Mulher bebendo agua com sede excessiva.

Sede excessiva quais as possíveis causas? Quando se torna preocupante? Confira isso e mais!

Você provavelmente já ouviu falar que o ideal é beber muita água, cerca de 2 litros por dia, certo? Esse líquido é fundamental para remover toxinas, lubrificar as articulações e regular a temperatura corporal.

No entanto, existem condições específicas que fazem algumas pessoas sentirem uma sede excessiva. Esse sintoma se manifesta como um sinal de diversas doenças, como diabetes. Por isso, é muito importante ficar atento e consultar um médico especializado para que ele possa analisar o caso.

Ficou interessado e quer saber quais são as causas da sede excessiva? Então, continue a leitura!

Diabetes

Um dos primeiros sinais que aparecem em quem sofre com a diabetes é a sede excessiva. Isso ocorre porque há um excesso de insulina na corrente sanguínea. Como consequência, o corpo necessita de mais água para diluir essa quantidade que estaria a mais no sangue.

Além disso, o desequilíbrio do açúcar no corpo também provoca uma desidratação por conta da diurese, ocasionando a sede. Assim, caso tenha outros sintomas como boca seca, perda de peso, fome excessiva, formigamento nas mãos e pés ou vontade frequente de urinar, lembre-se de consultar um médico especializado.

Uso de determinados medicamentos

Alguns medicamentos podem apresentar sede excessiva como efeito colateral. Além disso, muitos contam com uma ação diurética, fazendo com que a necessidade de ir ao banheiro seja algo frequente.

Medicamentos coloridos amontoados.
Alguns medicamentos podem provocar sede, como efeito colateral.

Para amenizar esse efeito, é importante ingerir pequenos goles de água durante o dia. Nos casos em que a pessoa se sinta desconfortável, uma dica é procurar um médico, de maneira a ponderar uma alternativa.

Prática intensa de atividades físicas

Quando praticamos atividades físicas intensas, o nosso organismo libera suor para regular a temperatura corporal. Com isso, é comum sentir a necessidade de beber água, já que isso é um sinal de que o corpo precisa repor o líquido perdido durante esse processo.

Mulher jovem bebendo agua após atividade física.
Após a atividade física, devido à perda de líquidos por meio da sudorese é comum sentir muita sede.

Logo, para evitar o excesso de sede, saiba que é importante ingerir pequenas quantidades de água durante a prática, com o objetivo de evitar a desidratação.

Desidratação

A desidratação ocorre quando a água disponível no corpo é insuficiente para o seu funcionamento adequado. Os sintomas do problema incluem dor de cabeça, tontura, sede em excesso, cansaço, boca seca etc.

Para evitar a desidratação, o recomendado é beber bastante líquido ao longo do dia, incluindo sopas, sucos naturais, chás e água. Além disso, o consumo de legumes e frutas também contribui para manter a hidratação do corpo.

Diarreia

Quando a pessoa sofre algum distúrbio intestinal como a diarreia, ela costuma perder muito líquido. Por essa razão, a sede excessiva é um dos primeiros sinais que aparecem.

Para contornar o quadro, lembre-se de ingerir bastante água ou beber soluções de reidratação oral, auxiliando a repor os sais minerais perdidos nessa situação.

Agora que já conhece as causas da sede excessiva, saiba que isso pode ser ocasionado pela diabetes. Por isso, preste atenção nesse sintoma e, caso o problema seja acompanhado de outros sinais, não deixe de procurar um clínico geral para que ele analise a sua situação e indique o melhor tratamento.

Você desconfia que pode ter diabetes? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Endocrinologista, agende sua consulta online, através do site ou aplicativo disponível para androide e IOS

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.