Ir a uma consulta com ginecologista anualmente é um cuidado indispensável com a saúde das mulheres. Isso porque esse tipo de profissional tem como principal função tratar os problemas relacionados ao sistema reprodutor feminino a fim de garantir o bem-estar e a qualidade de vida das pacientes.

Muitas mulheres ficam cheias de dúvidas sobre como se comportar durante a consulta e quais perguntas fazer, além de ficarem nervosas com todo o procedimento. Isso acontece, principalmente, na primeira consulta com ginecologista, que deve acontecer durante a adolescência.

No entanto, mesmo mulheres que já foram ao ginecologista antes podem ter bastante dúvidas a respeito do que falar e como aproveitar a consulta da melhor maneira. Se identificou com alguma dessas situações? Não se preocupe, ajudaremos você a se preparar para a consulta dando dicas do que perguntar!

Perguntas para se fazer em uma consulta com ginecologista

Funcionamento do corpo

O mais comum é que na consulta inicial — seja a primeira da vida, seja do ano— o médico avalie o caso da paciente e faça a coleta de amostras para exames, como o preventivo. Ademais, a partir da análise das queixas da paciente o ginecologista deve pedir exames para avaliar o estado do corpo e descobrir se está tudo em dia.

Então, após realizar os testes necessários, a cliente deve retornar já com os resultados obtidos, levando tudo o que foi pedido pelo médico. Esse é o momento ideal para você perguntar se está tudo certo com os exames, com a saúde do seu corpo e do sistema reprodutor.

Dessa forma, caso seja necessário tomar algum cuidado, o ginecologista passará as orientações necessárias e os medicamentos ou exames adicionais de acordo com a situação em que você se encontra.

Métodos contraceptivos

Se você usa métodos contraceptivos hormonais, como pílula, DIU, adesivo, anel, injeção e outros, é interessante estar sempre de olho em como seu corpo reage a eles. Se tem uma tensão pré-menstrual muito incômoda, se sente muita cólica, dores de cabeça, etc. Isso é importante, principalmente, se você começou a utilizar os métodos há pouco tempo.

Relate qualquer sintoma que diferente do que você costumava sentir. Pergunte para o médico se essas reações são normais, se são realmente causadas pelo método contraceptivo, se há necessidade de fazer a troca, por qual opção ou, até mesmo, se deve parar de utilizar.

Tudo isso é importante para manter seu corpo saudável e garantir o seu conforto com o uso do remédio. Além disso, se você ainda não faz uso de nenhum método, é o momento ideal para descobrir qual deles é mais indicado para o seu corpo e a sua necessidade.

DST’s e métodos de prevenção

As DST’s, conhecidas também como doenças sexualmente transmissíveis, são problemas bastante preocupantes para a saúde de homens e mulheres. Por isso, é um assunto que deve sempre estar presente nas consultas — especialmente se você ainda não estiver totalmente a par dele.

Peça para o seu médico prescrever exames completos e investigar todas as doenças possíveis. Para isso, é preciso não ter vergonha, uma vez que as DST’s devem ser diagnosticadas o quanto antes para que não causem grandes problemas. Além disso, o seu médico não julgará sua vida sexual. Muito pelo contrário: ele deve ajudar você a torná-la mais segura por meio da orientação, indicando métodos de prevenção e dando outras dicas que podem ser úteis.

Fertilidade

Se você pretende ter seu primeiro filho ou está na casa dos trinta anos mas deseja engravidar novamente, o ginecologista é indicado para checar como está a saúde do seu sistema reprodutor. Dessa forma, ele ajudará você a descobrir se o seu desejo é possível de ser realizado e oferecer orientações durante o processo para engravidar.

Vá além disso: procure saber sobre os cuidados que quem deseja engravidar precisa tomar e, ainda, peça dicas de precaução para uma gestação saudável. É claro que isso não dispensa um acompanhamento médico caso você fique grávida, mas já é um começo para garantir que tudo saia conforme o desejado — ou seja, sem prejudicar a sua saúde e a do bebê.

O ideal é que tudo seja conversado na primeira consulta e não no retorno. Assim, você terá tempo para que o ginecologista peça exames de sangue adequados para quem deseja ter filhos. Ademais, se sua intenção é engravidar, recomenda-se procurar um médico que tenha especialização em obstetrícia, pois ele também poderá cuidar das questões da gestação.

Cuidados essenciais com a higiene íntima

Muitas vezes, não recebemos a orientação adequada sobre a manutenção da higiene íntima, sobre como evitar infecções e outros problemas que acometem essa região do corpo. Por isso, é preciso conhecer os produtos utilizados nessa área, saber as melhores formas de lavar as peças íntimas e os cuidados e hábitos que podem ser prejudiciais para a região.

Dessa forma, pense nas suas dúvidas sobre esse assunto e anote para não esquecer de perguntá-las. Mas, não se preocupe se existirem outros pontos que você esquecer de perguntar. O seu médico, com certeza, tratará dos temas importantes para garantir sua saúde.

Outras questões importantes

Quando vamos nos consultar com um médico devemos lembrar que, independentemente da especialização dele, ele também é considerado um clínico geral — isto é, um profissional que tem um conhecimento amplo na área da saúde, que sabe diagnosticar doenças básicas interpretar exames, entre outros cuidados básicos.

Por isso, aproveite para investigar se há indícios de câncer de mama, relatar sintomas gerais que têm incomodado você no seu dia a dia e pedir exames adicionais para conferir a saúde completa do seu corpo e não somente do seu sistema reprodutivo.

Como já mencionamos, é indispensável marcar uma consulta com o ginecologista anualmente. Afinal, ter cuidados com a saúde é importante mesmo quando não há pretensão de engravidar. Agora que você já sabe o que pode perguntar para o médico, liste suas dúvidas, pense nas suas necessidades e tire o melhor proveito da sua consulta com ginecologista.

Gostou de saber mais sobre a consulta com um ginecologista? Aproveite para entrar em contato conosco e confira as opções de serviços que oferecemos para facilitar a sua vida e cuidar da sua saúde!

Escreva um comentário

Share This