Foto do mosquito aedes aegypti.

Conheça os 4 principais sintomas de dengue e o que fazer a respeito!

Somos um país predominantemente tropical por isso, não apenas temos nossos próprios hábitos e tradições, como também somos impactados por algumas doenças típicas, diferentes daquelas que atingem outros países. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com alguns dos principais sintomas da dengue para você ficar atento.

Esse é um quadro tão recorrente em muitos dos estados brasileiros que, eventualmente, as pessoas podem se esquecer da relevância do acompanhamento médico para realizar o diagnóstico e o tratamento corretos. Continue lendo o post e veja o que fazer para evitar a evolução dessa doença!

Conheça os tipos de dengue existentes

Primeiramente é preciso considerar que todos os tipos de dengue são causados por um mesmo tipo de vírus, mas ele possui algumas variantes, que não mudam muito a forma, os sintomas ou o tratamento da doença. O mais comum no Brasil nos últimos anos é o tipo 3, chamado de DENV-3.

Quando uma pessoa pega um dos tipos, ela apenas cria imunidade para essa variante e, se for picada pelo mosquito contendo outro tipo de vírus, desenvolverá a doença do mesmo jeito, com uma hipótese maior de ser hemorrágica. Aliás, as formas clínicas são outra forma de classificar essa terrível doença.

Ilustração mosquito e exame positivo de dengue.
A dengue é dividida em 4 tipos principais.

A dengue clássica é a mais comum e apresenta os sintomas mais tradicionais, que todo mundo conhece, como dores pelo corpo, febre alta, mal-estar e manchas na pele. A duração não costuma ser superior a uma semana, mas a sintomatologia mais forte, sem dúvidas, costuma durar não mais do que três ou quatro dias.

Já a intimidadora dengue hemorrágica é aquela na qual podemos observar os mesmos sintomas da clássica, mas com uma evolução mais veloz para quadros mais severos. Como o próprio nome já indica, há queda acentuada no número de plaquetas, presença de sangramentos e dores abdominais intensas.

Descubra os 4 principais sintomas da dengue

Agora que você já conheceu um pouco melhor os tipos de dengue e qual a variante mais comum circulante no Brasil, vamos esclarecer os sintomas mais comuns e mostrar quais são aqueles que devem ligar o sinal de alerta quanto aparecerem. Confira!

1. Febre alta

Não dá para falar dos principais sintomas da dengue sem falar da febre alta, pois esse costuma ser, em linhas gerais, o primeiro sinal perceptível da doença e sua manifestação mais precoce. Outro ponto é que ela surge abruptamente, usualmente na casa dos 39° a 40°C, demandando muto cuidado com a desidratação: é preciso beber muito líquido e ingerir alimentos ricos em água.

Mulher com dengue e febre medindo temperatura.
O síntoma mais característico de dengue é a febre alta e prolongada.

O quadro febril pode durar entre 2 a 7 dias, porém, geralmente, não se estende por tanto tempo, principalmente nas fases mais leves. É recomendado o uso de medicamentos antitérmicos, mas também muito cuidado com aqueles que podem “afinar” o sangue, como no caso da popular aspirina (ácido acetilsalicílico).

2. Dores articulares

As dores articulares são um sintoma muito comum nas arboviroses, grupo de doenças que inclui não apenas a dengue, mas também zika, chikungunya e febre amarela. No entanto, o quadro se manifesta de maneiras diferentes entre elas. Na dengue, por exemplo, é mais frequente que o incômodo dure um pouco menos.

Ilustração de pessoas com dor na articulação.
Um dos sintomas mais aparentes de dengue é a dor na articulação.

Na chikungunya, por outro lado, a dor articular é mais intensa e pode durar meses, além de atingir diversas articulações simultaneamente, levando até a incapacitação da pessoa. Passada a fase aguda, os pacientes da dengue clássica tendem a permanecer apenas com cansaço esporádico, que melhora com o passar do tempo.

3. Dores abdominais

As formas mais graves da dengue, especialmente a hemorrágica, costumam incluir sintomas mais intensos, entre os quais vale destacar as dores abdominais. Elas tendem a ser fortes e contínuas, podendo ser concomitantes a náuseas, vômitos persistentes e, logicamente, sangramentos, sobretudo nas mucosas.

Homem com as mãos na barriga com dor.
Dores abdominais são comuns em quase todos os tipos de dengue.

Esses são sinais claros de que a ajuda médica deve ser buscada imediatamente e o paciente deve se dirigir ao serviço de saúde mais próximo para buscar o diagnóstico. É provável que seja necessário entrar com medidas de suporte, como analgesia mais forte, prescrição de soro fisiológico e, dependendo do caso, internação e até transfusões de sangue ou plaquetas.

4. Queda nas plaquetas

Falando em plaquetas, não podemos deixar de ressaltar que a queda no nível dessas células é um dos sintomas clássicos da dengue e, embora não possa ser percebido a olho nu, é facilmente visualizado em exames como o hemograma. Há evidências de que isso ocorre por uma reação autoimune do corpo ao vírus que causa a doença.

Ilustração plaquetas sanguíneas.
O vírus da dengue faz com que se diminua o nível de plaquetas no sangue.

De qualquer maneira, as evidências clínicas dessa situação são as petéquias (pequenos pontos vermelhos na pele) e equimoses (manchas vermelhas maiores). Como as plaquetas são primordiais para a coagulação do sangue, a sua redução extrema leva à dengue hemorrágica, que cursa com sangramentos, sobretudo em mucosas da boca e nariz.  

Veja por que o acompanhamento médico é importante

Como a dengue é um quadro muito comum no Brasil, não é raro que algumas pessoas consigam controlar a ansiedade e esperem que tudo se resolva por conta própria. Embora isso seja até possível, não é recomendável arriscar, pois, o uso de medicamentos pode ser de grande valia e, como se sabe, devemos evitar a automedicação.

Na realidade, o ideal é que todo paciente que suspeite que está com dengue ou outra arbovirose não demore para marcar uma consulta, de forma que o médico possa fazer o exame físico e testes mais específicos, como a prova do laço, que serve para avaliar a probabilidade de o quadro evoluir para a versão hemorrágica.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce evita a evolução da dengue e ajuda a adotar a conduta adequada para o paciente em questão. O médico decidirá que o acompanhamento precisa ser ambulatorial ou hospitalar, assim como os exames complementares a serem feitos, a conduta terapêutica, além da data da reavaliação.

Paciente com tosse sendo examinado por médico.
Homem com tosse recebendo atendimento médico.

Agora você já sabe os principais sintomas da dengue. Fique atento a sinais incomuns no organismo ou que indiquem gravidade, não deixando de procurar um médico especializado para realizar o diagnóstico!

Gostou de conhecer os principais sintomas da dengue para você ficar atento? Quer conferir outros conteúdos? Então, não deixe de seguir nossos perfis em suas redes sociais! Estamos no Facebook, no Linkedin e no Instagram!

Procura uma plataforma de atendimento médico especializado e online? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos para consultas online!

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *