Varicocele: tratamento, causas e sintomas

Varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares e ocorre principalmente após esforço físico. Seu pico de incidência é entre os 15 e 25 anos e, apesar de ser uma das causas da infertilidade masculina (incapacidade de reprodução por métodos naturais), não provoca disfunção erétil (dificuldade de manter ereção). Porém, o tratamento da varicocele pode preservar a fertilidade e a função testicular, se realizado precocemente.

A seguir, separamos informações essenciais para a saúde do homem, explicando sobre essa condição, que está presente em 25% da população de jovens adultos. Continue conosco para saber as causas, os sintomas e como tratar a varicocele.

O que é varicocele

Também conhecida como varizes do testículo, essa anormalidade vascular causa a dilatação nas veias do cordão testicular dificultando o retorno venoso e, consequentemente, provocando disfunção na produção e qualidade do sêmen.

Com o enfraquecimento e a diminuição na produção de espermatozoides, a fertilização dos óvulos é diretamente afetada, tendo como consequência a infertilidade. Pode ocorrer em ambos os testículos, sendo mais frequente no esquerdo, devido à alta pressão venosa.

Causas e fatores de risco

A varicocele não tem causas confirmadas. No entanto, especialistas acreditam que sua formação ocorre quando válvulas internas das veias do cordão espermático impedem o sangue de fluir de forma adequada. Como consequência, ele retrocede, causando inchaço e expansão das veias.

Por ser comum na puberdade, quando manifestada em homens mais velhos, pode estar associada a tumores intra-abdominais, que comprimem a veia testicular, causando dilatação. Pesquisas recentes indicam que o excesso de peso também pode estar relacionado ao aparecimento da varicocele. Entretanto, ainda não existem comprovações científicas.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas da varicocele podem aumentar com esforço e prática de exercícios físicos. Eles podem se manifestar das seguintes formas:

  • dor nos testículos e na região da virilha em intensidade variada, piorando ao longo do dia e diminuindo ao deitar;
  • inchaço ou presença de nódulo testicular;
  • sensação de peso nos testículos;
  • infertilidade.

Em alguns casos, os sinais e sintomas podem não estar presentes. Por esse motivo, é essencial a visita periódica para consultas e exames de rotina com um urologista.

Diagnóstico

O diagnóstico só pode ser concluído por um profissional. Por meio de exame físico, o médico realiza palpação dos testículos para identificar alterações (no indivíduo em pé e deitado). Caso o teste seja inconclusivo, outros exames específicos serão realizados, como ultrassom escrotal, ecografia testicular e cintilografia.

O profissional responsável por esse diagnóstico normalmente é o Médico Urologista, profissional capacitado a analisar e tratar a varicocele.

A proposito, urologista o que é e quais as suas especialidades, você sabe? Vale apena dedicar-se a entender um pouco sobre este profissional para procurar auxílio, sempre que necessário e não perder tempo procurando o profissional errado.

Tratamento

Em alguns casos, o tratamento pode ser por meio de analgésicos e suspensórios testiculares. Contudo, em casos de infertilidade, dor contínua ou atrofia testicular, é indicado que o indivíduo realize uma intervenção cirúrgica. A cirurgia tem como objetivo selar as veias afetadas para redirecionar o fluxo sanguíneo para os vasos normais, corrigindo também a infertilidade, pois melhora a produção e qualidade dos espermatozoides.

Esse procedimento apresenta poucos riscos de recorrência, e as chances de apresentar danos a uma artéria ou acúmulo de líquidos ao redor dos testículos é muito baixa. As formas de correção da varicocele são:

  • cirurgia aberta: procedimento simples realizado com anestesia geral, durando em média 45 minutos;
  • cirurgia por laparoscopia: realiza menor incisão, no entanto, a alta hospitalar e o procedimento são mais demorados;
  • embolização da varicocele: é um procedimento não cirúrgico, semelhante ao cateterismo. Na maioria das vezes, utiliza-se apenas sedação, e sua duração é de uma hora em média.

Além do uso de suspensórios testiculares, outros cuidados devem ser realizados no pós-operatório, como evitar esforço físico por até 4 semanas e relações sexuais por 10 dias.

Agora você já sabe mais sobre causas, sintomas e como a varicocele tem tratamento. Invista em sua saúde e bem-estar procurando a melhor clínica para atender você e sua família. Fique atento aos sintomas que indiquem a necessidade de uma consulta médica com um urologista. Você pode marcá-las online, sem precisar sair de casa!

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua opinião conosco, deixando um comentário logo abaixo!

 


37 comentários em “Varicocele: tratamento, causas e sintomas”

  1. Meu filho tem varizes no testículo ele tem 15 anos gostaria de saber se ele fizer musculação pode prejudicar.

  2. Saudações.

    É possível alguém com varicocele do IIº grau engravidar?
    Qual é o tratamento opcional?
    Quanto custa?

  3. Sinto muitas dores no testiculo direito, consultei um urologista e fez alguns exames e disse que tenho cisto no epidídimo do lado direito que mede 2,7 mm e variconsele no esquerdo, nesse momento aguardo uma cirurgia, tenho medo porque já tomei muitos antibióticos mais as dores continuam.

  4. Tenho varicocele já faz um tempo e sou casado já faz tempo que tento engravidar minha esposa mas meus sêmen sai muito ralo como faço pra me consultar com um urologista pois aqui na minha cidade e muito difícil acha esse médico

  5. Tenho varicocele a ja uns anos,e fiquei muito satisfeito com os dados posto nesta página sobre sobre a doença.Anteriormente sentia que a doença não impediria-me de procriar mas até hoje sinto o contrário. Já fiz a ecografia e o médico disse-me que a varicocele está em ambos os testículos. Sim isto foi derivado a muito esforço físico no passado que até criou-me hérnia testicular ,que depois de uns tratamentos passou-me a inflação. Mas depois comecei a sentir alguns altos nas veias dos testículos e com alguma dor que se mantém até hoje.Obrigado pelo conteúdo na vossa página.

  6. Luiz Carlos Barbosa da Costa

    Eu tou com dificuldades de inferdilidas eu sinto uma dor n meu testículo poder oq

  7. Eu to com alguns desses sintomas dores nos testículos nos dois sendo mais frequente no esquerdo tenho 40 anos ainda não sou pai e tenho essa vontade porem a minha ha mulher não engravida,tive uns relacionamento anterior onde a minha ex tbM não E hj em outro relacionamento ela foi mãe.

  8. A varicocel pode causar cansaso no corpo,temperatura ou quentura,má disposição,falta de apetite no corpo????

  9. Sinval Victor do nascimento

    Tenho 62 anos tenho varicocele deves enquanto sinto uma ardência na vilhilha outra hora uma inpreçao de inchaço na borda anal

  10. Boa tarde apareceu 4 bolinhas pretas no sacoescrotal elas queima quando escosta na cueca..parece umas veias que ficou com.bolinhas. tem alguma pomada pra aliviar ou analgésico obrigado osmar

  11. Bom dia eu sofro com varicocele,have suas intervencoes cirurgicas ,mas ador d bexiga e d testiculo assim como aquecimento d coluna e permas cada vez aumentan see q fazer.

  12. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Pihalli?
    Caso você ainda não tenha recebido uma avaliação profissional, recomendamos que você busca ajuda de um Médico Urologista. Este profissional será capaz de recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

  13. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Osmar?

    Não recomendamos que realize a automedicação, mas que agende uma visita ao Médico Urologista para receber um diagnóstico e tratamento ideal para o seu caso.

  14. Olá boa noite, após um episódio de masturbação eu comecei a sentir uma dor variada no testículo direito, e quando eu apalpo eu sinto tipo um pequeno facinho encima do testículo vc pode me dizer oq pode ser?

  15. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Lucas?

    Este problema pode estar relacionado a uma torção nos testículos, algo muito comum.
    No entanto, é recomendado fazer uma visita ao Médico Urologista para receber um diagnóstico adequado e tratamento se for necessário.

  16. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Sinval?

    Diante de sintomas anormais em nosso corpo a recomendação é procurar ajuda médica, para investigar as causas e realizar o tratamento.
    Aqui no BoaConsulta você pode encontrar os melhores Médicos Urologistas para atendimento presencial e online, agende uma avaliação.

  17. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Anselmo?
    Recomendamos que ao observar sintomas anormais em seu corpo, realize exames para obter um diagnóstico e se for necessário iniciar o tratamento adequado.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas, agende um atendimento online ou presencial.

  18. Olá, tenho 26 anos treino em academia de a um mês meus testiculos ficaram muito vermelhos, ardia muito quando eu tomava banho ou andava a sentia muito peso, fui no Urologista e ele simplesmente me disse que era fungos e mandou eu procurar um dermatologista, e não adiantou nada. Não sei mais o que faço.

  19. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Felipe?

    Como não obteve uma solução ou diagnóstico preciso para os sintomas apresentados, uma recomendação é buscar uma segunda opinião médica.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas ou também Dermatologistas, agende uma consulta.

  20. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Rodrigo?

    O pós-operatório costuma ser bastante satisfatório, mas é preciso avaliar cada caso.

  21. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai David?

    Os sintomas mais comuns da varicocele são: Dor nos testículos, que pode variar entre o desconforto a dor intensa, dor que melhora ao deitar de barriga para cima, inchaço ou presença de caroço nos testículos, sensação de peso nos testículos e Infertilidade.

    E diante da inflamação também pode acarretar febres e indisposição.

  22. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Luiz.
    Não temos como dizer exatamente do que se trata, mas recomendamos que agende uma avaliação médica, neste caso um urologista.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas, agende sua consulta online.

  23. Equipe Boa Consulta

    Olá Railton, como vai?
    Para maior comodidade, aqui no BoaConsulta você pode agendar atendimentos médicos através da internet e realizar a consulta através de videochamadas CLIQUE AQUI e saiba mais.

  24. Equipe Boa Consulta

    Olá Cidinha.
    A perda da ereção masculina, não possui relação com o procedimento.

  25. Equipe Boa Consulta

    Olá Ferreira.

    Em um estudo realizado com 373 homens submetidos à correção da varicocele, 59,2% dos homens passaram a ter indicação de gravidez em casa após a cirurgia. Então é sim, possível.
    Quanto ao custo e tratamento opcional, estes devem ser avaliados junto ao médico urologista.
    Aqui no BoaConsulta você pode encontrar os melhores Médicos Urologistas.

  26. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai João?
    O custo da cirurgia pode variar de acordo ao caso do paciente ou até mesmo o médico, o ideal é realizar uma avaliação.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas, realize uma avaliação online através da telemedicina.

  27. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Valeria?
    O ideal é uma avaliação médica, assim será possível avaliar o grau e os cuidados para o caso do seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima