Toda gestante corre o risco de sofrer com o nervosismo na gravidez. Esse sintoma é explicado pelas grandes mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino durante o período. Ele pode ser acompanhado por irritabilidade e baixa autoestima, especialmente quando se trata de uma gravidez de primeira viagem.

Ademais, muitas mulheres sentem preocupações excessivas sobre o desenvolvimento do filho. Algumas chegam a passar horas se perguntando se está tudo bem. Toda essa condição contribui para a produção de hormônios do estresse, afetando ainda mais o emocional da gestante e prejudicando inclusive a saúde do bebê.

Pensando em você, futura mamãe, separamos dicas de como lidar melhor com todo o nervosismo durante a gravidez. Confira!

Faça atividades físicas

Praticar alguma atividade física faz muito bem para o organismo humano. Durante a gestação, esse hábito é essencial para evitar a ansiedade e manter a saúde da gestante e do bebê em dia.

Entre os exercícios mais recomendados para grávidas estão o yoga e o pilates — práticas que tonificam o corpo e ajudam a equilibrar a mente por meio de técnicas de respiração e relaxamento.

Ademais, você pode optar por fazer caminhadas leves em um parque ou alguma atividade aquática, como hidroginástica ou natação. Procure um profissional para verificar qual é o tipo de exercício físico mais adequado para o seu caso.

Ouça músicas relaxantes

Para as grávidas de rotina corrida — sem tempo para ir à academia ou caminhar —, um jeito de relaxar e espantar o nervosismo é separar alguns minutinhos do dia para ouvir músicas tranquilas e relaxantes.

Pode ser no carro durante o trânsito, no banho, antes de dormir… Aproveite esse momento para se desligar do mundo e criar uma conexão ainda mais forte com o seu bebê. Você nota facilmente como fica cada vez mais fácil controlar as emoções e garantir um relaxamento progressivo.

Durma bem

Ter uma boa noite de sono é indispensável para recuperar as energias, relaxar e acordar se sentindo bem consigo mesma. Por isso, capriche nas horas de sono!

Vá para a cama no momento exato de assegurar, no mínimo, oito horas de sono. Evite comer ou lidar com assuntos de trabalho muito tarde e não mexa em aparelhos eletrônicos antes de dormir. Isso dificulta o processo de pegar no sono e pode elevar o estresse.

Converse sobre suas emoções

Sentir todas as emoções de descobrir uma gravidez e se acostumar com a ideia de que logo haverá um bebê sob sua responsabilidade pode ser apavorante. É normal que a mulher pareça nervosa e perdida, sem saber o que fazer e como agir.

Para aliviar esses sentimentos, colocá-los para fora em uma conversa com a mãe ou  com amigas que já têm filhos ajuda bastante. Pessoas experimentadas oferecem dicas úteis para controlar a ansiedade.

Não faça muitas cobranças a si mesma

“Será que vou ser uma boa mãe?”. Essa é uma pergunta frequente entre as grávidas de primeira viagem. Apesar de preocupações e questionamentos serem normais, é preciso evitar o excesso de cobranças capazes de gerar pânico.

Para vivenciar esse período com total serenidade, você conta, por exemplo, com o auxílio de livros e cursos sobre gravidez, bem como terapias e psicólogos.

Aos poucos, ficará cada vez mais fácil diminuir o nervosismo na gravidez e você se sentirá bem. Isso mostra a importância de cuidar do corpo e da mente em meio à gestação. Portanto, não deixe para amanhã — comece hoje mesmo a colocar em prática nossas dicas!

E aí, gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre saúde e bem-estar. Aproveite!

 


Escreva um comentário

Share This