Mulher jovem realizando teste de glicemia.

Diabetes: O que é, sintomas, tipos, prevenção e como identificar a doença?

Você sabe quais são os sintomas da diabetes? Essa doença crônica, que afeta muitas pessoas sem ao menos elas imaginarem do que estão sofrendo, pode trazer consequências sérias para a vida de um paciente se não for corretamente controlada.

Nesse artigo, separamos alguns sinais que podem indicar que você está com diabetes. Continue a leitura e confira!

O que é a diabetes e quais são as suas causas?

A diabetes é definida como a falta de insulina ou a incapacidade das células do corpo de absorver esse hormônio responsável por inserir a glicose dentro delas, sendo que esse açúcar é utilizado como a principal fonte de energia. Como consequência dessa doença, acontece uma elevação dos níveis de glicose no sangue.

Existem alguns tipos de diabetes: a tipo I, que é caracterizada pela baixa ou completa ausência da produção de insulina, a tipo II, definida como a resistência a esse hormônio, e a gestacional, que surge durante a gravidez e é muito parecida com a diabetes tipo II.

São diversas as causas que podem desencadear esse problema, que variam de tipo para tipo. Entre elas estão:

  • defeito nas células beta do pâncreas, que produzem a insulina;
  • erros genéticos quanto à produção da insulina;
  • alimentação e sobrepeso;
  • uso de drogas; e
  • infecções virais.

Quais os principais tipos de diabetes?

Muita gente não sabe, mas existem alguns tipos diferentes de diabetes e eles podem apresentar características, origens e sintomas distintos, assim como condutas e tratamentos específicos. Continue lendo e veja com detalhes quais são.

Diabetes tipo I

A chamada diabetes tipo 1 é considerada uma doença autoimune e costuma se manifestar no nascimento ou em idades muito precoces. São anticorpos fabricados pelo próprio sistema imune da pessoa que atacam as células do pâncreas, que são as produtoras de insulina. Sem a produção natural, o açúcar começa a se acumular no sangue.

Diabetes tipo II

Já a diabetes tipo II é a mais comum. Ela está relacionada com os hábitos da pessoa, sobretudo com o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos nocivos. O seu mecanismo se dá não pela falta de produção de insulina, mas pela resistência das células em utilizar adequadamente esse hormônio. Da mesma forma que no tipo I, o açúcar se acumula no sangue.

Diabetes Gestacional

Muitas mulheres já estão familiarizadas com esse tipo de diabetes que ocorre durante a gravidez e, por isso mesmo, leva o nome de gestacional. A sua origem se dá nas alterações hormonais tão comuns durante esse período, especialmente pelo aumento na produção de alguns hormônios que podem bloquear ou reduzir a ação da insulina.

Diabetes Lada

A sigla LADA deriva do inglês, com as iniciais de palavras que, em uma tradução livre, significam “diabetes autoimune latente do adulto”. Na verdade, é uma variação da diabetes tipo I, mas que se manifesta na idade adulta. Não há resistência à insulina, mas sim uma produção baixa do hormônio por meio de ação autoimune.

Diabetes Mody

O MODY não é um tipo de diabetes tão comum e, via de regra, apenas os médicos estão familiarizados com o seu conceito. Acometendo cerca de 1 a 5% dos casos, ele é resultado da alteração de um gene dominante. No entanto, como os níveis de glicemia não costumam ser muito alterados, o seu diagnóstico nem sempre é feito.

Quais são os sintomas de diabetes?

Agora que você já entendeu melhor o conceito e os tipos de diabetes, vamos mostrar alguns dos principais e mais comuns sintomas da doença. Acompanhe.

Sede excessiva

Pessoas diabéticas tem muita sede, o que é chamado de polidipsia. Apesar de tomar diversos copos de água por dia, a necessidade de ingerir líquidos não cessa e está completamente interligada ao próximo sintoma.

Muita vontade de urinar

A poliúria, que é a urina em excesso ou em maiores frequências, é mais um dos sintomas da diabetes. Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água.

Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

Aumento da fome

O diabético costuma sentir fome diversas vezes ao dia, parece insaciável. Essa polifagia é consequência da baixa quantidade de glicose que consegue ser absorvida e utilizada pelas células, que enviam mensagens de que o corpo precisa de mais fonte de energia.

O cérebro entende que o problema está na baixa ingestão de alimentos e estimula a fome. Mas, na verdade, comer só vai aumentar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, os outros sintomas da diabetes. Junto à poliúria e à polidipsia, a polifagia compõe o chamado “3 P”, que são os principais sinais dessa doença.

Perda de peso

Mesmo comendo muito, uma pessoa diabética apresenta um emagrecimento contínuo e inexplicável. Mais comum na diabetes tipo I, esse sintoma é resultado da queima de gordura e massa muscular para obtenção de energia, pois as células não conseguem utilizar a glicose.

Visão embaçada

Se você está com a visão turva ou borrada, o que gera dificuldades para enxergar, e não tem nenhum tipo de problema de visão, isso é um sinal de diabetes. Esse sintoma acontece por causa de uma inflamação nos olhos que gera alterações na capacidade de foco. Se os níveis da glicose forem controlados, é possível reverter o quadro. Caso contrário, pode resultar em cegueira.

Como prevenir o diabetes?

Para terminar, vamos dar algumas dicas úteis para que você possa evitar o surgimento da diabetes e, de quebra, levar uma vida mais ativa e longeva. Veja abaixo quais são.

Alimente-se de forma saudável

Manter uma alimentação saudável é um dos melhores hábitos que você pode adotar para evitar a diabetes tipo II e diversas outras doenças.

Os cuidados devem ir além de evitar apenas doces, incluindo também o consumo diário de legumes, verduras e carnes magras, além de reduzir o consumo de industrializados e carboidratos processados.

Pratique atividade física regularmente

Os exercícios físicos também parecem ter um impacto bastante positivo na prevenção da diabetes. Por isso, você não deve abrir mão dessa prática tão saudável.

O sedentarismo favorece fatores como obesidade, hipertensão e açúcar elevado no sangue, o que pode piorar o seu quadro geral e predispor seu organismo a ter problemas.

Visite seu médico regularmente

Por fim, você não deve deixar de visitar o seu médico regularmente, mesmo adotando hábitos saudáveis de vida. Isso é muito importante, tendo em vista que essa pode ser uma doença silenciosa e somente um profissional gabaritado consegue analisar os sinais mais precoces e solicitar os exames para um diagnóstico preciso e precoce.

E você, apresenta algum dos sintomas do diabetes? Então procure um médico imediatamente, de preferência o seu clínico geral ou um bom endocrinologista. Com as medidas certas e o controle adequado da glicemia, você pode evitar as consequências negativas que essa doença poderia causar no seu organismo.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a diabetes? Você sofre com algum dos sintomas descritos ou ainda ficou com dúvidas? Então que tal agendar sua consulta online?


Histórias recentes

Postagens similares

98 Comments

  1. Lasaro reinert disse:

    Muito bom na curiosidade, termos algo para nos esclarecer! Obrigado.

  2. Tiro minhas duvidas obrigado

  3. Tenho todos esses sintomas.

  4. Ricardo Pereira da Silva disse:

    Muito bom essas informações, pois deixa a gente bem informado.

  5. Ivani de oliveira disse:

    Meu pé tá rachado é não sara cada vez pior tem a ver com diabete

  6. Antonio Lemos disse:

    Muito bom esse resumo explicativo sobre diabetes. Valeu e muito obrigado fiquem com Deus.

  7. Francialda Pereira da Silva disse:

    ultimamente venho sentindo. minha boca muito doce,e minha língua dormente.
    As vezes vejo umas luzes muito forte.minha visão fica turva quase não enxergo sinto muita dormência no rosto no olho, língua e nas mãos. tô muíto preocupada .não consigo dormir

  8. Estou com a boca seca a noite tenho sede quando tomo REFRIGERANTES fico muito mal me sinto comum mal estar injoo tonturas e tenho marcapasso tomo bastante remédios será q estou com diabetes meu médico a alguns meses atrás mandou eu parar com doces pq eu estava um pouco alta q se eu não cuidasse poderia ficar diabética isso das uns 3 meses e já estou com esses sintomas pode ser diabetes

  9. Não tenho diabete mas desde quando fiz um trigliceride deu 510 fiquei com medo ai fiz exame de sangue ai deu normal

  10. Muito sono e indisposição, são sinais de diabetes?

  11. ELIANE BONFIM disse:

    Me ajudou bastante estou com alguns do sintomas de diabetes tipo 1

  12. Bom dia.
    As vezes sinto tontura pela manhã, e minhas vistas um pouco embaralhadas. O que pode ser?

  13. Gilson da Silva Teixeira Vieira disse:

    Obrigado …ajudou muito e e bem esses sintomas que estou sofrendo
    Vou procurar um médico

  14. Muito obrigado pelo esclarecimento

  15. Luciano Conceição Rocha disse:

    O que a pessoa deve fazer para se tratar

  16. Meu esposo ta bebendo muita aguá urinado muito e ta emagrecendo muito ele bebe mais de 2 litro de aguá só na madrugada e vai no banheiros a noite toda e assim e no dia também

  17. Fiquei satisfeita com o esclarecimento.

  18. Ótimo conteúdo, me deixou muito bem informado

  19. Sinto muita sede chego a beber dez litro de agua por dia minha boca fica muito seca quanto mas bebo agua mim da sede o que fazer mim ajude

  20. Boa tarde fiz um exame na farmácia hoje. Tinha tomado um café com biscoito e leite em pó a minha glicose deu 421. Esse aparelho são confiável se menos de um ano eu fiz e deu 106

  21. Ótimas dicas sobre diabetes!!!É bom sempre conseguir um assunto bem desenvolvido que procurava

  22. Adorei a informação.

  23. Gostei mto do que li sobre o diabetes , matéria maravilhosa .
    Explicações bem detalhada e oq é melhor , bem simplificadas .
    Parabéns e meu mto obg.

  24. Maria de Fátima disse:

    Muito boa explicação mas a minha mãe tem diabetes e ela come muito vc pode passar uma dieta para ela

  25. Gostei muito das explicações, me ajudou bastante.

  26. Olímpio da Conceição disse:

    Obrigado pela informação, está sendo muito útil, posso cuidar melhor da saúde daqui pra frente.

  27. Muito boa suas explicações…nota mil

  28. Marcos de Oliveira Lopes disse:

    Obrigado pela orientação

  29. To um pouco asustado.com estes poblemas que to tendo to tendo tidos estes.sintomas.e vcs foron muito esclarecedores e conseguir tira muitas duvidas.to sentindo muita dor no peito sera que isto também e normal?pois ja fiz varios eletros e não constou nada

  30. Obrigado por esclarecer minhas duvidas

  31. Sou diabético pratico ciclismo eu não sinto vontade de comer a todo momento muito difícil, mas urino muito, gosto de café, não bebo e nem fumo tenho setenta anos.

  32. Sinto todos os sintomas menos o emagrecimento e sinto muita coceira no meu corpo, a sede, a fome e o xixi é fora do normal as coceiras também.

  33. Obgda , valeu tirou minhas dúvidas sobre diabetes

  34. Muito útil

  35. Obrigado pelo as informações.

  36. Tenho diabetis há muitos anos, mas não tenho sintomas a não ser uma modificação na micção, que já foi atribuída por médicos a outros fatores.

  37. aparecido donizete de oliveira disse:

    Gostei muito das informações! Não como pela manhã só almoço e janto, mas as vez em quando como massa ou doce. Tenho 74kG e 1.62 de altura, mas mesmo assim minha taxa chega á quase 200 e tomo uma metiformina de 500 mg no almoço sou um diabético? apesar que minha mãe tomava insulina 3 vezes ao dia isto pode ser genético? . obrigado.

  38. Antonia maria disse:

    Adorei essas informações pois tenho alguns desses sintomas

  39. Com a hemoglobina glicada de 6,3, ja significa diabetes?

  40. Tenho TODOS esses sintomas

  41. Meu médico disse que tenho glicose alta e colesterol alto também. Receitou metiformina e sinvastatina ,porém quando como qualquer coisa ,o alimento não fica no estômago ,nem cinco minutos ,já tenho que correr pro banheiro ,sai tudo dissolvido ,e muito ralo. Em seguida tenho fome de novo.Me ajudem por favor ,estou emagrecendo muito.

  42. José Uilson Magalhães disse:

    Gostei da forma didática da explanação…

  43. Soube agora aos 55 anos que tenho diabetes tipo 2 , sou o só , mas comecei com a dieta e faço academia , com acompanhamento com profissional , como estou há três dias fazendo exercícios estou com fadiga de cansaço , agora não sei se é falta de costume , ou se é por causa da diabetes , pois me sinto bem , só esse cansaço , que me incomoda , antes de confirmar não sentia nada , só zonzeira , mas agora com os remédios pararam ! Mas será que essa fadiga de cansaço vai parar ?

  44. Olá José, obrigado pelo seu feedback!

  45. Muito bom vou processar um médico estou com alguns sintomas

  46. Olá Célio, importante observar e se o cansaço persistir você deve procurar um médico no nosso site BoaConsulta

  47. Boa noite!
    Muito boas as informaçoes!
    Obrigado!!
    Mauriceia!

  48. Equipe Boa Consulta disse:

    Mauriceia, ficamos muito felizes em ajudar, mas lembre-se o ideal é sempre consultar o Médico Endocrinologista para obter um diagnóstico preciso.

  49. Equipe Boa Consulta disse:

    Eliana, como vai? Esperemos que bem.
    O recomendado é que se os sintomas persistirem você procure um médico quanto antes. Os médicos mais indicados sãos Médicos Clínicos Gerais ou Médicos Endocrinologistas para obter um diagnóstico e tratamento correto.

  50. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Jonas?

    Recomendamos a realização de um teste de Diabetes, mas não dispense a visita a um Médico Endocrinologista, este profissional poderá diagnosticar e recomendar o melhor tratamento.

  51. Obrigado pelas informações. Estou bem, mas queria saber os sintomas de uma pessoa com essa doença porque irei fazer o exame da glicose amanhã.

  52. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Olavo, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  53. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Andre, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário.

  54. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Lenizia, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário.

  55. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Francisca, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  56. Equipe Boa Consulta disse:

    Ficamos muito felizes em poder ajudar, mas lembre-se de realizar um teste de diabetes periodicamente.

  57. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Fabiano, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  58. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Marcos, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  59. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Paulo, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes que tenha gostado.

  60. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Olímpio, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  61. Equipe Boa Consulta disse:

    Ficamos extremamente felizes em ajudar, mas lembre-se que o recomendado é sempre consultar um Médico Endocrinologista para diagnosticar e administrar a síndrome.

  62. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Angela, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  63. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Eliana?
    Como citado no artigo os sintomas mais comuns são: sede excessiva, vontade de urinar em excesso, fome incomum, perda de peso incomum e Visão embaçada.
    Mas a recomendação é sempre fazer o teste de diabetes com um Médico Endocrinologista, para obter um diagnóstico preciso e principalmente um tratamento adequado.

  64. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Frank?

    Meu caro, recomendamos que busque uma avaliação de um(a) Psicólogo Especialista em Ansiedade, este profissional poderá diagnosticar e recomendar o melhor tratamento.

  65. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Ivani.
    Tem sim, bem como um quadro de ácido úrico elevado.
    A nossa recomendação é buscar um Médico Clínico Geral, este profissional saberá diagnosticar e tratar.

  66. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Ricardo?
    Ficamos muito felizes em poder ajudar, mas lembre-se que em caso de suspeita de diabetes, procure um médico.

  67. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Antonio?
    Ficamos felizes em ter ajudado você, mas lembre-se de sempre realizar exames regulares.

  68. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Nelson?
    Diante da variação do nível insulínico pode sim, acarretar desconfortos, mas o ideal é realizar uma investigação desses sintomas com um profissional da saúde.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Clínicos Gerais para avaliação dos sintomas.

  69. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Sonia.
    Ficamos muito felizes em ajudar e principalmente por seu feedback.
    Abraços.

  70. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Gilson?
    Ficamos muito felizes em ajudar você. Aqui no BoaConsulta você pode agendar uma consulta com um psicólogo online ou presencial.

  71. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Maria.
    Ficamos felizes com seu feedback.

  72. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Eliane?
    Ficamos muito felizes em ajudar, mas recomendamos que você realize um teste de diabetes, assim será possível obter um diagnóstico preciso.

  73. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Eduardo?
    Como o seu esposo está ingerindo muita água é comum que o corpo elimine o excesso, mas se está suspeitando de diabetes, realize um teste de diabetes.

    Atenciosamente,
    Equipe BoaConsulta.

  74. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Gilmaci?
    Ficamos muito felizes com o seu feedback, mas lembre-se de sempre realizar exames de rotina.

  75. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Márcia?
    Pode ser uma baixa da glicemia, sendo necessário realizar um teste de diabetes, mas também pode estar relacionado a outras situações.
    Agende uma consulta com o seu médico, neste caso o Clínico Geral poderá ajuda-la.

  76. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Rogério, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis são fundamentais para estarmos sempre dispostos.

  77. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Talissa, como vai?
    Lembre-se de consultar um médico com frequência, essa é a melhor maneira de prevenir doenças e se manter saudável.

  78. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Clarice, como vai?
    Recomendamos que você faça o retorno com um médico para que o profissional possa avaliar o seu caso. Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Endocrinologistas Especialistas em Diabetes.

  79. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Francialda.
    Ao perceber o aparecimento de algum sintoma é recomendado buscar auxílio médico, neste caso você poderá agendar uma consulta com um Clínico Geral para que o profissional possa investigar a causa dos seus problemas e fazer um encaminhamento, se necessário.

  80. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Lidia?
    É considerado diabetes quando a hemoglobina está a cima de 6,5%.

  81. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Aparecido.
    O ideal é fazer uma avaliação com um Médico Endocrinologista, para avaliar se você é ou não diabético. Se sua mãe era diabética, pode ser sim um fator genético e pode se agravar de acordo aos hábitos de vida.

  82. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai fabiano?
    Recomendamos que realize o teste, o médico ideal para diagnosticar e tratar o diabetes é o Médico Endocrinologista.
    Quanto a dor no peito, costuma ser comum em pessoas com a síndrome.

  83. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Maria.
    Cada pessoa precisa de uma dieta especifica, está deve ser recomendada pelo nutricionista.

  84. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Francisco.
    Nós ficamos muito felizes em ajuda-lo, agradecemos por seu feedback positivo.

  85. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Dely.
    Obrigado por seu feedback! É muito bom sabermos que ajudamos você.

  86. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Rozelis.
    Ficamos muito felizes em ajuda-la.

  87. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Rozelis, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  88. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Kelison, como vai?
    O ideal é esperar alguns minutos após a refeição para realizar o teste de glicemia capilar, fazer este exame após se alimentar pode indicar um valor acima do normal. Aqueles que possuem hipoglicemia, pré-diabetes ou diabetes devem fazer o teste regularmente de acordo com a recomendação do médico responsável, em geral o teste é realizado antes e após as refeições.

  89. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Maria.
    Recomendamos que você agende uma consulta com um Endocrinologista Especialista em Diabetes para que você possa se orientar da forma mais adequada, de acordo com a avaliação de um profissional da saúde.

  90. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Luciano?
    O primeiro passo é diagnosticar a doença, este passo pode ser feito com um clínico geral ou mesmo o endócrino o segundo passo é seguir as orientações do Médico Endocrinologista.

  91. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá! Como vai João.

    O ideal é realizar um testo, apesar de andar bastante durante o dia, emagrecimento anormal deve ser investigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.