10 Sintomas de um ataque cardíaco (infarto) que você precisa conhecer!

Os sintomas de um infarto ou ataque cardíaco nem sempre são claros para a maioria das pessoas, ou simplesmente a grande parte das pessoas nem os conhecem, pensando nisso, preparamos um post com os principais sintomas de infarto que você precisa conhecer e ficar atento(a), confira.

É importante que você saiba que não importa qual idade você tenha, se é homem ou mulher, caso você cumpra os requisitos, como fumar, estar a cima do peso, ser sedentário, ter hipertensão, colesterol alto e tem casos de infarto na família, você é um forte candidato a passar por um Ataque agudo do miocárdio ou como é popularmente chamado, infarto.

Os sintomas de um infarto podem se apresentar de formas diferentes entre homens ou mulheres, mas em ambos os gêneros, acontecem devido ao acumulo de gordura (placas) nas paredes das artérias caróticas, formando os chamados coágulos, responsáveis por obstruir a passagem da corrente sanguínea, levando a pessoa a um quadro de infarto.

Homem e mulher com sintomas de infarto.
Homens e mulheres apresentam sintomas diferentes de infarto.

O infarto em muitos casos é falta, ou seja, leva a pessoa a óbito. Segundo o instituto Hcor, cerca de 360 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos falecem anualmente, devido ao ataque cardíaco, números extremamente preocupantes.

Mas algo que poucos sabem, é que os sintomas do infarto não aparecem minutos antes de acontecer, em grande maioria surgem dias e até semanas antes, tornando possível evita-los, caso a pessoa compreenda os sintomas e sinais que o corpo dá, e procure atendimento médico quanto antes.

E para você conhecer quais são os principais sintomas de um ataque cardíaco, abaixo separamos os mais comuns, que ao nota-los você precisa procurar o pronto atendimento quanto antes.

Sintomas de um ataque cardíaco

Quando pensamos em sintomas de um ataque cardíaco, a primeira coisa que vem a mente é a dor no lado esquerdo do peito, mas esse está bem longe de ser o único sinal. Os sintomas de infarto, normalmente são uma combinação, podendo ou não ser aparentes.  

Além disso, os sintomas mais populares, normalmente podem ser diferentes em mulheres e idosos, complicando ainda mais o entendimento.

Confira os 10 principais sintomas de infarto no storie abaixo:

Os principais sintomas de um infarto são:

  1. Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;
  2. Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  3. Dor de estômago, sem relação com alimentos;
  4. Dor nas costas;
  5. Mal-estar;
  6. Enjoos e tonturas;
  7. Palidez e suor frio;
  8. Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
  9. Tosse seca;
  10. Dificuldade para dormir.

Outros sintomas do infarto

Os sintomas citados a cima, podem surgir ou se intensificar após a realização de um esforço físico, durante momentos de estresse, após comer, uma vez que nesses momentos o coração é submetido a mais esforço, demonstrando de forma mais evidente a má circulação.

Mas os sintomas/sinais de infarto a cima não são os únicos, talvez sejam os mais comuns, mais sabia que existem outros, mais sutis é fáceis de confundir com outro problema? Confira quais são esses outros sintomas de ataque cardíaco abaixo.

Desmaio sem causa aparente

O desmaio pode ser um dos primeiros sintomas de um problema como o infarto, principalmente quando em conjunto com falta de ar e suor repentino e sem motivo aparente.

Isso ocorre pela falta de oxigenação no cérebro, uma vez que a circulação normal na corrente sanguínea está comprometida, e a conclusão disso é o desmaio, tornando-se um sintoma não muito conhecido do infarto, mas que merece atenção médica.

O desmaio geralmente não é associado ao ataque cardíaco, pois pode ser sinônimo de uma infinidade de situações, mas qualquer sinal estranho, mesmo que seja bobo, deve ser investigado.

Falta de ar

Outro sintomas do ataque cardíaco, que talvez seja até bem conhecido, é a sensação de aperto no peito, em razão de um funcionamento irregular dos pulmões, ocasionando falta de ar que incomoda bastante.

