Mulher com a visão embaçada.

Visão embaçada conheça as principais causas!

Sabe aquela sensação momentânea de ter a visão embaçada? De repente, quando olhamos para algo, a vista parece ser forçada para enxergar o objeto corretamente. Esse sintoma é relativamente comum, principalmente em quem sofre com algum problema de visão, como hipermetropia ou miopia.

No entanto, quando surge sem motivos aparentes, pode ser um sinal de algo mais grave, como a diabetes. Assim, entender o que causa essa condição é fundamental para procurar a ajuda de um especialista.

Neste post, mostraremos quais são as principais causas da visão embaçada que surge de repente. Confira!

Diabetes

Caso sofra com a diabetes tipo 1 ou 2 não diagnosticada ou não tratada, você corre o risco de ter retinopatia diabética. Esse problema ocorre por conta da degradação dos nervos, dos vasos sanguíneos e da retina.

Homem aferindo diabetes.
Visão embaçada pode ser um sintoma de Diabetes.

Ela acontece em decorrência dos níveis de açúcar no sangue, que se encontram elevados. Caso a doença permaneça descontrolada, pode haver o risco de cegueira. Para isso, é importante fazer exames oftalmológicos de maneira regular, além de controlar a alimentação, evitando alimentos açucarados e industrializados.

Você desconfia que pode ter diabetes? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Endocrinologista, agende sua consulta online, através do site ou aplicativo disponível para androide e IOS

Conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção que afeta os olhos, podendo ser causada por fungos, bactérias ou pelo vírus da gripe. Assim, a transmissão ocorre facilmente de um indivíduo para outro. Além da visão embaçada, outros sintomas que surgem são a presença de remelas, sensação de areia no olho, coceira e vermelhidão.

Mulher com conjuntivite e ardência nos olhos.
A conjuntivite pode provocar visão embaçada.

Para tratar a infecção, é necessário que o paciente consulte um oftalmologista para ele identificar qual fator está provocando a doença e prescrever o tratamento adequado.

Glaucoma

O glaucoma é um dos maiores causadores da cegueira. Ele surge quando existe um aumento da pressão intraocular, provocando uma pressão no nervo óptico. Como esse dano não é desfeito, a perda da visão acontece progressivamente.

De modo geral, a doença é assintomática, diminuindo a capacidade óptica de maneira progressiva. No entanto, quando surge a visão embaçada acompanhada de outros sintomas, como enjoos, pressão intracraniana e dor de cabeça, pode se tratar de um glaucoma de ângulo fechado.

Assim, é preciso consultar um médico imediatamente com o objetivo de evitar sequelas.

Pressão alta

A pressão alta também causa a visão embaçada, embora seja algo menos frequente. Isso ocorre porque o problema leva ao entupimento dos vasos sanguíneos dos olhos, afetando a visão.

Medindo a hipertensão diante de risco de infarto.
A hipertensão pode provocar vista embaçada repentinamente.

Em geral, a doença não provoca dores, mas é comum que a pessoa acorde com a vista um pouco embaçada, principalmente em um dos olhos.

Catarata

Na catarata, ocorre uma opacificação do cristalino e, com o passar do tempo, essa membrana transparente se torna branca. Quando os primeiros sintomas da doença aparecem, é comum que a pessoa sofra com a visão embaçada.

De modo geral, isso acontece porque surge uma espécie de névoa na visão. Assim, o melhor tratamento é a cirurgia, substituindo a membrana por uma lente.

Homem com catarata.
A catarata pode causar problemas como visão turva.

Agora que você já conhece as causas da visão embaçada, saiba que é importante verificar o problema para iniciar o tratamento correto. Para isso, consulte um oftalmologista para ele avaliar o seu caso.

Precisa fazer seu check-up periódico? Lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.