Muitas pessoas possuem problemas na pele ou cabelo e não sabem que tais situações podem ser solucionadas com o auxílio de um dermatologista. Em alguns casos, não só a saúde está envolvida, mas também a estética e a autoestima.

De forma simplificada, podemos dizer que o dermatologista é o especialista que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de situações ligadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Trata-se de uma área vasta de atuação, que engloba diversos cuidados, como tratamento de acnes ou manchas na pele, por exemplo.

Por isso, o cuidado na hora de escolher um especialista é fundamental! Está procurando por um dermatologista em São Paulo e quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso texto!

Com que frequência ir ao dermatologista?

A frequência varia de pessoa para pessoa, pois dependerá de características individuais. Por exemplo, quem tem a pele muito branca e trabalha em contato com o sol, deverá ir mais vezes, a fim de prevenir doenças, como o câncer de pele.

Já alguém que não tem fatores de risco e mantém todos os cuidados, como lavagem do rosto, uso de protetor solar e cremes, poderá ir em uma periodicidade menor. Assim, o ideal é que o próprio profissional dê essa informação. No entanto, pelo menos uma visita ao ano é interessante, para manter a saúde em dia.

Por que ir a um dermatologista em São Paulo?

O dermatologista é o especialista que estuda a pele e os cabelos e cuida de todos os problemas advindos deles. Ainda que a pessoa não apresente algum sintoma, é recomendado fazer a prevenção, cuidando bem de si. Por meio de um diagnóstico precoce de qualquer doença, é possível intervir e garantir um tratamento com mais possibilidades de sucesso.

Quais problemas esse profissional pode tratar?

Como acabamos de falar, um dermatologista é capaz de cuidar de todas as disfunções relacionadas à pele e ao cabelo, mas vamos dar alguns exemplos para você.

Câncer de pele

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde por ⅓ dos diagnósticos de doenças cancerígenas no Brasil. Existem muitos tipos, alguns mais agressivos, outros menos. Mas só um dermatologista tem a capacidade de detectá-los e fazer o reconhecimento com antecedência.

Calvície masculina

Uma das maiores insatisfações do homem é em relação à perda precoce de cabelos, que pode ter como motivo a genética ou outras condições, como excesso de oleosidade e hormônios. Muitas vezes, o tratamento é capaz de melhorar o quadro clínico, devolvendo a autoestima ao homem.

Caspa

Outro problema comum, mas que muitos ignoram, é a caspa, que vai muito além de “pequenos pontos brancos no cabelo”. Na verdade, ela é uma descamação do couro cabeludo, acompanhada de inflamação. Pode ocorrer devido a fungos ou à produção exacerbada de sebo. Ela deve ser tratada com dermocosméticos e medicamentos.

Herpes labial

É causada por um vírus, que gera infecção recorrente. Nos lábios, os sintomas começam com formigamento, coceira e se transformam em feridas. O profissional ajuda a tratá-la por meio de medicamentos, que podem ser tópicos, como pomadas, ou orais. É importante fazer o tratamento para lidar melhor com essas manifestações e, ainda, evitar possíveis manchas.

Psoríase

São lesões avermelhadas e que descamam. Podem aparecer em qualquer local do corpo, inclusive no couro cabeludo. Apesar de não ser contagiosa, provoca coceiras, incômodos e pode afetar a autoestima. O dermatologista é o médico mais indicado para diagnosticá-la e receitar as medicações, que têm como objetivo reduzir a inflamação e a formação de placas na pele.

Enfim, existem diversas disfunções que o profissional poderá ajudar. E, se você acha que será difícil ou levará tempo marcar um dermatologista em São Paulo, nós temos a solução. Um bom site de marcação, como o BoaConsulta, é uma mão na roda para os momentos em que estamos atarefados, sem tempo para procurar um médico e sem paciência para fazer inúmeras chamadas até encontrar alguém disponível.

Aliás, você pode baixar nosso aplicativo também, facilitando esse processo pelo próprio celular!

Escreva um comentário

Share This