Mulher com sintomas de câncer de mama.
|

14 Sintomas do câncer de mama que podem garantir um diagnóstico precoce e maximizar as chances de cura!

O câncer de mama, assim como qualquer outro tipo de câncer, atinge o sistema imune do paciente causando alguns sintomas que nem sempre são percebidos. Além dos sintomas que surgem diretamente nas mamas, existem outros sinais que também merecem atenção.

Os sintomas mais comuns da doença são nódulos na região das mamas, manchas e aspecto de pele enrugada, acompanhados ou não de dores na região dos seios. Porém, o câncer de mama nem sempre se manifesta em todas as pacientes com esses sintomas.

14 Sintomas do Câncer de Mama que você deve se preocupar

Confira a seguir os 14 principais sintomas de câncer de mama e aprenda a identificar de forma precoce e buscar ajuda de um médico especialista em câncer de mama quanto antes.

Mulher segurando laço símbolo do combate ao câncer de mama.
O diagnóstico precoce de câncer de mama aumenta em 95% a taxa de cura.

Vale destacarmos que o diagnóstico precoce, pode aumentar em 95% as chances de cura do câncer, no entanto, para tal é preciso estar de olho nos sintomas de câncer de mama e realizar exames preventivos regularmente.

1- Dores e caroços nas mamas

O primeiro sinal de câncer de mama que indica que há algo de errado com os seios é a presença de carocinhos e dor na região mamária.

Além disso, os nódulos podem ser acompanhados de vermelhidão e dor, ou manchas e aspecto de casca de laranja na pele das mamas.

2- Secreção nas mamas

Toda secreção que ocorre nos seios deve ser investigada por um profissional da área, o mastologista. Isso porque, apesar de nem sempre indicar câncer de mama, secreções e sangramentos nos mamilos podem ser sinal de outras doenças que também devem ser tratadas.

3- Perda de peso sem dietas

Perder o peso de forma rápida de pelo menos 10% do peso inicial em 1 mês sem fazer dietas ou praticar exercícios físicos pode indicar a presença de câncer de mama e outras doenças como anemia, por exemplo. Sendo assim, é sempre importante visitar um especialista caso você comece a perder peso sem estar se esforçando para isso.

4- Cansaço e fadiga

Pacientes com câncer de mama podem apresentar cansaço excessivo e fadiga, e não conseguem realizar as atividades do dia a dia como antes. Isso acontece por dois motivos: o primeiro é devido a uma anemia ou perda de sangue nas fezes que ocorre em alguns pacientes com câncer de mama. 

O segundo é devido à ação do câncer nas células, que pode resultar em perda de energia durante o dia.

5-Dores

Embora algumas mulheres não notem dores em grande parte dos casos de câncer de mama, em outros, a paciente nota um aumento da dor e sensibilidade nessa região. Nesses casos, a dor não diminui com repouso e nem piora com exercícios físicos, sendo sempre localizada e persistente. 

Esse incômodo tende a continuar até mesmo com compressas frias e quentes, e apenas analgésicos fortes conseguem fazer com que ela melhore levemente.

Leia também: Quem tem câncer de mama sente dor? Os nódulos são dolorosos?

6- Febre irregular

A febre que vai e volta sem a ingestão de medicamentos pode indicar o início de um câncer inflamatório na região das mamas, especialmente porque o sistema imunológico fica enfraquecido.

A febre que pode ser um dos sintomas do câncer de mama surge durante alguns dias e desaparece sem a necessidade de antitérmicos, até que retorna depois de dois ou três dias sem associação a sintomas de gripes e resfriados.

7- Demora na cicatrização de feridas

Feridas em qualquer região do corpo, incluindo as mucosas como boca, pele e vagina, que demoram mais de 1 mês para cicatrizar, é outro sinal de câncer de mama em fase inicial.

Isso acontece porque nesse período o sistema imune está mais debilitado, e as plaquetas responsáveis por auxiliar no processo de cicatrização de lesões sofrem uma queda.

8- Sangramentos

Os sangramentos que indicam câncer de mama podem acontecer tanto nos mamilos, como vimos acima, como também nas fezes. Sendo assim, é importante buscar ajuda médica caso note sangue ao ir ao banheiro mais de duas vezes na semana.

9- Manchas nas mamas

As manchas nas mamas podem surgir em colorações mais escuras ou amareladas, mas a paciente também pode notar manchas vermelhas e roxas com bolinhas, e em alguns casos, até mesmo pele áspera acompanhada de coceira constante.

10- Aumento de volume mamário

Toda mulher em idade fértil nota um aumento do volume das mamas durante o período pré-menstrual e ovulatório, sendo algo completamente normal que não indica qualquer risco à saúde da paciente.

Porém, um aumento das mamas que acontece fora desse período, e especialmente, em apenas um dos seios, pode indicar um nódulo surgindo, resultando no aumento do volume mamário.

11- Nódulos nas axilas

Apesar de ser um sintoma pouco conhecido, os nódulos na região das axilas também é um dos sintomas do câncer de mama que você deve se preocupar, já que pode indicar o surgimento de tumores malignos na região mamária.

Como os carocinhos também podem indicar pelos encravados decorrentes de depilação na região da axila, busque ajuda médica sempre que tiver dúvidas ou quando os caroços não sumirem depois de 3 dias.

12- Feridas nos mamilos

Alguns pacientes com câncer de mama também podem notar feridas que surgem sem motivo aparente nos mamilos, sendo um dos sintomas de manifestação de câncer de mama. Essas lesões podem até mesmo acompanhar secreções transparentes, esbranquiçadas, amareladas ou com sangue.

13- Veias saltadas

As veias saltadas acompanhadas de vermelhidão na pele da mama indicam que pode existir um quadro inflamatório na mama, e é um sintoma que deve ser investigado assim que a paciente notar as veias mais visíveis.

Esse sintoma é um forte indicativo de câncer de mama inflamatório, que é menos comum e que normalmente não é acompanhado de nódulos.

14- Endurecimento das mamas

As mamas normalmente são mais maleáveis, e sempre que ficarem mais rígidas e endurecidas, especialmente se acontecer com apenas um dos seios, você deve procurar ajuda médica para investigar o que pode estar causando este sintoma, já que pode indicar o estágio inicial de um câncer de mama.

Endurecimento das mamas pode ser um sinal de câncer de mama.
Mamas mais duras do que o normal também podem indicar câncer de mama.

Em alguns casos as mamas podem até mesmo apresentar pequenas deformações como buracos ou relevos.

Veja também os 10 principais sintomas do Câncer de mama:

Agora que você viu quais são os 14 sintomas do câncer de mama que você deve se preocupar, visite sempre um profissional da saúde caso note um ou mais desses sintomas ou esteja desconfiada de um possível câncer de mama.

Além disso, fique de olho nas programações do Outubro Rosa para realizar os exames preventivos e aumentar as chances de sucesso e cura no tratamento caso você seja portadora da doença.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *