Às vezes, o nosso corpo nos envia sinais que algo de errado pode estar acontecendo. É o caso de algumas dores e mal-estar que ocorrem com frequência. Contudo, em meio a tantas obrigações e rotina atribulada, a nossa tendência é não levar estes indícios tão a sério.

Porém, algumas doenças são silenciosas e possuem sintomas muitas vezes confundidos com problemas rotineiros. É o caso do câncer, por exemplo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 190 mil pacientes falecem anualmente desse mal no Brasil.

Isso ocorre porque várias pessoas negligenciam os sinais de desenvolvimento de um tumor maligno e acabam recebendo diagnósticos tardios. É evidente, então, que saber identificar os principais sintomas ligados a essa doença é importante. Afinal, se descoberto na fase inicial, as chances de cura aumentam de forma significativa.

Por isso, vamos citar aqui alguns sinais que podem estar relacionados a um câncer e que devem ser observados com atenção. Caso você tenha qualquer um desses sintomas, sem neuras! Basta ter calma e procurar pela ajuda de um médico. Vamos lá?

Perda de peso repentina

Perder peso rapidamente, sem fazer dieta e exercícios, pode vir a ser um indício de câncer. Os mais comuns, nesse caso, são o de pâncreas, esôfago e estômago.

Isso acontece porque o tumor (que é um crescimento acelerado de tecidos ou células anormais) utiliza parte da energia do nosso corpo para se desenvolver. Logo, nessas circunstâncias, a sensação de falta de apetite e apatia são normais, podendo provocar um emagrecimento brusco.

Cansaço excessivo

A fadiga crônica ou ao executar pequenas tarefas também pode ser um sinal de desenvolvimento de câncer. Nessas circunstâncias, é comum apresentar sintomas como perda de sangue ao evacuar ou ter anemia.

Ambos provocam a diminuição de oxigênio no sangue, ocasionando esgotamento intenso, principalmente em atividades cotidianas como arrumar a cama ou subir as escadas de casa.

Dor inexplicável que não passa

Algumas dores repentinas acontecem porque um tumor, dependendo de sua localização, pode apertar nossos nervos enquanto cresce, provocando desconforto.

Os exemplos mais recorrentes de sintomas como esses são encontrados em vários tipos de câncer como no cérebro, testículo, intestino, pulmão, pâncreas etc. Mas, como dissemos anteriormente, não é o caso de se apavorar e chegar a conclusões precipitadas.

Apenas tenha atenção com a sua saúde: se você está sentindo dores de cabeça constantes, por exemplo, procure por um Neurologista.

Sangramento sem motivo

Se você perceber um sangramento, de qualquer espécie e sem razão aparente, fique atento. As consequências mais comuns de um tumor maligno são: hemorragias, úlceras e baixa coagulação do sangue, fazendo com que ele fique ralo e escorra com facilidade.

Uma tosse com sangue pode estar associada, por exemplo, ao Câncer de Pulmão. Já na urina, pode ser câncer na Bexiga ou Próstata. Ao evacuar, câncer Colorretal e por aí vai.

Alteração nas fezes e urina

Sofrer com idas repentinas ao banheiro quando se come algo novo ou que não lhe cai bem é normal e pode ser apenas uma intolerância alimentar que pode ser resolvida com a dieta correta.

Porém, se nada justifica variações bruscas em suas fezes, é preciso ficar atento. Afinal, esse também pode ser mais um dos sinais de câncer, principalmente o de intestino. Logo, se alguma dessas mudanças aparecerem, procure por um gastroenterologista para que ele possa examinar você de forma apropriada.

Além disso, alterações no hábito de urinar também merecem atenção. Ir ao banheiro várias vezes e sentir irritação na hora de liberar o xixi podem ser sintomas de câncer de próstata ou de bexiga. Porém, lembre-se: sem paranoias. Basta procurar por ajuda e investigar o que pode estar acontecendo com o seu corpo.

Rouquidão e tosse por mais de 3 semanas

A tosse continua, pode ter uma diversidade enorme de agentes causadores, como, por exemplo, o tempo seco, mas uma vez que se tem a tosse, falta de ar, dor nas costas e cansaço intenso. É Fundamental que se faça uma investigação sobre os sintomas, pois estes podem ser indicativos de câncer de pulmão, laringe ou tireoide.

Mas pedimos que você mantenha a calma, estes sintomas nem sempre indicam a existência de uma tumor, muito embora, são sinais de alerta para outras inconformidades do seu organismo.

O que devo fazer se suspeitar câncer?

A primeira coisa a se fazer é manter a calma, com o diagnóstico precoce os prognósticos costumam ser muito positivos, além disso, entrar em desespero não vai ajudar em nada.

A segunda coisa que você deve fazer é ir ao médico o mais rápido possível, para obter um diagnóstico preciso e saber como prosseguir. Este médico inicialmente pode ser o clínico geral, este profissional saberá dar início ao diagnóstico e se necessário, também pode encaminhar para o especialista correto.

 


Escreva um comentário