Psoríase no couro cabeludo: O que é? Sintomas e tratamentos

O que é Psoríase?

01

A Psoríase é uma doença inflamatória, autoimune, crônica e muito comum. Caracterizada por apresentar lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, encontrado também nas orelhas, nuca e testa. Essas lesões podem provocar coceira, descamação e dor no local, onde pode ocorrer sangramento devido à descamação da pele. Mesmo não sendo contagiosa, a psoríase pode afetar a autoestima dos pacientes e sua qualidade de vida, por isso é necessário cuidado aos primeiros sinais dela. É uma doença que se manifesta normalmente entre os 20 e 40 anos, porém há casos do surgimento desde a infância.

Part1

O que é Psoríase?

01

Ainda não se chegou à uma causa única para essa enfermidade, sendo necessário um diagnóstico feito por um profissional qualificado para a comprovação da doença. Algumas outras doenças possuem sintomas parecidos com os da psoríase, por isso é importante conhecer e diferenciá-los.

Part2

Sintomas da psoríase no couro cabeludo

Principais sintomas

Psoríase no couro cabeludo pode apresentar os seguintes sintomas: Vermelhidão na área afetada. Presença de placas esbranquiçadas, que podem ser confundidas com a caspa. Coceira, que pode ser moderada à intensa. Dor local, geralmente acompanhada de um estado de queimação. Queda de cabelo, por conta da descamação do local. Sangramento, ao coçar o couro cabeludo, por conta do ressecamento e descamação.

02

Part1

Principais sintomas

É importante que você evite ficar cutucando e durante o período de irritação, evite passar qualquer química no cabelo que poderá agravar ainda mais a situação do seu couro cabeludo, desencadeando uma reação em cadeia e o piorando o quadro.

02

Part2

Possíveis causas da Psoríase capilar

Causas

As causas são multifatoriais, ou seja, é necessário um conjunto de fatores para que haja o surgimento da doença, sendo alguns deles: Componente genético: a doença pode ser herdada geneticamente, pois filhos com pais que possuem a doença possuem uma chance maior de também desenvolver psoríase. Alterações autoimunes: onde as células do sistema imunológico atacam o próprio organismo , provocando a inflamação da pele. Maus hábitos: altos níveis de estresse por um longo período de tempo, baixa vitamina D no organismo, uso de cigarros, por exemplo. Algum problema ou doença que cause baixa imunidade.

03

Como é feito o diagnóstico?

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por um dermatologista, através de exame clínico, porém em alguns casos pode ser solicitado exames mais detalhados para realizar uma avaliação mais precisa, como por exemplo a biópsia, para ter certeza de que se trata de psoríase e não dermatite seborreica (caspa).

04

Tipo de tratamentos de psoríase

 Os tipos de tratamentos variam conforme a gravidade da doença, idade, sexo, local das lesões, entre outros fatores que necessitam ser avaliados pelo médico responsável. Na psoríase no couro cabeludo há a descamação da pele, que juntamente com o ressecamento da área afetada provoca coceira, dor e queimação. Ao coçar o paciente pode provocar feridas, que sangram e podem acabar infeccionando, causando mais dor. Com o tratamento correto esses sintomas podem ser suavizados, promovendo uma melhora na qualidade de vida e autoestima.

1 – Tratamento tópico

Consiste na aplicação de shampoos, cremes ou pomadas, aplicadas diretamente nas áreas afetadas do couro cabeludo, comumente para psoríase leve. A quantidade do produto, bem como o tempo de uso, deve ser seguido segundo orientação do profissional responsável. Ao lavar os cabelos é recomendado não retirar as casquinhas formadas na cabeça, para evitar sangramento na região lesionada e inflamação no local. Uma boa maneira de lavar os cabelos, é aplicar o produto, deixar agir por algum tempo e depois enxaguar sem coçar ou forçar com os dedos, deixando a água morna correr livre pelo couro cabeludo. Secando bem os cabelos após isso.

Part1

2 -- Tratamento medicamentoso

Nem sempre o tratamento tópico vai resolver todo o problema sozinho. As vezes é necessário fazer uso conjunto com medicamentos, que podem ser através de comprimidos, geralmente recomendado para pacientes de grau moderado à grave. O metotrexato, por exemplo, age diretamente nas células da pele, diminuindo a inflamação da mesma e a proliferação. E todo medicamento deve ser usado com acompanhamento e supervisão médica.

Part2

3 – Tratamento biológico

Tratamentos que exploram a vitamina D também podem ser uma opção interessante. Geralmente são utilizados em conjunto com os corticoides tópicos ou quando não se obtêm sucesso com eles. É importante ficar atento pois em alguns casos a vitamina D pode causar irritação no local onde é aplicada. Em casos mais graves, quando os sinais da psoríase genital não apresentam melhora significativa com o uso de pomadas, pode ser necessário recorrer a tratamentos sistêmicos, com o uso de medicamentos em cápsulas, comprimidos (com ciclosporina, acitretina, apremilast ou metotrexato em sua composição) ou injetáveis (bioterapias e metotrexato).

Part3

4 – Tratamento de fototerapia

Um tratamento de baixo custo e com enfeites positivos é a fototerapia, que consiste na exposição da área afetada por luz ultravioleta, de forma consistente e controlada. Um dos efeitos positivos desse tratamento é a diminuição das placas descamativas, causada pela doença. Existem equipamentos específicos para realizar esse procedimento, com irradiação localizada no couro cabeludo. Lembrando que esse procedimento deve ser feito sob supervisão médica e em ambiente controlado.

Part4

5 – Tratamento natural

A psoríase manifesta-se através de crises sintomáticas, onde mesmo após o tratamento pode haver o surgimento de uma nova crise desencadeando o aparecimento da doença novamente. Sendo assim é necessário que, seja qual for o tipo de tratamento escolhido, o paciente precisa rever seus hábitos diários. Começando pela higienização correta do couro cabeludo e cabelos, lavar regularmente de acordo com a orientação do dermatologista, evitando a aplicação de produtos que possam causar irritação ao couro cabeludo. Lembrando sempre de realizar a limpeza de maneira adequada, evitando coçar as áreas afetadas.

Part5

MÉDICO BOACONSULTA

Presencial e Telemedicina

Você tem psoríase? No BoaConsulta você encontra os melhores especialistas em psoríase!