Sintomas de apendicite em adultos e crianças mais comuns!

Os sintomas de apendicite vão variar conforme a localização do apêndice, tipo e principalmente o estágio da infecção, podendo incluir sintomas como dor abdominal do lado direito intensa, febre, perda de apetite, diarreia, náuseas e vômito. Os sinais que indicam a inflamação do apêndice, costumam aparecer cerca de 24 horas após o início da inflamação, em geral, como efeito leves, tendendo a escalar de forma intensa após 48 horas. O quadro de apendicite é mais comum em pessoas entre os 10 e 30 anos, mas a apendicite pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, isto inclui crianças e idosos, nestes casos é mais difícil identificar os sintomas.

A chamada apendicite ocorre quando existe uma inflamação aguda do apêndice, normalmente ocasionada pela retenção de gordura ou restos fecais, ou quando o paciente possui alguma infecção gastrointestinal de origem viral ou bacteriana. Quando se observa algum desses casos, ocorre a proliferação excessiva de bactérias naturalmente presentes no órgão, ocasionando inchaço e dor abdominal. Nestes casos, considera-se o quadro como graves e emergencial, necessitando de intervenção cirúrgica.

O que é a apendicite?

O processo inflamatório do apêndice costuma ser muito rápido, podendo durar cerca de 12 a 18 horas. Seus primeiros sintomas e incômodos surgem ao redor do umbigo, no entanto, é comum que a dor/incômodo se concentre no lado inferior direito do abdome. Além do desconforto abdominal intenso, os principais sintomas de apendicite são:

Sintomas de Apendicite

Scribbled Arrow

CONFIRA MAIS NOS PRÓXIMOS SLIDES

O sintoma mais característico de apendicite é a dor abdominal repentina e de forma muito aguda. Em grande parte das pessoas, inicia-se no lado direito inferior da barriga ou ao entorno do umbigo, podendo piorar se a pessoa tossir, espirrar ou andar. A característica da dor abdominal relacionada a apendicite, é o início repentino e a piora ao longo dos dias.

Dor abdominal repentina e intensa

01

Outro sintoma característico de apendicite é a febre baixa com temperatura por volta dos 37,5º?C. A febre surge como resposta direta a infecção no órgão apêndice, e o quadro pode evoluir conforme a inflamação evolui, especialmente se existir perfuração do apêndice. A inflamação neste caso ocorre devido à liberação do material fecal do intestino para a cavidade abdominal, dando origem a inflamação intensa e uma grave infecção.

Febre baixa

02

Náusea e vômito é um sintoma de apendicite que pode surgir devido à paralisação dos movimentos do intestino. Este mal-estar é muito comum no primeiro momento da apendicite, estando presente em quase todos os casos. Muito embora, sejam sintomas facilmente confundidos com outros males, quando relacionado ao quadro de apendicite, é normalmente acompanhado de dor abdominal ou periumbilical, as chances de ser apendicite aumentam consideravelmente.

Náusea e vômito

03

É comum que se observe inchaço no abdômen e dilatação na região da barriga, sendo um sintoma de apendicite muito comum. Em geral, este desconforto ocorre devido ao acumulo de gases nas alças intestinais.

Inchaço no abdômen

04

A perda de apetite é muito comum, sendo um sintoma que costuma estar acompanhado dos já citados, principalmente devido aos desconfortos. Segundo os especialistas, este é um dos três sintomas clássicos em quadros de apendicite, sendo eles a dor a abdominal, perda de apetite e as náuseas.

Perda de apetite

05

Apesar de não serem sintomas frequentes, pacientes passando por um quadro de apendicite, podem desenvolver sessões de constipação ou diarreia. Normalmente é descrito como um aumento incomum da frequência com que as evacuações acontecem, não sendo diarreia exatamente. Muitos pacientes relatam a prisão de ventre, mas não é necessariamente um sintoma de apendicite muito comum. No entanto, esta possibilidade não pode ser descartada e deve ser informada ao médico.

Constipação ou diarreia

06

Dificuldades para conseguir eliminar gases é um sintoma comum durante a apendicite, visto que ocorre a obstrução e a perda dos movimentos naturais do intestino, fato que dificulta a eliminação dos gases. Por esta razão o paciente também pode apresentar o inchaço e desconforto no abdômen.

Dificuldade para eliminar gases

07

A dificuldade para urinar ou dor para realizar a micção pode ser um sintoma da apendicite, no entanto, é preciso que a pessoa tenha a ponta do apêndice localizado na região pélvica.

Dificuldade ou dor para urinar

08

Em razão de todo o desconforto gerado pela infecção do órgão apêndice, o paciente pode sentir mal estar generalizado, caracterizado por febre, dores e desconfortos.

Mal estar generalizado

09

Em mulheres grávidas, sintomas de apendicite podem vir a aparecer em qualquer estágio da gestação, mas é mais comum nos dois primeiros trimestres da gravidez. Na maioria dos casos, a dor gerada pela apendicite em grávidas é um pouco diferente, isso  ocorre devido ao deslocamento do intestino pelo crescimento do útero, ocorrendo dor na lateral direita ou na parte superior direita da barriga. Quando os sintomas de apendicite ocorrem no final da gestação, podem ser menos específicos, podendo ser confundidos com contrações do final da gestação ou qual qualquer outro desconforto abdominal, comuns na gestação.

Sintomas de apendicite em grávidas

Scribbled Arrow

Mais no próximo slide

– Dor abdominal do lado direito do abdômen, perto da crista ilíaca, mas que pode ser um pouco acima desta região e que dor pode ser semelhante à cólica ou contração uterina. – Febre baixa, por volta de 38º C; – Perda do apetite; – Pode haver náuseas e vômitos; – Mudança do hábito intestinal.

Os sintomas de apendicite na gestação mais característicos são:

O quadro de apendicite é raro em crianças menores de 5 anos, mas quando acontece pode incluir Febre, vômito, dor abdominal difusa e rigidez abdominal. Em geral, crianças apresentas a seguinte frequência de sintomas de apendicite: – Dor abdominal – 94% – Febre – 90% – Vômitos – 83% – Dor à descompressão – 81% – Perda do apetite – 74% – Rigidez abdominal – 72% – Diarreia- 46% – A distensão abdominal – 35%

Sintomas de apendicite em crianças

O apendicite é um quadro grave e que precisa de intervenção médica de forma emergencial, portanto, surgindo os sintomas ou a desconfiança de apendicite, procure o médico rapidamente. Fique atento (a) aos seguintes sinais de alerta: – Dor aguda no abdômen; – Febre superior da 38ºc; – Calafrios e tremores; – Vômito; – Dificuldade para evacuar ou liberar gases. Estes sintomas podem indicar que o apêndice se rompeu e que as fezes se espalharam pela cavidade abdominal, podendo gerar infecção grave e que pode levar a morte.

Quando procurar o médico?

Reconheceu alguns dos sintomas? No BoaConsulta você encontra os melhores médicos gastroenterologistas, agende a sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.