Com a rotina corrida que levamos nos dias atuais, praticidade e rapidez são essenciais na hora de solucionar os problemas. Por isso, ao encontrar manchas estranhas na pele, dores no corpo ou um filho com indisposição, por exemplo, recorrer às pesquisas no Google para verificar se encontramos a resposta para os sintomas tem se tornado uma atitude bastante comum.

A internet é o meio mais fácil de se obter informações sobre saúde, bastando apenas alguns cliques e pronto, as repostas já estão na tela dos dispositivos. No entanto, você já parou para se perguntar em até que ponto as fontes de pesquisa são realmente confiáveis?

A má notícia é que não é sempre que devemos confiar nessas informações, mas a boa é que separamos dicas para lhe orientar em conseguir distinguir as mais seguras. Então, continue a leitura e confira nosso material!

O poder das informações na Internet

Você já pensou em quantas ações por dia você realiza usando algum computador ou o seu celular? Esses dispositivos fazem parte da nossa rotina, sendo praticamente impossível se separar deles. Por esse motivo é natural que procuremos esclarecimentos em sites de busca, principalmente quando o assunto é a nossa saúde.

A quantidade de buscas realizadas no Google é tão grande que, a cada ano, esse buscador tem se inovado para conseguir mostrar os melhores resultados para agradar o usuário. Porém, o lado ruim desse nosso comportamento é que boatos são igualmente encontrados e, muitas vezes, aparentam ser verdadeiros.

Para você ter uma noção, as notícias falsas são compartilhadas 70% mais que as verdadeiras! Quem nunca repassou alguma informação pelo WhatsApp e, só depois, descobriu que aquela notícia não era verídica?

Portanto, para que você não erre mais ou se desespere quando procurar por informações para manter a saúde em dia ou, ainda, se deparar com resultados desastrosos, não confie em qualquer tipo de site que encontrar ou mensagem que receber.

Até que ponto confiar nas informações sobre saúde

Ana Miguel, coordenadora das Redes Sociais do Ministério da Saúde alerta que “as informações disponibilizadas de forma online costumam ser generalizadas e não levam em consideração as particularidades dos pacientes. Cada pessoa tem um histórico, características e necessidades próprias, que exigem uma abordagem individualizada, por mais simples que o caso possa parecer”.

E sua visão faz sentido, pois um profissional da saúde estuda e se dedica muito com pesquisas e práticas, para obter o conhecimento que o levará a conduzir o paciente da melhor forma possível. Além disso, ele obtém o diagnóstico de uma doença por meio de vários fatores, como os exames de sangue e clínicos presenciais.

Sendo assim, é bastante inviável fazer um autodiagnóstico por meio de pesquisas na web. As automedicações também não são recomendas, pois, em certas situações, podem, até mesmo, agravar os sintomas do problema.

Com isso, acreditar em qualquer tipo de informação que foi encontrada por meio da internet não é uma boa opção. Mas atenção: isso não significa que você deve limitar sua curiosidade ou deixar de buscar conhecimento sobre saúde. Existem algumas páginas que podem ser consideradas boas fontes que, na grande maioria, abrangerá sites de:

  • Instituições governamentais;
  • Universidades conhecidas;
  • Artigos científicos;
  • Hospitais;
  • Associações de médicos;
  • Órgãos mundiais de saúde.

Quanto às mensagens de notícias recebidas, a cautela deve ser a mesma. Sempre que for possível, busque verificar o tipo de site para o qual aponta a informação. No caso de divulgação apenas escrita pelo aplicativo WhatsApp, o conselho é, antes de repassá-las ou se alarmar, averiguar em sites como o e-farsas e o boatos.org — especialistas em analisar a veracidade desses informes compartilhados.

Dicas de sites confiáveis para buscar informações sobre saúde

Preparamos para você uma lista de sites sobre saúde e bem-estar, os quais você pode ficar mais tranquila para procurar conhecimentos. Confira!

Médico sem Fronteiras

Médico sem Fronteiras é uma organização que leva cuidados de saúde àqueles que têm sua saúde afetada por crises humanitárias. Ele costuma compartilhar notícias sobre refugiados, o estado de saúde deles, as necessidades de ajuda e quais são as ações de benfeitoria realizadas.

Biblioteca Virtual em Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde é uma plataforma que reúne informações sobre saúde, e costuma contar com dados bibliográficos e sobre eventos científicos.

Blog do Ministério da Saúde

Blog da Saúde é um site do governo que apresenta notícias fidedignas em relação à saúde. Ela dá dicas para alimentação mais saudável, para parar de fumar e para realizar atividades físicas. Informa, ainda, sobre as vacinas e testes importantes que previnem doenças.

MSD

MSD é uma empresa com longo histórico de medicamentos, vacinas e soluções para melhorar a saúde humana e, também, a animal. Além disso, ela busca oferecer produtos inovadores para melhorar o bem-estar da população. Inclusive, dentro desse mesmo site, há um link para o blog da companhia, que dá várias dicas de alimentação e saúde.

Dráuzio Varella

O Dr. Dráuzio Varella é um médico oncologista e cientista bem conhecido nacionalmente, e tem um portal onde publica alguns conhecimentos sobre saúde para quem queira consultar.

O seu interesse pela saúde já é um sinal positivo, afinal, demonstra que você se importa com o bem-estar. Todavia, se basear apenas no que é divulgado por aí, pode não ser a melhor ideia, pois, apesar de esses sites listados apresentarem confiança, na dúvida de qualquer indisposição, sempre procure orientação médica.

Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio e com quem amamos, sendo assim, a nossa preocupação deve se dar também ao marcar consultas de rotina. Porém, você já se deu conta de que essa atividade de ir atrás de médicos, separar um tempo para tentar fazer o agendamento e ainda conciliar com nossos horários corridos é, por vezes, bem burocrática? Pensando nisso, a BoaConsulta veio para simplificar o seu trabalho.

Você apenas nos diz seus horários disponíveis, o tipo de convênio, a especialidade médica e o local para a consulta que nós fazemos toda a parte chata. E como não há ninguém melhor que o próprio médico para trazer informações sobre saúde, entre em contato conosco e agende já um horário para você e seus familiares.

Escreva um comentário

Share This