Psoríase ungueal: O que é, sintomas e tratamento

O que é Psoríase?

01

A psoríase é considerada uma doença muito comum. Estima-se que ela atinge cerca de 1% da população mundial. Sua forma mais conhecida atinge a pele, mas não é a única que existe. Ela pode afetar também outras partes do corpo, como as articulações e as unhas. Nesse último caso, ela recebe o nome de psoríase ungueal. Por volta de metade dos pacientes com psoríase vão ter manifestações ungueais, que são mais comuns de aparecer nas unhas das mãos devido ao maior contato com objetos, o que torna as unhas mais suscetíveis a traumas e lesões.

Principais sintomas Psoríase Ungueal

Principais sintomas

A psoríase que acomete as unhas acontece também quando as células de defesa do corpo atacam essas estruturas, tornando-as mais grossas, com rachaduras, estrias, manchas amareladas ou furinhos, e com o aspecto como se tivessem se esfarelando. Além disso, alguns outros sintomas comuns são pequenas ondulações, crescimento anormal das unhas, descamação, deformação e perda de transparência, com as unhas ficando esbranquiçadas devido ao espessamento.

02

Part1

Principais sintomas

Esses sintomas podem causar desconforto, dor e até mesmo algum prejuízo às atividades do dia a dia. Podem atingir uma ou várias unhas. Até o momento, não há um esclarecimento exato a respeito das causas dessa doença. Algumas hipóteses apontam para disfunções do sistema imunológico, enquanto que outras indicam fatores internos e ambientais que podem contribuir para o desenvolvimento ou manifestação da doença.

02

Part2

Principais sintomas

São considerados fatores de risco para a psoríase ungueal: Infecções; Estresse; Uso de drogas sistêmicas; Tabagismo; Consumo de bebidas alcoólicas; Traumatismos leves; Obesidade. A psoríase não é contagiosa, portanto não há necessidade de evitar o contato físico ou social com pessoas acometidas pela doença. Como a psoríase ungueal pode ser a primeira ou única manifestação dessa doença, é importante que, ao notar qualquer alteração nas unhas, um médico dermatologista seja consultado.

02

Part3

Principais sintomas

Ela pode, muitas vezes, ser confundida com infecções causadas por fungo nas unhas (como as micoses), o que leva a um tratamento errôneo e ineficaz. Confira a seguir como é feito o diagnóstico e algumas possibilidades de tratamento para a psoríase nas unhas.

02

Part4

Como é o diagnóstico da psoríase ungueal?

Diagnóstico

Em geral, o diagnóstico de psoríase é realizado pelo dermatologista. Nesse caso específico, é feita uma observação das unhas e o médico pode indicar que seja realizada uma raspagem ou coleta de um pequeno pedaço da unha para avaliação no laboratório. Isso ajuda a descartar a hipótese de fungos. A psoríase é considerada uma doença crônica. Apesar de não ter cura, requer tratamento para amenizar os sintomas e a aparência das unhas. O médico pode recomendar o uso de esmaltes e pomadas específicos, com substâncias contendo clobetasol e vitamina D.

03

Como é o tratamento da psoríase ungueal?

Opções de tratamento

Há diversos outros tipos de tratamento para as alterações causadas pela psoríase ungueal, como cremes, injeções locais ou sistêmicas (chamadas de tratamentos biológicos), comprimidos e até mesmo cirurgias. O tratamento adequado depende de cada caso e será decidido conjuntamente entre o dermatologista e o paciente. O tratamento da doença pode ser demorado, mas é de suma importância que as unhas sejam tratadas conforme as recomendações e o tempo indicado.

04

Part1

Opções de tratamento

Cremes com Vitamina D: Os produtos mais indicados para tratar a psoríase ungueal geralmente envolvem composições formuladas com vitamina D, que possui ação anti-inflamatória e auxilia na cicatrização. Esse tipo de creme pode ser utilizado de 2 a 3 vezes ao dia, conforme indicação médica. Tomar alguns minutinhos de sol ao dia e a ingestão de alimentos com vitamina D também podem ser atitudes benéficas. Foque em uma dieta moderada com a presença dessa substância, com peixes, carnes, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

04

Part2

Opções de tratamento

Esmaltes manipulados: Hoje em dia, há uma infinita diversidade de produtos específicos para as unhas disponíveis nas farmácias e perfumarias.  Além disso, bases manipuladas a partir de substâncias que promovem a reconstrução e o fortalecimento também podem ajudar na recuperação das unhas. Esses produtos podem apresentar uma excelente eficácia, ajudando a melhorar o aspecto das unhas e acelerando o tratamento.

04

Part3

Opções de tratamento

Medicamentos específicos:O tratamento da psoríase ungueal não é único. Não há uma resposta pronta para sanar esse problema, pois o médico dermatologista precisa analisar cada caso para encontrar a solução mais adequada. Há casos em que pode ser necessário investir em determinados medicamentos, como tacrolimo, metotrexato, corticoides e alternativas biológicas.

04

Part4

Opções de tratamento

Aloe Vera: Apesar de ser comumente conhecida no Brasil como babosa, ela geralmente está presente nos rótulos dos produtos pelo nome de aloe vera. É uma substância que se faz presente em vários cosméticos para a pele, e pode ser bastante benéfica na recuperação da unha danificada pela psoríase. Suas propriedades naturais de regeneração são eficazes na melhora do quadro da doença, já que nutrem profundamente as unhas. Consulte seu médico a respeito da possibilidade de utilizar a babosa in natura, extraindo o gel do interior da planta para aplicar nas unhas.

04

Part5

Opções de tratamento

O tratamento da psoríase é fundamental para reverter os problemas causados pela doença, mas nunca se deve iniciar uma intervenção desse tipo sem a recomendação de um médico. Você talvez conheça algumas receitas caseiras para tratar a psoríase ungueal, mas essa é uma prática que pode piorar ainda mais o quadro da doença.

04

MÉDICO BOACONSULTA

Presencial e Telemedicina

Você tem psoríase? No BoaConsulta você encontra os melhores especialistas em psoríase!