Mitos & Verdades

Hipertensão

7

Bolha verde

Apenas tirar o sal da alimentação previne a hipertensão?

MITO. O sal que colocamos na comida é apenas um dos fatores de risco para a hipertensão. É preciso ficar alerta para o sódio contido em outros alimentos, principalmente os industrializados, que concentram quantidades altíssimas desse mineral.

Círculo traçado

01

Seta

PRÓXIMO

Bolha verde

O estresse aumenta a pressão arterial?

VERDADE. O estresse aumenta a estimulação do sistema nervoso simpático e, consequentemente, provoca elevação da pressão arterial, redução da circulação do sangue nas coronárias, aumento do consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco e instabilidade elétrica no coração.

Círculo traçado

02

Seta

PRÓXIMO

Bolha verde

Mulheres são mais propensas a hipertensão?

MITO. No Brasil, verifica-se uma prevalência da doença em 35,8% dos homens e em 30% das mulheres. Porém, após a menopausa, a situação se inverte, com maior preponderância da doença entre elas.

Círculo traçado

03

Seta

PRÓXIMO

Bolha verde

O álcool prejudica o controle da pressão arterial?

VERDADE. A relação está ligada à quantidade ingerida. O consumo excessivo de bebida alcoólica, claramente, eleva a PA e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas.

Círculo traçado

04

Seta

PRÓXIMO

Bolha verde

A hipertensão não apresenta sintomas

VERDADE. Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros.

Círculo traçado

05

Seta

PRÓXIMO

Bolha verde

Quem tem pressão alta corre risco de infarto e outras doenças

VERDADE. A hipertensão arterial é um fator de risco importante e independente para infarto. Quando a pessoa tem a pressão permanentemente alta, ou seja, sempre acima dos 14×9 mmHg, alguns órgãos podem ser afetados.

Círculo traçado

06

Seta

PRÓXIMO

Bolha verde

Hipertensão tem cura?

MITO. O fator hereditário está presente em mais de 90% dos casos e, nesses, a hipertensão arterial não pode ser curada. No entanto, pode e deve ser controlada.

Círculo traçado

07

Seta

PRÓXIMO

Você conhecia algum desses mitos e verdades sobre a hipertensão?

No BoaConsulta você encontra os melhores médicos cardiologistas, agende a sua avaliação para investigar os sintomas.