Mulher escutando vozes em sua cabeça.

É normal ter vozes na cabeça? Entenda quando deixa de ser algo comum!

É muito comum que, ao longo de nossas vidas, sejamos expostos a alguns sintomas que podem parecer estranhos, afetando a nós mesmos ou a pessoas que estão ao nosso redor.

No entanto, o que poucos sabem é que, por mais esquisitos que sejam, eles nem sempre são sinais de doença. Nesse contexto, uma pergunta crucial é: será que é normal ter vozes na cabeça? E a resposta você confere na abaixo.

Logicamente, quando isso ocorre, a primeira coisa que vem à mente é a esquizofrenia, uma enfermidade de saúde mental que está intimamente ligada com a presença de delírios e alucinações — muitos dos quais auditivos.

Mas será que isso faz sentido? Continue a sua leitura e descubra a reposta!

Afinal, é normal ter vozes na cabeça?

Não dá para afirmar, pelo menos de forma categórica, que seja absolutamente normal ter vozes na cabeça. No entanto, o que a ciência e os médicos são unânimes em assegurar é que isso nem sempre é sinal de doença mental, tendo em vista que as alucinações auditivas podem ou não estar associadas com algum problema de saúde.

O fato é que um percentual surpreendentemente alto da população mundial sofre ou já sofreu um episódio do transtorno, com um grande número de indivíduos considerados saudáveis que relataram escutar alguém falando com eles, mesmo estando sozinhos.

Mulher pensativa com dúvidas sobre alucinações.
Ouvir vozes provoca diversas dúvidas, principalmente a respeito da saúde mental.

Por isso, é muito importante avaliar as causas e, de preferência, marcar uma consulta com um especialista, permitindo uma avaliação profissional e um encaminhamento adequado.

Quais são as causas das vozes na cabeça?

Antes de mais nada, é preciso identificar o que são as vozes na cabeça.

É comum que uma pessoa converse consigo mesma, ponderando sobre os fatos da rotina ou buscando soluções para os problemas cotidianos.

A psiquiatria, que é uma das mais relevantes especialidades médicas, considera isso como uma alucinação auditiva e que pode ou não ser sintoma de transtornos, dentre os quais estão a esquizofrenia, psicose maníaco-depressiva e psicoses.

Experiências traumáticas, como abusos sexuais ou perdas de parentes próximos, também podem ser gatilhos para o quadro.

Qual é o tratamento para as vozes na cabeça?

Não dá para falar em apenas um tratamento para as vozes na cabeça, uma vez que as causas podem ser completamente distintas — e isso pode, até mesmo, não se tratar de algo patológico.

É preciso, portanto, identificar a origem e a gravidade do problema, para que o médico especialista possa fazer o diagnóstico e traçar a conduta mais assertiva.

Médico psiquiatra realizando atendimento com paciente.
Procurar auxílio médico é sempre a primeira e melhor solução para vozes na cabeça.

O mais convencional é a utilização de tranquilizantes, como os ansiolíticos benzodiazepínicos e alguns anticonvulsivantes, notadamente em esquizofrênicos.

A psicoterapia pode ser muito importante, pois muitas das pessoas que escutam vozes consideram isso como uma parte positiva da sua vida e podem lidar muito bem com isso.

Agora, você já sabe se é normal ter vozes na cabeça. O mais importante é buscar ajuda profissional e identificar sintomas de que existe, de fato, um problema — como receber comandos prejudiciais e não separar os pensamentos próprios.

Procura ajuda de um psiquiatra? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Psiquiatras, agende sua consulta online e seja atendido por video chamada ou presencialmente.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *