O que é psoríase.

10 Sintomas de psoríase para se preocupar! Entenda quando é preciso procurar o médico

A psoríase é uma doença de pele relativamente comum, crônica, e sem cura. Pode se manifestar em várias partes do corpo, de maneira diferente dependendo do local , da pessoa e do tipo de psoríase.  

Há vários fatores que podem ocasionar o surgimento dos primeiros sintomas, sendo comum o seu aparecimento na fase infantil, porém mais normalmente entre os 20 e 40 anos

É marcada por uma inflamação autoimune, multifatorial, com predisposição genética, ou seja, pode ser transmitida aos filhos por um dos pais, juntamente com fatores ambientais e comportamentais do paciente. 

10 Sintomas de psoríase para se preocupar
10 Sintomas de psoríase para se preocupar

A psoríase tem como característica surgir através de crises, podendo espaçar muito tempo entre uma crise ou outra. Normalmente a crise surge quando há uma baixa na imunidade do sujeito, facilitando que a doença se manifeste novamente.

Pacientes com psoríase podem apresentar um ou mais sintomas simultâneos, sendo necessário o diagnóstico por parte de uma dermatologista de confiança. Pois esse profissional poderá avaliar de maneira mais precisa qual o tipo de psoríase e qual o melhor tratamento disponível para cada caso.

Abaixo listamos alguns dos vários sintomas que os diferentes tipos de psoríase podem apresentar, vale ressaltar que existem outros sintomas mais específicos para cada tipo e apenas um profissional qualificado pode distinguir a psoríase de outras doenças de pele.

Sintomas da psoríase

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de psoríase e sua gravidade, sendo de graus mais leves até com maior gravidade.

Cada indivíduo vai apresentar os mesmos sintomas de maneira diferente, que podem surgir em qualquer parte do corpo, como pernas, couro cabeludo, braços, tronco, unhas e até em áreas dos órgãos genitais. 

1 – Manchas vermelhas

Muito comum na psoríase do couro cabeludo. A pele passa por um processo inflamatório, que dá origem às manchas avermelhadas.

Manchas vermelhas
Manchas vermelhas

Essas manchas costumam aparecer em regiões como a cabeça, cotovelo, nuca, braços e testa. São acompanhadas de escamas espessas brancas ou prateadas, que lembram a caspa, e costumam descamar por conta do ressecamento de pele. Coçar essas escamas pode provocar dor e criar feridas.

2 – Escamas brancas

Por conta da psoríase, as células da pele passam a se multiplicar de maneira exagerada, formando o acúmulo de pele em forma de placas e manchas secas.

Essa formação provoca muita coceira, e ao coçar o local a pele descama em formado de escamas, o que lembra a caspa comum e faz com que muitos confundam a psoríase com a dermatite seborreica. Se não tratada, esse acúmulo de pele pode começar a inflamar, provocando uma piora no quadro. 

3 – Pele ressecada e rachada

A Psoríase pode provocar um grande aumento do ressecamento da pele, chegando até o ponto que a mesma começa a rachar, caso não seja iniciado o tratamento correto.

Pele ressecada e rachada
Pele ressecada e rachada

Essas rachaduras podem evoluir para feridas, provocando sangramento e muita dor. Por isso é importante que a pele seja hidratada de maneira correta e com produtos próprios, recomendados pelo dermatologista.

4 – Pequenas feridas pode ser sinal de psoríase

É um sintoma típico da psoríase gutata, que surge por conta de uma infecção bacteriana, causando o surgimento de pequenas feridas em forma de gota.

Podem aparecer no couro cabeludo, tronco, pernas, costas e braços. Muito comum em crianças e jovens adultos, até por volta dos 30 anos de idade.

5 – Unhas grossas e descoladas é sintoma de psoríase

Unhas crescem de forma anormal e desproporcional entre os dedos afetados, com alteração de cor entre amarelo e laranja, escamando e engrossando.

Unhas grossas e descoladas é sintoma de psoríase
Unhas grossas e descoladas é sintoma de psoríase

Isso acontece pois as células de defesa do nosso corpo passam a atacar as unhas, como se fosse um “inimigo”.  Pode afetar as unhas dos pés e das mãos.

6 – Inchaço e rigidez nas articulações

As articulações formam as junções entre os ossos do nosso corpo, podem unir dois ou mais ossos. Algumas não permitem o movimento, como as do crânio, porém outras são necessárias para que possamos realizar movimentos complexos, como andar e mexer os dedos das mãos.

A psoríase, em casos mais graves, pode afetar diretamente algumas articulações do corpo, deformando ou comprometendo sua mobilidade.

Ou seja, ela acaba afetando e dificultando a realização de alguns movimentos, que vai depender do grau de infecção e qual a articulação atingida. 

7 – Couro cabeludo muito seco

Há alguns fatores que contribuem para que a psoríase desencadeie o ressecamento do couro cabeludo, como por exemplo altos níveis de estresse e hormônios desregulados. Provocando coceira e dor ao paciente.

Couro cabeludo muito seco
Couro cabeludo muito seco

Ao coçar a área afetada pode haver a descamação e rachamento da pele, e nesse momento pode ocorrer sangramento pelas rachaduras da pele. Por isso é importante manter atenção sobre como anda sua pele.

8 – Queimação ou dor

As áreas afetadas acabam ficando mais sensíveis, provocando muita coceira no paciente, e quando coçadas, essas áreas podem parecer que estão queimando.

Por se tratar de uma doença que provoca inflamação, outra parte afetada são as juntas do corpo e tendões, que podem doer muito por conta da rigidez e inchaço.

9 – Sangramento no couro cabeludo

As áreas descamadas costumam coçar bastante, que podem ir de intensidades leves até mais intensas, provocando desconforto.

Sangramento no couro cabeludo
Sangramento no couro cabeludo

Ao coçar essas áreas ressecadas ou descamadas, a pele do local começa a se soltar, como pequenas escamas (que lembram a caspa) dando lugar a pequenas feridas. Esses machucados inflamam e sangram, provocando dor, podendo inclusive infeccionar, tornando a situação ainda mais grave.

10 – Pústulas

São pequenas bolhas esbranquiçadas, que parecem conter pus, que aparecem sob a pele avermelhada de maneira rápida.

Normalmente essas bolhas desaparecem após alguns dias, podendo surgir novamente com as crises de psoríase. Esse tipo de psoríase é grave e mais mortal, podendo causar também calafrios, febres, coceira intensa e fadiga no paciente.

Avaliação e tratamento da Psoríase

Um dos profissionais mais indicados para a avaliação e acompanhamento de um caso de psoríase é o dermatologista, pois ele terá o conhecimento e os recursos necessários para uma avaliação mais detalhada e profunda, identificando o tipo, gravidade e a melhor forma de tratar a doença. 

Avaliação e tratamento da Psoríase
Avaliação e tratamento da Psoríase

O dermatologista pode solicitar a realização de alguns exames, para formular um diagnóstico diferencial, para saber se há comorbidade com outras doenças, ou seja, se uma doença pode estar “ajudando” no surgimento ou piora dos sintomas da psoríase.

Mesmo não havendo cura para a psoríase, existem vários tratamentos para aliviar seus sintomas e prevenir seu surgimento novamente. Podem conter a utilização de cremes, pomadas e shampoos, para psoríase de grau leve, auxiliando na melhora dos sintomas.

Para a doença de graus moderados a graves, o dermatologista pode receitar o tratamento juntamente com o uso de remédios e injeções, ou ainda fototerapia para alguns casos

Existe prevenção da psoríase?

Não há como prevenir de maneira definitiva o surgimento da psoríase, por se tratar de uma doença com predisposição genética. Porém há alguns comportamentos que podem ser alterados para dificultar seu reaparecimento e amenizar seus sintomas. 

Manter uma dieta equilibrada, evitando consumo excessivo de produtos industrializados e gordurosos, diminuindo a ingestão de açúcar e sal podem ajudar a se manter fora dos grupos de risco. 

Existe prevenção da psoríase?
Existe prevenção da psoríase?

Lembrando que pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão que possuem psoríase, devem tentar manter seus quadros equilibrados, pois essa variação pode causar o ressurgimento da doença.

Exercícios físicos é algo muito importante, contribui para a regulação da taxa hormonal no corpo, bem como uma diminuição nos níveis de estresse, que é outro fator que contribui para a piora dos sintomas da psoríase. 

Ela não só afeta fisicamente, como seus sintomas podem causar baixa autoestima, comprometendo emocionalmente os pacientes e afetando sua qualidade de vida. Em alguns casos pode ser necessário procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para cuidar de sua saúde emocional e mental.

O que fazer ao perceber os sintomas da psoríase?

Na correria do dia a dia, muitas vezes, deixamos passar alguns sinais que podem ser alertas para doenças ou maus estares no corpo. Por isso é importante realizar um autoexame, procurando por algo que não esteja normal em nosso corpo, tanto mental quanto fisicamente.

O que fazer ao perceber os sintomas da psoríase?
O que fazer ao perceber os sintomas da psoríase?

Agora que você conhece como a psoríase pode se manifestar fique alerta aos possíveis sintomas. E caso você apresente algum deles, não deixe de procurar a ajuda de um profissional qualificado, para realizar os exames necessários e poder iniciar o tratamento o quanto antes, porque é sempre bom ser prevenido.

Lembrando que é importante realizar um check-up de tempos em tempos, para verificar se tudo está de acordo e evitar assim, surpresas futuras. Caso tenha alguma dúvida ou esteja procurando por um profissional de qualidade, no BoaConsulta você encontra os melhores profissionais que estão prontos para te atender da melhor forma possível.

Você está procurando um dermatologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos dermatologistas! Seja para consultas presenciais ou online.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *