Bem, se você chegou neste post, é claro que quer saber o que são furúnculos. Eles são uma espécie de caroço amarelado, na maioria das vezes pequenos, causados pela bactéria Staphylococcus aureus.

Costumam ser benignos e desaparecem após alguns dias. No entanto, enquanto presentes provocam desconfortos, podendo exigir tratamento e medicações. Algumas pessoas os confundem com foliculite, mas, apesar de ambos aparecem na pele, existem algumas diferenças. Saiba agora como proceder se eles surgirem em você!

O que são furúnculos?

São lesões na pele, parecidas com uma espinha e que causam incômodo. Por serem causadas por uma bactéria (Staphylococcus), são infecções. Afetam o folículo piloso (lugar onde o pelo nasce).

Além disso, sua evolução costuma durar de 7 a 10 dias. Uma das diferenças do furúnculo para a foliculite é que, além de afetar o folículo, ele lesiona também o tecido subcutâneo nos seus arredores.

Onde e quando podem surgir?

Costumam aparecer em regiões pilosas úmidas e com atrito. Também surgem em partes gordurosas da pele, facilitando o bloqueio dos folículos capilares. Dessa forma, pescoço, axila, nádegas, couro cabeludo, peito, barriga e rosto são locais comuns para os furúnculos.

É importante saber ainda que essa bactéria pode ser contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato com o pus ou mesmo com o ar. Algumas condições, como a diabetes, podem ser um fator de risco. 

A pessoa com furúnculo precisa adotar certos hábitos de higiene para evitar a propagação. Lavar bem as mãos, não compartilhar lençóis, roupas e toalhas são alguns dos exemplos.

Quais seus principais sintomas?

Essas lesões costumam doer bastante e soltar pus ao redor. Também podem coçar e apresentar calor no local. Quanto à aparência, são semelhantes às espinhas ou um caroço vermelho, inchado e endurecido.

No entanto, por apresentar infecções, a região também fica amarelada. Algumas pessoas ainda apresentam febre baixa, em torno de 37,5º e 38º C, além de mal-estar.

Como é o tratamento para furúnculos?

É preciso fazer o diagnóstico correto, e o dermatologista é o profissional mais indicado para isso. Em grande parte dos casos, ele consegue diagnosticar na própria consulta clínica. Contudo, caso necessário, ele pode pedir um exame de cultura bacteriana.

É comum o furúnculo desaparecer sozinho. Mas para as situações em que isso não acontece, existe tratamento. Algumas ideias são as seguintes:

  • fazer compressas: uma toalha úmida e morna pode ajudar a acelerar o processo de saída do pus;
  • usar pomadas: uma pomada anti-inflamatória conterá a infecção, de modo que ela não aumente;
  • fazer drenagem: em situações de infecção avançada, será preciso realizar uma drenagem para retirar o pus e evitar a necrose;
  • tomar antibiótico: para os casos em que a bactéria esteja muito resistente, antibióticos orais podem ser a solução.

Bem, buscar informações confiáveis na internet ajuda a entender melhor o problema. Apesar disso, nunca se automedique. No caso dos furúnculos, não tente espremê-los sozinho. Se eles estourarem, podem fazer com que a bactéria se espalhe e penetre ainda mais no organismo.

Agora que você aprendeu o que são furúnculos, procurar um dermatologista é a melhor solução. Isso porque ele tem especialidade em cuidar de problemas como esse.

Aproveitando o assunto sobre pele, você tem cuidado bem dela? Veja também algumas dicas essenciais para evitar o câncer de pele!

Principais dúvidas sobre furúnculos

O que causa furúnculo recorrente?

A recorrência de furúnculos normalmente acontece em pessoas que possuem uma má higiene cutânea ou que transpiram em excesso. No entanto, também existem casos em que a pessoa é mais sensível aos estafilococos, permitindo a reincidência de furúnculos nas axilas, por exemplo, mesmo que o individuo possua uma ótima higiene corporal e pouca sudorese.

Qual o melhor antibiótico para furúnculo?

Os antibióticos mais comuns, usado no tratamento de furúnculos são: Neomicina, Bacitracina, ou ácido fusídico. Muito embora mencionados, jamais recomendamos a automedicação, consulte o seu dermatologista e médico.

O que é bom para curar furúnculo?

1. Consultar um dermatologista
2. Fazer compressas
3. Usar pomadas anti-inflamatórias
4. Fazer drenagem
5. Tomar antibiótico (após prescrição médica)

O que fazer para evitar o furúnculo?

1. Lavar as mãos com frequência
2. Manter as feridas Cobertas
3. Manter a pele limpa e seca
4. Reduzir o consuma de açúcar
5. Consumir alimentos com vitamina C
6. Evitar Obesidade

Esperamos que este post tenha sido útil! Se estiver com dúvidas ou queira acrescentar algo, deixe nos comentários.

Você está procurando um dermatologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores dermatologistas! Seja para consultas presenciais ou online.

28 Comentários

  1. me ajudou muito essa informação sobre furúnculos, mas eu gostaria de saber: dá para se livrar de um furúnculo antes de três dias?

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá, como vai Juliana?
      Tudo vai depender do grau e da ida a dermatologia, mas não podemos afirmar que antes de 03 dias tudo estará resolvido.

  2. Diego Barcelos Machado Responder

    Estou com problemas de furunculos continuos, já fui ao médico e fiz diversos exames e nada, continua saindo furunculos direto e mais de um…alguem teria alguma solucao ou indica algum profissional?

  3. Sinto-me bem informada ao assunto devido às suas orientações, assim realizarei cuidados corretos para não ser prejudicada por causa do furúnculo.
    Atenciosamente, grata!!!

  4. Valdivino De paula Responder

    Eu tenho um furucoló ja fais muito tempo e nao sara oque pode ser bom

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá, como vai Valdivino.
      O recomendado é que você busque ajuda de um profissional da saúde.
      Aqui no BoaConsulta você pode encontrar os melhores Dermatologistas, para realizar o tratamento do furúnculo.

  5. Agora com o corona virus não posso procurar um médico quanto tempo devo esperar? Me respondam por favor
    Local do furunco é no rosto

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá Cíntia.
      Com as dificuldades impostas pelo novo coronavírus, você pode agendar uma teleconsulta.
      Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Dermatologistas para atendimento online.

  6. Eu estava procurando resposta e so aqui nesse site acheia as resposta para meus sitomas muito obrigado????!

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá, como vai Aleksandra.
      Nós ficamos muito felizes em saber que o conteúdo foi útil para você.
      Caso você precise, aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Dermatologistas para diagnosticar e tratar furúnculos.

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá Havenna.
      Ficamos gratos por seu feedback e felizes em saber que ajudamos você.

  7. Não aguento mais furunculos, já tomei mts antibióticos e eles somem e reaparecem mais fortes.To desesperada o meu corpo tá horrível ,e eu sinto mta dor

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá Marlene.
      Você já buscou atendimento com um dermatologista? Este é o profissional mais indicado para realizar o tratamento de furúnculos.
      Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores dermatologistas.

  8. Eu tenho furunculos ja passei por medico ja fiz ultrassom pra saber o que era mais os meus são internos nos seios e uma dor muito grande

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá, como vai Michele.

      Seu médico recomendou algum remédio, mudança de hábitos ou coisa do gênero?

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá Jussara, como vai?
      Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  9. Eu tinha uns 17 anos quando essa bactéria me pegou, eu n sabia o que era então eu esperei pois achei que iria desaparecer logo, mas… Já faz 3 anos que eu tô com isso, não contei pra ninguém pois tenho vergonha, até pra ir num dermatologista. Isso é bem constrangedor, será que uns antibióticos orais e umas compressas, ou até mesmo uma pomada resolveria o problema ?

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá, como vai Jhon?
      Nós não recomendamos a automedicação.
      Recomendamos que você realize uma visita ao médico, não existem motivos para ter vergonha. O tratamento médico é a única forma de se livrar deste incômodo.
      Diante dessa barreira, você pode realizar uma consulta online, aqui no BoaConsulta você encontra Dermatologistas que realizam atendimentos online.

  10. Eu frequentemebte tinha furúnculos nas nádegas na adolescência. Não tenho mais. Por que será que isso acontecia muito e não acontece mais?

    • Equipe Boa Consulta Responder

      Olá, como vai Paula?

      As circunstâncias são muitas, dificultando saber ou apontar o contato frequente com a bactéria Staphylococcus.

Escreva um comentário