sangue até o local, podendo acometer crianças também. Todavia, outros vírus entram na lista, como os de doenças sexualmente transmissíveis, o da Influenza, o Echo, o da mononucleose, o de Coxsackie. Para evitá-los, é recomendado manter as vacinas em dia, manter a boa higiene pessoal, usar preservativo antes das relações sexuais, além de fazer os check-ups periódicos.

Orquite por bactérias

As mais comuns que causam a inflamação são: Micobacterium sp., Treponema pallidum, Haemophilus sp. Nesse caso, pode acometer ainda o epidídimo. A prevenção se dá pela higiene das mãos, principalmente antes de o homem urinar, e também pela atenção a qualquer sintoma de infecção no organismo, como a urinária.

Orquite por outras causas

É menos comum, mas alguns traumas ou torções podem levar a desenvolver a patologia, assim como certos tipos de parasitas. No caso dos traumas, por exemplo, acontecem danos nos tecidos, o que prejudica a circulação e causa insuficiência de oxigenação. Já na hipótese de vermes, os mais encontrados são os causadores da esquistossomose (geralmente, encontrados na África) e os da filariose (de grande ocorrência no nordeste do Brasil).

Sintomas mais comuns

Os mais frequentes são:

  • dores nos testículos;
  • inchaço;
  • ejaculação ou urina com sangue;
  • febre;
  • desconforto ou sensação de peso na região.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico é feito por um médico urologista, que é o especialista para a saúde do sexo masculino nessas situações. O exame mais comum é feito pessoalmente, na clínica. Porém, é comum que ele peça outros complementares, inclusive para identificar o motivo. Assim, exames de sangue e ultrassom também podem fazer parte.

O tratamento dependerá da fase de descoberta, dos sintomas e da causa. Quando provocada por bactérias, será preciso administrar o antibiótico apropriado. Anti-inflamatórios costumam ser indicados. Além disso, repouso e compressas geladas costumam fazer diferença. Em ocorrências mais graves, será preciso realizar uma cirurgia para a remoção dos testículos.

Diante disso, quanto mais rápida a descoberta da doença, mais eficaz é a intervenção médica. Além do que, o homem evita consequências piores, como infertilidade, que acaba atingindo 4% dos casos e atrofias.

Agora que você já sabe o que é orquite, caso esteja sentindo algo relatado aqui, não deixe de procurar um urologista de confiança a fim de cuidar bem da sua saúde, beleza?

Aproveite e entenda mais sobre o que o médico urologista faz e quando se consultar!

 


Histórias recentes

Postagens similares

38 Comments

  1. Valmir Lima De Souza disse:

    Boa noite sinto dor no testículo esquerdo fui a um urologista falei d dor essa dor começa no testículo e cinto perto da barriga e o médico mim encaminhou para um cirúrgiao porém ele não qui mim operar falou se eu fizesse complexa quente ia resolver, realmente deu uma amenizado mas hj sinto mas dor, agora o que eu faço.

  2. Marcia Napoleao disse:

    Quando uma pessoa sente dor no testículo, faz exames e não consta nada no exame o que isso está querendo mostrar?
    Obrigada.
    Marcia

  3. Muito bom

  4. Estou me sentindo com desconforto nos testículos e ao urinar queima e da varias vezes vontade de ir ao banheiro

  5. Hoje levei meu filho de 10 anos ao hospital infantil com queixa de dor em um dos testículos, rapidamente realizaram um ultrassom com dopller e constataram a orquite. Foi recomendado repousar de atividade física por 30 dias, antibiótico e antiinflamatorio.

  6. Aloisio milani de castro disse:

    obrigado pelos esclarecimentos

  7. Carlos Dunham disse:

    Tenho 50 anos e há algum tempo minha bolsa escrotal está se contraindo involuntariamente, voltando a relaxar depois de alguns minutos. O que antes começou esporadicamente agora tem se tornado constante, e essas contrações estão se revelando doloridas. Como se não bastasse, meu saco está aumentando de volume, aparentando estar inchado, e mais quente que o normal. O que pode ser isso?

  8. parabéns muito esclarecedor

  9. Luiz Carlos Rodrigues disse:

    Qual antibiótico seria bom pra acabar com a orquite, pois de vez em quando sinto dor nos testículos

  10. Sinto uma espécie de “choquinho” no testículo direito quando toco ele ou em alguns movimentos. Já tive isso há algum tempo atrás e agora voltou. Acho que pode ser orquite crônica. Se puderem me ajudar….

  11. Estive com fortes dores o médico me disse que o calor excessivo causou as dores

  12. Estava com dor no estômago falta de ereção agora estou dor dor na bolsa escrotal

  13. Boa Tarde. Gostava de uma ajuda sobre o assunto. A única coisa que sinto nos testículos é depois de urinar que fico com um certo ardor um género algo a queimar desconforto que só passa depois de algum tempo.depois de urinar novamente sinto um relaxamento que parece que tudo passou. Que será esta sensação. Obrigado pela atenção.
    Delfim Loureiro

  14. O meu testículo foi furado com uma agulha na hora que a agulha furou deu um choque, e o testículo inchou agora ele dói mas desinchou mas aparentemente está rocho

  15. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, Antonio. Como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  16. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Roberto.

    Recomendamos que você agende uma consulta com um Médico Urologista, o profissional poderá avaliar o seu caso e definir um diagnóstico.

  17. Quantos dias dura a febre da orquite?

  18. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Adão.
    Diante da situação relatada, recomendamos que faça uma consulta com um Médico Urologista.

  19. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Delfim.

    Acreditamos que os sintomas devam ser avaliados por um Médico Urologista.
    Podendo estar relacionado a diversas situações, mas que com atendimento médico tonam-se extremamente simples.

  20. Estou sentindo uma dor no testículo direito,
    Aos 15 anos tive caxumba recolhida, hoje tenho 41, e sinto uma dor terrível.
    Será que é preciso fazer uma cirurgia ou medicamento resolve?

  21. Equipe Boa Consulta disse:

    Ficamos muito felizes em poder ajudar, mas lembre-se em casos como este o ideal é procurar auxílio de um Médico Urologista.

  22. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Flavio.
    Diante dos sintomas anormais a nossa recomendação é que você procure uma profissional de saúde. Aqui no BoaConsulta você pode encontra os Melhores Médicos Urologistas.

  23. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Aloisio?
    Ficamos muito felizes em poder ajuda-lo, mas lembre-se o ideal é sempre procurar auxílio de um Médico Urologista.

  24. Equipe Boa Consulta disse:

    Muito obrigado por seu feedback Wagner.

  25. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Sbelc?

    Recomendamos que procure investigar estes sintomas com um Médico Urologista e jamais realize a automedicação.

  26. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Marcia?
    Nestes casos o ideal é continuar investigando, como o exame solicitado não contatou nada, talvez outro exame ou opinião profissional possa ser útil.

  27. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Valmir?
    Não sabemos qual foi o seu diagnóstico ou como foi a orientação dada por seu médico, mas como ainda sente o incomodo, recomendamos que faça uma nova avaliação.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas para atendimento online ou presencial.

  28. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Eliane?
    A duração da Febre vai depender do grau da inflamação, recomenda-se consultar o medicamento ideal junto ao médico urologista.

  29. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Nelson?
    Recomendamos que você procure auxílio de um profissional de saúde, neste caso um Médico Urologista.

  30. Boa noite, meu marido sente dor nos testículo às vezes fica inchado. Ele já fez varios exame e nunca consta nada, as dores sempre frequentemente, e agora quando ele ejacular tá sangrando e ele tbm já urino sangue. Qual tipo de exame devemos fazer agora? Devemos se preocupar?

  31. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Luiz?
    Não recomendamos a automedicação, em especial com antibióticos.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas, agende uma consulta online.

  32. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Carlos.
    Recomendamos que realize uma visita de rotina ao médico urologista, assim será possível investir o que vem acontecendo.

  33. Há mais de dois meses que eu vou no hospital tenta não saber que eu tenho e não consigo nenhuma resposta estou com dor no testículo direito que vai volta urinando com frequência umas sete vezes no dia eu não sei mais o que eu faço

  34. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Rafael.
    O médico mais recomendado para tratar enfermidades no órgão genital masculino é o Urologista.
    Recomendamos que agende uma consulta, caso precise aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos urologistas.

  35. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Vanessa.
    Talvez optar por uma segunda opinião profissional é o mais recomendado nestes casos.
    Aqui no BoaConsulta você conta com os melhores Médicos Urologistas, agende sua consulta no site ou em nosso aplicativo.

  36. Boa noite, há 2 anos um caroço cresceu no meu saco escrita e ficou grande até que começou a sair muito pus e desinchar. Há dois meses um caroço muito parecido com o de antes apareceu, mas dessa vez desinchou sem mesmo sair pus, porém a pele do saco escrotal está muito irritada e saindo um líquido sem cheiro, por mais que eu faça a higiene depois de meia hora já está toda úmida, como se fosse um suor… fui a um urologista mas ele sequer analisou, passou uma pomada e disse que era por conta da depilação… mas não fiquei muito satisfeito com a resposta… alguma sugestão do que poderia ser?

  37. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Leandro.
    O ideal nesse caso é buscar uma segunda opinião médica, caso o problema não se resolva.
    No BoaConsulta você encontra os melhores médicos urologistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.