Veja quando procurar um pneumologista

Você sabe quando procurar um pneumologista? Um grande engano é pensar que esse profissional deve ser solicitado apenas em casos de pneumonias. A pneumologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares.

O pneumologista é um profissional capacitado a diagnosticar tais doenças e encontrar anomalias que danifiquem a saúde e bem-estar do paciente. É papel desse especialista identificar os males pulmonares, realizar o tratamento corretamente e orientar o paciente sobre cuidados preventivos.

Neste artigo, reunimos informações sobre esse profissional e como identificar a hora certa de procurá-lo. Saiba como proteger sua saúde e de sua família conferindo as dicas a seguir!

Quais são os riscos das doenças pulmonares?

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças pulmonares matam milhões de pessoas por ano. Entre as doenças mais mortais relacionadas à pneumologia, as infecções de vias aéreas inferiores, como a pneumonia e a bronquite, causaram cerca de 3 milhões de óbitos em 2016.

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), condição que obstrui vias aéreas dificultando a respiração também foi responsável por tirar 3 milhões de vidas no mesmo ano. Quando diagnosticada por pneumologistas, essa doença pode ter diversos tratamentos que retardam sua progressão, controlando sintomas e reduzindo suas complicações.

Junto às doenças acima, a tuberculose, que matou 1,3 milhão de pessoas em 2016, entrou para as 10 principais causas de morte no mundo. Todas elas podem ser diagnosticadas e tratadas se apresentadas a um profissional especializado.

Quais doenças são tratadas por esse médico?

São inúmeras as doenças pneumológicas registradas pela medicina. Entre as mais recorrentes tratadas por pneumologistas, estão:

  • apneia do sono;
  • fibrose cística;
  • micoses pulmonares;
  • embolia;
  • enfisema pulmonar;
  • pneumonia;
  • tuberculose;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • câncer de pulmão.

Outras duas doenças pneumológicas comuns são a asma e a bronquite. Muitas vezes confundidas, algumas pessoas pensam ser a mesma doença. Esse engano se dá na referência à asma por “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”.

Apesar de terem sintomas parecidos, são doenças bem diferentes. A bronquite é uma inflamação específica nos brônquios, órgãos responsáveis por carrear o ar a cada respiração. Já a asma é uma doença crônica, responsável por causar inflamação de vias aéreas inferiores (traqueia e brônquios), dificultando assim a respiração.

Quando procurar um pneumologista?

Sintomas comuns em doenças pulmonares precisam de certa atenção. A busca por um especialista deve ser necessária quando a pessoa apresentar algum dos seguintes sinais e sintomas:

  • cansaço sem esforço;
  • roncos;
  • falta de ar;
  • tosse (seca ou não);
  • apneia no sono (curtos períodos em que o indivíduo deixa de respirar durante o sono);
  • dor ou chiado no peito;
  • rouquidão;
  • hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir);
  • infecções respiratórias frequentes.

Agora você já sabe o perigo das doenças pulmonares e quando procurar um pneumologista. Ao observar sinais e sintomas em você ou em algum familiar, não hesite em marcar uma consulta médica. Você pode fazer isso de forma fácil, rápida e econômica, com apenas alguns cliques!

Ficou interessado em agendar uma consulta médica? É só entrar em contato conosco que realizaremos seu processo de agendamento online!

 


26 comentários em “Veja quando procurar um pneumologista”

  1. Olá, boa noite sou fumante e estou com falta de respiração suficiente e
    me sinto cansado me indicaram alenia mas eu estava olhando a bula e ele indicado para asma o que Sr acha abraço fique com Deus.

  2. Solismar dos Santos

    Tenho muita dificuldade para respirar pouco sono nariz entupido e muita coçeira no corpo será que e asma alérgica?

  3. Roberta Santos zottich da silva

    Tenho uma pessoa q já fez um exame caro e n achou nada no pulmão;porém ela continua sofrendo os mesmos sintomas ;como falta de ar,cansaço … Os médicos disseram q ela n tem nada só q ela continua doente.O q fazer?Me ajude por favor.

  4. Boa noite, gostei muito da explicação pois recebi um diagnóstico de uma tomografia depois do covid e com uma tomografia comprometido 10% do pulmão o meu clínico me disse para tomar um xaropinho e nada de exercício. Fico muito agradecida pois agora sei que tenho que consultar um pneumologista Obrigada.

  5. Equipe Boa Consulta

    Olá Valdir.

    A nossa recomendação é que jamais se automedique ou siga orientações que não forem de um profissional capacitado.
    Agora se tratando de uma dificuldade respiratórias o Médico Pneumologista é o profissional adequado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

  6. Tive trombose em 2019 que causou infarto pulmonar. Hoje fiz rx e deu diafragma bosselado e insuficiência triscupide moderada.

  7. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Josué?
    Diante dos sintomas anormais o ideal é procurar atendimento médico.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Clínicos Gerais, para atendimento presencial ou teleconsultas.

  8. Equipe Boa Consulta

    Olá Penha.

    Esperemos que você se recupere quanto antes, seguir as orientações do seu médico é fundamental.

  9. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Rinaldo?
    Quando o mau hálito emana dos pulmões, às vezes a causa é uma infecção de curto prazo. Algumas condições como bronquite, sinusite e até pneumonia podem causar mau hálito.
    Recomendamos que você agende uma consulta com um Clínico Geral para analisar a situação.

  10. Equipe Boa Consulta

    Olá Roberta.
    Diante dos exames inconclusivos é possível solicitar uma segunda opinião médica.

  11. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Solismar?
    Recomendamos uma visita ao médico, inicialmente ao clínico geral, assim será possível avaliar os sintomas e iniciar o tratamento ou receber o direcionamento adequado.

  12. Olá, tenho asma e ao dormir, acordo no meio da noite duas vezes para usar o nebulizador. É somente aquele cansaço que incomoda e impede de dormir, não é aquele ataque de asma forte. O que poderia ser?

  13. A muito tempo sinto dores no peito. Fui ao clínico geral e ele passou uma tomografia, antes de levar pra ele, dei uma olhada e apresentou um cisto no pulmão direito. O que será? Devo procurar um pneumologista?

  14. Equipe Boa Consulta

    Olá Josiel.
    O ideal é aguardar a avaliação do primeiro médico, caso seja necessário, este fará o encaminhamento para o especialista mais recomendado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima