A bebida alcoólica está presente na vida de muitas pessoas, desde as que bebem apenas socialmente até aquelas que já têm dependência alcoolica. O consumo exagerado é alarmante e os efeitos do álcool no organismo são catastróficos para a saúde.

Apesar de ser legalmente liberado para uso, o alcool é uma droga psicoativa, ou seja, ele atua diretamente no cérebro, causando problemas, também, em diversas outras estruturas do corpo humano.

Quer saber quais são esses efeitos? Neste post separamos tudo sobre o assunto. Acompanhe!

O álcool no organismo: como ele atua

Ao ser ingerido, o álcool é absorvido pelo estômago para a corrente sanguínea, o que leva 30-90 minutos. Por meio do sangue, o etanol se espalha para as mais diversas partes do corpo, atingindo todas as células.

Chegando ao cérebro, o efeito do etanol é primeiramente excitatório, liberando serotonina, um neurotransmissor associado à alegria e satisfação, sendo que as pessoas ficam desinibidas e até mais corajosas.

No entanto, passado esse primeiro momento, o álcool começa a deprimir o sistema nervoso central por aumentar as quantidades do neurotransmissor GABA, o que pode causar até a perda da consciência.

Em doses elevadas, o etanol pode causar risco elevado de envenenamento, sendo que algumas vezes essa situação provoca a morte por parada cardiorrespiratória de quem consumiu exageradamente.

Efeitos imediatos: o que você sente após o consumo do etanol

Logo depois de consumir bebidas alcoólicas, os sintomas começam a aparecer em intensidade proporcional à quantidade ingerida. Entre eles, os mais comuns são:

Fala arrastada, sonolência e alterações na visão e audição

São os primeiros efeitos do etanol ao atingir o sistema nervoso, iniciando a etapa depressora, aumentando o risco de quedas e acidentes.

Dores de cabeça

A sensação de crânio pesado e dolorido ocorre, principalmente, devido à ação depressora e a efeitos decorrentes do etanol no cérebro.

Náuseas e vômitos

Após ingerir o álcool, principalmente em grande quantidade, o corpo tentará se livrar desse excesso, para evitar efeitos maléficos ainda maiores.

Azia e queimação

O etanol é um agente irritante da mucosa e aumenta a produção dos ácidos digestivos, o que provoca tais sensações desagradáveis.

Diarreia

Por acidificar o intestino e afetar a flora, ter diarreias após ingerir bebidas alcoólicas é um sintoma muito comum.

Efeito diurético

O etanol inibe o sistema de controle da retenção hídrica pelos rins, sendo que, após o consumo, o corpo eliminará muito líquido pela urina e pode até ficar desidratado.

Efeitos tardios: sintomas crônicos da ingestão de bebidas alcoólicas

Os efeitos do álcool no organismo, a médio e longo prazo, são muito preocupantes. Confira os órgãos mais afetados:

O cérebro

Por causa da danificação de todos os nervos e células nervosas, uma pessoa que consome álcool rotineiramente terá desde alterações nas emoções e no humor, dificuldade em realizar movimentos finos, reflexos cada vez mais lentos, perda do equilíbrio e da coordenação motora, até danos considerados permanentes na memória.

O coração e o sistema circulatório

O consumo de etanol eleva o ritmo dos batimentos cardíacos, assim como aumenta a pressão arterial. Além disso, o coração fica mais fraco e bombeia o sangue com maior dificuldade, podendo sofrer arritmias.

O sistema digestivo

A irritação constante da mucosa gástrica pelo álcool pode provocar úlceras e câncer de esôfago, laringe e estômago.

A pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, também é uma das consequências do consumo crônico de etanol. O fígado, responsável por metabolizar essa droga, também é um órgão altamente afetado e pode desenvolver esteatose hepática, que evolui para cirrose e câncer.

Os efeitos do consumo abusivo de alcool são diversos e extremamente danosos ao organismo. O Alcoolismo é uma doença, portanto deve ser tratada como tal. Para isso, pode-se contar com a ajuda de profissionais da saúde, como médicos e psicólogos, que auxiliam durante todo o processo para vencer esse mal.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de comentar no post dando a sua opinião!

 


Escreva um comentário

Share This