Sentir falta de ar não é normal, pode ser sintoma de diversos males, mas no caso do infarto pode aparecer sozinho ou em união de outros sintomas, como o citado a cima.

Náusea, indigestão ou dor abdominal

Esse sintoma é muito comum, porém pouco conhecido como um problema relacionado ao ataque cardíaco, principalmente por estarem muito relacionado a outros males mais simples.

Quando ocorrem costumam ser “ignorado”, pois a pessoa acredita que são simples desconfortes, e acaba se automedicando, com objetivo de aliviar o desconforto sem ir ao médico.

Porém, se o incômodo foi constante, procure um pronto-socorro, pois nesses casos pode ser apenas gases, algum problema no trato digestivo ou um sinal que seu corpo está dando, de um infarto.

Suor frio (sudorese)

Junto da tontura e da pressão no peito, também pode ocorrer sudorese. Sendo assim, o suor repentino e demasiado também pode ser um sinal de alerta. Em muitos dos casos pode ser algum problema simples, nada relacionado a algo tão sério, mas é sempre bom prevenir.

Tontura

A tontura é um sintoma difícil de ignorar, afinal normalmente associamos a uma queda de pressão ou alta, mas no caso do ataque cardíaco. Essa acontece devido à baixa oxigenação cerebral.

Com a obstrução de uma artéria, o batimento do coração pode ficar irregular, provocando tontura, além dos outros sintomas citados a cima.

Sendo assim, ao sentir tontura e fazer um teste de pressão, procure entender a ocorrência, claro de preferência no pronto atendimento mais próximo.

Palpitações

A palpitação talvez não seja tão desconhecido assim, afinal é um sintoma que costuma causas preocupação, ainda mais se acontecer após algum esforço grande.

A palpitação ou arritmia é basicamente é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.

No entanto, caso esse problema esteja regular, é bom consultar um médico cardiologista, pois pode se tratar de um infarto ou algum problema cardíaco, necessitando de tratamento.

Fraqueza

A fraqueza quando relacionada ao infarto, pode ocorrer dias antes de realmente acontecer o quadro, ocorrendo uma fraqueza muito grande e é geralmente apontada e tratada como sinônimos de outras doenças.

No entanto, essa fraqueza relacionada ao infarto, ocorre devido à má circulação e irrigação de órgãos, dos quais deixam de liberar toxinas e proteínas importantes.

Sintomas de infarto em mulheres

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo, o equivalente a cerca de 8,5 milhões de mortes anuais, ou sejá, mais de 23 mil por dia. Estimativas também apontam que o risco de óbito por infarto na mulher é 50% maior quando comparada aos homens.

Os sintomas do ataque cardíaco nas mulheres costumam ser diferentes, sendo um pouco mais silenciosos ou mais difíceis de fazer a associação. Normalmente os sintomas de infarto em mulheres não são específicos, permitindo que se faça confusões com simples indigestões, mal-estar simples ou sintomas incomuns, mas que não chamam atenção, relacionados ao ciclo menstrual.

Mulheres com sintomas de infarto.
Os sintomas de ataque cardíaco em mulheres costumam ser diferentes e fáceis de confundir.

Geralmente os sintomas são brandos, como um desconforto no peito, sensação de mal-estar, batimentos cardíacos irregulares ou sensação de peso em um dos braços.

Com esses sintomas pouco sugestivos, facilmente pode ocorrer a demora para procurar auxílio médico, como consequência também, levando um tempo maior para o diagnóstico.

Segundo os especialistas os riscos de infarto nas mulheres, aumentam muito após a menopausa, já que neste período os níveis do estrogênio diminuem, um hormônio muito importante para o coração, pois estimula a dilatação dos vasos e facilita o fluxo sanguíneo. 

Esse perigo maior é em razão das artérias femininas serem 15% mais estreitas que as masculinas e o coração bate até 10% mais rápido do que nos homens, o que gera um maior desgaste.

Sendo assim, você mulher ao sentir algo diferente, procure atendimento médico, afinal se não for nada sério, ao menos você vai estar prevenida.

Precisa fazer um chek-up no seu coração? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhor médicos cardiologistas, agende a sua consulta através do site ou aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima