Tratamento de infecção urinária em crianças.

Tratamento de infecção urinária em crianças: descubra como é realizado e mais informações sobre o problema!

As crianças também estão sujeitas a infecções no trato urinário, em especial as meninas, mas apesar de ser um problema relativamente comum, o tratamento de infecção urinária em crianças ainda gera dúvidas, mas para desmistificar o assunto, preparamos esse post que explica como é feito o tratamento.

As infecções urinárias em crianças são provocadas pela proliferação de bactérias presentes no intestino, que acabam entrando em contato com a uretra.

Este tipo de infecção em crianças, é o tipo de infecção bacteriana mais comum durante a infância. Nos meninos é muito comum até o primeiro ano de vida, já nas meninas é comum até seus quatro anos de vida, tornando a aumentar a frequência durante a idade reprodutiva e menopausa.

Em números gerais 2,9% dos bebês prematuros são acometidos com o problema, além disso, crianças do sexo masculino de até 03 meses possuem 8 vezes mais suscetibilidade ao problema, após esse período, crianças do sexo feminino apresentam de 10 a 20 vezes mais suscetibilidade a terem quadros de infecção urinária.

Fato é o problema ser comum, provoca diversos transtornos para a criança e para os pais, mas o seu tratamento costuma ser relativamente simples, assim como a prevenção do problema.

O que é a infecção urinária?

A infecção urinária é um tipo de doença que afeta os órgão do trato urinário (uretra, rins, ureteres e bexiga), fundamentais e responsáveis pela eliminação e filtragem da urina, e suas substâncias que podem ser nocivas à saúde humana.

Apesar de haver diversas causas fisiológicas e comportamentais para o problema, sua principal causa é contaminação por bactérias invasivas do grupo Escherichia coli, comuns na microbiota intestinal, que quando em contato com a uretra podem provocar a debilitação do sistema urinário.

A infecção urinária pode receber nomes diferentes dependendo do órgão afetado. A infecção que ocorre apenas na região da uretra é chamada de Uretrite, quando a região afetada é a bexiga recebe o nome de Cistite, nos casos mais graves, quando afeta os rins a doença recebe o nome de Pielonefrite.

Explicaremos melhor as causas abaixo, mas em crianças o problema pode ocorrer devido à má-formação do trato urinário, higienização incorreta, pouca ingestão de água, problemas intestinais e até mesmo as poucas idas ao banheiro ao longo do dia.

Sintomas de infecção de urina em bebês e crianças:

  • Febre acima de 37,5ºC sem razão aparente;
  • Choro ao urinar;
  • Urina com cheiro intenso;
  • Presença de sangue na fralda;
  • Irritabilidade constante;
  • Diminuição do apetite.

Causas de infecção urinária em crianças

Apontar as causas de infecção urinária em crianças é um pouco difícil, afinal estas podem ser as mais diversas possíveis, em geral, relaciona-se com hábitos ruins de higienização, má-formação, sexo e até causas fisiológicas incomuns.

Em estudos publicados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o quadro de infecção do trato urinário em crianças abaixo de 2 anos, pode estar relacionado a má-formação do trato urinário, facilitando a proliferação de bactérias.

Alterações dos ureteres, também podem facilitar o retorno da urina acumulada na bexiga para os rins, quadro chamado de refluxo vesicouretral  e  que pode ser uma das causas do problema em crianças e até mesmo adultos.

As causas da infecção urinária em crianças podem ser:

  • Higienização incorreta: nas meninas, a limpeza deve ser sempre feita no sentido da vagina para o ânus, para evitar que as bactérias sejam levadas para a uretra;
  • Segurar o xixi por longos períodos e esvaziar a bexiga por completo;
  • Usar cateter uretral de longa permanência;
  • Sistema imunológico comprometido;
  • Posição incorreta para usar o vaso sanitário: as meninas devem sempre fazer xixi sentadas no vaso;
  • Malformação congênita dos rins e do trato urinário.

Como você pode ver as causas são as mais diversas, podendo envolver até fisiologia biológica da criança, como no caso das meninas, pois possuem a uretra melhor e mais próxima ao ânus, facilitando que bactérias da região do ânus cheguem a uretra.

No caso dos meninos, temos duas circunstâncias que podem propiciar o problema.

A primeira é que até os 3 meses de vida, bebês do sexo masculino possuem a glande do pênis coberta pela pele, facilitando o acumulo de bactérias e dificultando a higienização.

O segundo caso que propicia do quadro de infecção urinária em crianças do sexo masculino, é quando o menino possui Fimose, caso não ocorra a correta higienização do órgão íntimo, pode facilitar o acumulo de bactérias.

Como é realizado o tratamento de infecção urinária em crianças?

O tratamento de infecção urinária em crianças e adultos é bastante parecido, mas lembre-se em ambos os casos, medicações ou procedimentos só devem ser adotados com recomendação médica.

Jamais de medicações ao seu filho, sem receber o diagnóstico e recomendações de um médico pediatra de sua confiança.

O tratamento de infecção urinária em crianças, é normalmente realizado com auxílio de antibióticos com objetivo de combater a infecção no trato urinário. A dosagem e o tipo de antibiótico devera ser recomendado pelo médico, dependendo de qual região e grau esteja a infecção.

Normalmente o tratamento com antibióticos dura de 7 a 14 dias. Não parede de dar o medicamento antes do recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas tenham aliviado, pois, o problema pode voltar.

Criança tomando remédio para infecção urinária.

Quando o tratamento não é seguido a risca ou adiado, segundo alguns estudos, 6% a 13% das crianças desenvolvem cicatrizes renais, podendo futuramente desenvolver hipertensão e insuficiência renal crônica.

Quando a infecção urinária é provocada devido à má-formação no trato urinário, se identificado a necessidade, o médico pode recomendar a abordagem cirúrgica para evitar reincidências do quadro.

Gostaríamos de ressaltar novamente, para não tentar a automedicação para a criança, o antibiótico ou dosagem errada pode tornar a bactéria mais forte, tornando o tratamento ainda mais doloroso para a criança.

Precisa agendar um pediatra para seu filho? No BoaConsulta você encontra os melhores médicos pediatras, agende sua consulta online e receba atendimento médico presencialmente ou teleconsulta.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.