Bruxismo: O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

Bruxismo: O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

O que é bruxismo?

O bruxismo é caracterizado pelo ato inconsciente e involuntário de apertar, ranger e bater os dentes, principalmente no período noturno. Quem sofre com o problema pode ter a qualidade de vida prejudicada, já que o bruxismo manifesta vários sinais que são percebidos no dia seguinte.

01

VER MAIS

Arrow

O que causa bruxismo?

Bruxismo é descrito como uma desordem funcional, podendo estar relacionado causas genéticas, estresse, tensão, ansiedade e problemas físicos de oclusão ou fechamento da boca.

02

VER MAIS

Arrow

Quais os sintomas de bruxismo?

Dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono.

03

VER MAIS

Arrow

Como é feito diagnóstico do bruxismo?

O diagnóstico do bruxismo é obtido a partir da avaliação clínica de profissional de odontologia, neste caso é o Cirurgião Dentista especializado em disfunção temporomandibular e dor Orofacial.

04

VER MAIS

Arrow

Como é o tratamento de bruxismo?

Placas miorrelaxantes evitam a ocorrência de complicações dentárias. Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

05

VER MAIS

Arrow

VER MAIS

Arrow

Reconheceu alguns dos sintomas citados?

No BoaConsulta você encontra os melhores médicos dentistas especialistas em bruxismo, agende sua consulta.